OSX Brasil

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
  5 de 5
Ticker OSXB3
Fundador Eike Batista
Presidente da empresa Pedro de Moraes Borba
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2009
Ano do IPO 2010
Setor de atuação Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da OSX
Principais produtos

A empresa oferece soluções de engenharia, construção, fretamento e serviços de Operação & Manutenção (O&M) para empresas de Exploração e Produção (E&P) de petróleo.

O que a empresa faz?

A OSX Brasil é uma empresa que atua nas áreas de construção naval, leasing e serviços operacionais de navios.

Originalmente, ela atuava no fornecimento de equipamentos e serviços para a indústria offshore de Petróleo e Gás Natural.

OSX Brasil - OSXB3

Atualmente, a companhia conta com a exploração de áreas estratégicas de seu estaleiro que está localizado no Superporto de Açu, localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro.

Sendo que ele está a aproximadamente 150 km da Bacia de Campos e possui uma área total de 3,2 milhões de m².


Breve história da empresa

A OSX Brasil foi fundada no dia 30 de outubro de 2009, por Eike Batista. A sua abertura de capital foi no dia 22 de março do ano seguinte. Sendo que ela faz parte do Novo Mercado, o mais alto nível de governança da bolsa. 

A OSX Brasil foi a responsável pela operação e manutenção de unidades fretadas, a FPSO OSX-1 e a OSX-3, que operavam para a então OXG Petróleo e Gás e que hoje é denominada como Dommo Energia S.A.

OSX Brasil - OSXB3

O ano de 2013 foi desafiador para a OSX Brasil, já que ela enfrentou um agravamento da sua situação financeira, o que incluiu o cancelamento de encomendas de unidades que seriam construídas, tanto na Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu) quanto em estaleiros contratados.

Houve ainda o cancelamento de contratos de afretamento e operação e manutenção de FPSOs e WHPs.

Por causa da situação conjuntural da empresa, o que impedia que ela honrasse com os pagamentos de obrigações vencidas e com vencimento de curto prazo, a OSX Brasil ajuizou no dia 11 de novembro de 2013, na Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, o pedido de recuperação judicial. 

Sendo que o pedido foi feito em conjunto com as suas controladas a OXS Construção Naval S.A e OSX Serviços Operacionais Ltda.

A apresentação dos planos de recuperação judicial por parte da companhia e das suas subsidiárias foi no dia 16 de maio de 2014, perante o Juízo da 3º Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro.

Os planos foram aprovados em Assembleia Geral de Credores no dia 17 de dezembro de 2014 e homologados pelo Juízo da recuperação judicial no dia 08 de janeiro de 2015.

OSX Brasil - OSXB3

Por fim, no dia 20 de novembro de 2020, foi proferida a decisão nos autos do processo de recuperação judicial da companhia e das suas subsidiárias, que decreta o encerramento da recuperação judicial, já que foram cumpridas as obrigações vencidas.


Diretoria

Pedro de Moraes Borba (Diretor Presidente)

Bruna Peres Born (Diretor de Relação com Investidores)

Fernando Teixeira Martins (Diretor Jurídico)


Conselho administrativo

Fernando Teixeira Martins (Presidente)

Miguel Cesar de Araujo Pereira Burlamaqui

Rogério Alves de Freitas


Principais concorrentes

Lupatech (LUPA3)


Perspectiva para o futuro

As perspectivas para o futuro da OSX Brasil não são das melhores. A empresa saiu de recuperação judicial no final de 2020. Ou seja, faz pouco tempo e ela ainda pode estar fragilizada.

Além disso, ela foi fundada e é controlada por Eike Batista. Durante a construção do seu império, Eike Batista fundou várias grandes empresas. Mas quando o império desmoronou elas sofreram bastante.

OSX Brasil - OSXB3

Basicamente, a OSX Brasil está tentando caminhar com as próprias pernas depois do fim da recuperação judicial. No entanto, o seu futuro ainda é incerto.


Composição acionária

OSXB3 Acionista Percentual
1 Eike Fuhrken Batista 12,47%
2 Centennial Asset Mining Fund LLC. 22,54%
3 Teórica Gestora de Recursos Ltda. 6,92%
4 Centennial Asset Mining Fund Llc - Itau Unibanco S.A. 14,42%
5 9 West Finance S.A 16,83%
6 Free Float 26,83%