Ourofino Saúde Animal

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker OFSA3
Fundador Norival Bonamichi e Jardel Massari
Presidente da empresa Kleber Cesar Silveira Gomes
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos consecutivamente desde 2015. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio LIDE Agronegócios, do Grupo de Líderes Empresariais
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1987
Ano do IPO 2014
Setor de atuação Saúde
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Ourofino Saúde Animal
Principais produtos

Fabricação e comercialização de produtos médicos veterinários destinados a animais de produção e animais de companhia (pets) como:

  • Vacinas
  • Antiparasitários
  • Antibióticos
  • Produtos terapêuticos
  • Produtos nutricionais

O que a empresa faz?

A Ourofino Saúde Animal, atua na fabricação e comercialização de produtos para saúde animal. Sendo que a companhia conta com linhas de produtos para diversos tipos de animais, tais como: aves, equinos, pets, suínos e bovinos.

Dentro das linhas de produtos, que são separadas de acordo com o tipo de animal, existem as classificações de Alta Performance e Essencial. As duas classificações se diferem em relação a qualidade e o propósito de uso.

Ourofino Saúde Animal - OFSA3

Com sede em Cravinhos, em São Paulo, a empresa atende tanto o mercado nacional, quanto o mercado internacional. Sendo que ela tem forte presença no México e na Colômbia, onde possui escritórios administrativos.

No total, a companhia exporta seus produtos para 15 países ao redor do mundo e mais de 50% da sua receita é derivada da comercialização de antiparasitários e remédios terapêuticos. Enfim, as categorias de produtos oferecidos pela Ourofino Saúde Animal são:

  • Aditivos;
  • Anestésicos/sedativos;
  • Anticoccidianos;
  • Antimicrobianos;
  • Biológicos;
  • Ectoparasiticidas;
  • Endectocidas;
  • Endoparasiticidas;
  • Fortificantes/Suplementos;
  • Higienizadores;
  • Inoculantes;
  • Probióticos;
  • Reprodução;
  • Suplementos;
  • Terapêuticos;
  • Vedação.

Breve história da empresa

A Ourofino Saúde Animal foi fundada em 1987 por Norival Bonamichi e Jardel Massari. Inicialmente, a companhia era focada exclusivamente na fabricação de medicamentos e outros produtos veterinários para animais de produção (bovinos, suínos, equinos e aves). 

Ourofino Saúde Animal - OFSA3

Entre 1987 e 1999 a companhia passou por um crescimento orgânico em suas operações, sobretudo na linha de animais de produção. Já no ano 2000 a Ourofino Saúde Animal decidiu se diversificar. Para isso, ela passou a atuar no mercado de produtos pet.

De 2001 a 2004, a empresa investiu na construção de um novo e moderno parque industrial e tecnológico em Cravinhos, São Paulo. Isso foi feito pois as antigas instalações da Ourofino não comportavam mais o seu crescimento.

Em 2007 a empresa começou a investir em sua entrada no segmento de biológicos, com a construção de uma planta industrial (fábrica e laboratório biosseguro) para a produção de vacinas contra febre aftosa.

A conclusão das obras ocorreu em outubro de 2008 e a em dezembro foi concedida a certificação pela Comissão de Biossegurança do Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Com essa certificação, a Ourofino se tornou apta a receber as sementes de vírus e iniciar o desenvolvimento da vacina. Já a licença para comercialização foi concedida pela MPA, depois de dois anos de desenvolvimento, em outubro de 2010.

Ourofino Saúde Animal - OFSA3

Em 2007 a Ourofino também começou a construir a planta industrial de produtos terapêuticos hormonais, com o intuito de desenvolver um portfólio para protocolo completo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (AITF).

Em 2008 houve a conclusão da construção da fábrica e a comercialização da produção própria foi iniciada no segundo semestre de 2008. Posteriormente, em 2014, a empresa realizou a sua abertura de capital.

No ano seguinte, a companhia focou em intensificar sua atuação internacional. Sendo assim, a empresa fortaleceu a sua presença no México com a ampliação da equipe comercial e o aumento da base de clientes.

Além disso, a Ourofino concluiu o processo de aquisição do seu distribuidor na Colômbia, com o intuito de aumentar a presença da empresa no país.

Em 2018 a fábrica de biológicas passou por uma reestruturação, o que possibilitou importantes avanços, inclusive o começo da produção da vacina contra a circovirose (PCV2b). 

Ourofino Saúde Animal - OFSA3

Por fim, em 2021 a empresa anunciou a aquisição da startup de biotecnologia Regenera Medicina Veterinária, que atua no segmento de pets e equinos.

Em resumo, a Regenera desenvolveu terapia com células-tronco para o tratamento de algumas doenças, como a osteoartrite. A empresa é detentora da patente no Brasil, EUA e Austrália, sendo a primeira no Brasil a conseguir o registro do MAPA para vender o produto.


Diretoria

Kleber Cesar Silveira Gomes (Diretor Presidente e de Relação com Investidores)

Marcelo da Silva (Diretor Financeiro)


Conselho administrativo

Norival Bonamichi (Presidente)

José Francisco Hintze Júnior (Vice-Presidente)

Rodrigo de Almeida Prado Catunda

Luiz Antônio Santos Baptista

Marcio Guedes Pereira Júnior

Jardel Massari


Principais concorrentes

Biomm (BIOM3)

Biotoscana (GBIO33)


Perspectiva para o futuro

Alguns fatores fazem com que a perspectiva para o futuro da Ourofino Saúde Animal seja positiva. Primeiro, temos o fato de que a empresa possui um portfólio bem variado de produtos. Além disso, ela conta com estratégias sustentáveis de expansão.

Vale destacar ainda que o segmento de produtos e serviços pet está em expansão. Por fim, é preciso considerar que a Ourofino adquiriu a plataforma tecnológica de terapias por células-tronco para pets.

Ourofino Saúde Animal - OFSA3

Com isso, a empresa pode assumir um lugar de destaque no futuro, no que tange à terapias por células-tronco. No entanto, vale lembrar que o mercado que a Ourofino atua é altamente regulado e burocrático, o que pode atrapalhar a empresa.


Composição acionária

OFSA3 Acionista Percentual
1 General Atlantic Brasil Vii Fundo de Investimentos em Participações 16,94%
2 BNDES Paricipações S.A 12,26%
3 Norival Bonamichi 27,53%
4 Jardel Massari 28,78%
5 Free Float 14,49%