Plascar Participações Industriais

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker PLAS3
Fundador Oscar S.A Indústria de artefatos de borracha
Presidente da empresa Fabio Ernnesto Isaia
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos por apenas três anos. Acesse para o conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1963
Ano do IPO 1989
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Plascar
Principais produtos

Fundada como uma indústria de borracha, desde sua fundação a empresa atua correlacionada no mercado de peças automotivas. Os principais produtos oferecidos pela Plascar atualmente são:

  • Peças para interior de veículos
  • Peças para exterior de veículos
  • Peças de iluminação de veículos

O que a empresa faz?

A Plascar Participações Industriais é uma companhia que atua no setor automotivo por meio da industrialização e comercialização de peças para veículos automotores. Sendo que os seus produtos são divididos em três linhas: interior, exterior e iluminação.

A Plascar atende as necessidades não apenas de veículos de passeio, mas também de veículos de maior porte. A sede da Plascar fica em Jundiaí, mas ela conta também com duas unidades em Minas Gerais, uma na cidade de Varginha e outra na cidade de Betim.

Plascar Participações Industriais - PLAS3

Um detalhe importante é que a Plascar investe bastante em tecnologia para que ela possa criar soluções para os segmentos onde ela se destaca. Enfim, os produtos oferecidos pela Plascar são:

  • Para-choques;
  • Painéis de instrumentos;
  • Painéis de portas;
  • Consoles;
  • Acabamentos internos;
  • Difusores de ar;
  • Porta-pacotes;
  • Molduras e emblemas;
  • Lanternas traseiras;
  • Componentes do habitáculo do motor.

Breve história da empresa

A história da Plascar Participações Industriais teve início em 1963, com a fundação da Oscar S.A Indústria de Artefatos de Borracha. A empresa foi fundada como uma indústria de borracha, mas em 1973, ela começou a atuar no mercado automotivo.

Já em 1982 foi constituída a Plascar S.A. Indústria e Comércio. Ainda em 1982 foi criada a Agricar – Agrícola e Comércio Ltda, com foco na exploração agrícola e representação comercial.

Plascar Participações Industriais - PLAS3

Em 1983 a Agricar foi substituída pela Multicar S.A Indústria e Comércio e em 1984 a Multicar S.A passou a operar com o nome de OSA S.A. Organização, Sistemas e Aplicações.

A abertura de capital da empresa veio em 1989 e em 1991 ela deu início às atividades na nova Unidade de Jundiaí – SP no Distrito Industrial. Já em 1994, a empresa expandiu a sua capacidade produtiva ao inaugurar duas unidades em Minas Gerais.

Em 1995 o controle acionário da OSA S.A foi adquirido pela BTR Group, através da sua coligada no Brasil, a Permali do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Em 1997 foi criada a marca Plascar Indústria e Comércio Ltda e em 1998 a companhia foi adquirida pela Eletromecânica Carto Ltda.

No ano 2000 a Permali do Brasil foi comprada pela S.W. Textron International Holding S.L que se tornou controladora da Plascar. No mesmo ano, a Plascar Indústria e Comércio Ltda. teve a sua denominação social mudada para Textron Automotive Trim Brasil Ltda.

Plascar Participações Industriais - PLAS3

No ano seguinte, o controle acionário foi adquirido pela Collins & Aikman Corporation. Dessa forma, o nome da empresa mudou novamente e ela passou a se chamar Collins & Aikman do Brasil Ltda.

Em 2005 a companhia mudou de novo de nome e passou a ter a denominação atual: Plascar Indústria de Componentes Plásticos Ltda. Por fim, em 2019 o controle da Plascar foi adquirido pela Mapa Capital e o processo de reestruturação da empresa teve início.


Diretoria

Fabio Ernesto Isaia (Diretor Presidente)

Ana Lúcia de Aguiar Zacariotto (Diretora de Recursos Humanos)

Daniel Paulo Fossa (Diretor Comercial)

José Donizeti da Silva (Diretor de Engenharia)

José Orlando Lima (Diretor da Undidade de Negócios de Betim)

Paulo Silvestri (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Paulo Silvestri (Presidente)

Andrew Catunda de Araújo

Edson Figueiredo Menezes

Paulo Alberto Zimath

Rui Chammas


Principais concorrentes

Mahle (LEVE3)

Iochpe-Maxion (MYPK3)


Perspectiva para o futuro

Ao longo da sua história, o controle da Plascar mudou muitas vezes. Sendo que a cada mudança, o seu nome era alterado para ser condizente com a sua controladora. O último controlador foi a Mapa Capital, que deu início ao processo de reestruturação da empresa.

Sendo assim, a expectativa para o futuro é que a empresa pare de passar de mão em mão e comece a dar frutos.

Plascar Participações Industriais - PLAS3

Além disso, existem também expectativas em relação à operação da empresa em 2022. Isso porque, no mês de outubro de 2021, foi anunciada a instalação de uma fábrica da Plascar em Caçapava, no interior de São Paulo.

A unidade deverá produzir inicialmente para-choques de automóveis para atender as montadoras da região do Vale do Paraíba. Sendo que a previsão é de que a produção comece no primeiro semestre de 2022.


Composição acionária

PLAS3 Acionista Percentual
1 Pádua Iv Participações S.A. 59,99%
2 Permali Do Brasil Indústria E Comércio Ltda 18,44%
3 Postalis Inst. Seguridade Social Dos Correios E Telegraf. 7,12%
4 Free Float 14,45%