Positivo Tecnologia S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker POSI3
Fundador Oriovisto Guimarães
Presidente da empresa Hélio Bruck Rotenberg
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Positivo  distribuiu dividendos consecutivamente de 2007 a 2017. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 1º lugar no segmento de tecnologia, pelo Programa Infraero de Eficiência Logística.
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1989
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Tecnologia da Informação
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Positivo
Principais produtos

O portfólio da Companhia compreende :

  • Desktops
  • Notebooks
  • Tablets
  • Telefones celulares
  • Servidores

O que a empresa faz?

A Positivo Tecnologia é uma empresa focada na produção e comercialização de diversos aparelhos como desktops, notebooks, telefones celulares, servidores e tablets.

A Positivo é considerada uma grande plataforma multimarcas de fabricação, distribuição e atendimento de soluções de tecnologia de hardware no Brasil, já que ela possui parceria com diversas empresas ao redor do mundo e seu portfólio é composto por marcas próprias e de terceiros:

Positivo Tecnologia S.A - POSI3

Positivo: A marca Positivo é focada na produção e venda de computadores, tablets e smartphones para o consumidor final, para o varejo e para os mercados corporativo e governamental.  

Vaio: A Positivo é responsável pela produção e distribuição dos computadores portáteis da Vaio no Brasil.

Compaq: A Compaq entrou no portfólio da Positivo Tecnologia em 2021. A parceria engloba tanto o licenciamento da marca, quanto a incorporação das operações para fabricar, comercializar e prestar assistência técnica em notebooks, desktops e all-in-one no Brasil. 

Positivo Casa Inteligente: A Positivo Casa Inteligente possui diversas soluções de controle e monitoramento. Por exemplo, é possível controlar a iluminação dos ambientes e a temperatura do ar condicionado pelo celular. Além disso, ela oferece soluções de segurança, onde o usuário pode monitorar sua casa pelo smartphone.

Positivo Tecnologia S.A - POSI3

Foto sem data Fábrica de computadores da Positivo.

Anker: A Anker foi fundada em 2011 por Steven Yang, ex engenheiro do Google. A empresa passou a ser representada no Brasil pela Positivo Tecnologia, com contrato de exclusividade até 2024.

Além de realizar as vendas dos produtos da Anker, que inclui itens como carregadores de bateria, cabos de carregamento e fones de ouvido, a Positivo também é responsável pelo atendimento pós-venda.

Quantum: A Quarum é uma empresa que desenvolve, fabrica e comercializa celulares e terminais inteligentes de pagamento. 

2 A.M: Em parceria com a Intel e Nvidia, a Positivo lançou a 2. A.M, uma marca gamer com computadores potentes para os jogadores.

O objetivo dessa marca é atrair tantos os jogadores mais exigentes e dispostos a pagar um valor alto por uma máquina bem potente, quanto os jogadores com um orçamento mais limitado, que desejam bom computadores, mas com preços mais acessíveis. Sendo assim, a empresa disponibiliza computadores mais básicos e linhas mais caras, que podem custar mais de R$ 40 mil.

Positivo Tecnologia S.A - POSI3

Positivo Servers & Solutions: A Positivo Servers & Solutions é uma empresa especializada na produção e comercialização de servidores, mini PC’s e storages. Ela se juntou à Positivo Tecnologia em 2018, quando ainda se chamava Accept.


Breve história da empresa

Apesar de ter sido fundada em 1989, a história da Positivo Tecnologia começa em 1972. Isso porque, a empresa nasceu por meio do Grupo Positivo, um dos maiores grupos do segmento educacional no Brasil. Em síntese, o Grupo Positivo foi fundado por um grupo de professores, que criou uma escola e uma gráfica. 

Basicamente o Grupo fez sucesso com a sua metodologia de ensino inovadora e em 1979 começou a vender livros e serviços para outras escolas pelo Brasil. Inclusive, o envolvimento da Positivo Tecnologia com a educação pode ser percebida por meio da Educacional, um ecossistema de tecnologia e inovação. 

Positivo Tecnologia S.A - POSI3

A intenção é criar e encontrar tecnologias que inspirem formas inovadores de aprender e ensinar. Para isso, o Educacional reúne todos os apaixonados por educação, tais como: escolas, instituições, edtechs e fundações. 

Desse modo, a Educacional possui as suítes educacionais, que coordenam soluções do Ecossistema organizadas de maneira que complementem e disponibilizem indicadores para escolas com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos alunos. 

A Positivo Tecnologia foi criada em maio de 1989 com a intenção de fabricar e vender computadores para escolas clientes do Grupo Positivo. No ano seguinte, a empresa percebeu a oportunidade de fornecer computadores e soluções de tecnologia para instituições e empresas do poder público através de licitações públicas.

 Já em 1994, a Positivo Tecnologia criou o segmento de tecnologia educacional com a intenção de comercializar softwares educacionais para escolas e para o varejo. Posteriormente, a empresa lançou o Portal Educação (ano 2000), direcionado às escolas privadas e no ano seguinte lançou o Portal Aprende Brasil, focado nas escolas públicas. 

Positivo Tecnologia S.A - POSI3

Já em 2004 a empresa entrou no mercado de varejo vendendo computadores para as principais redes do Brasil e depois de apenas nove meses se tornou a maior fabricante de computadores do país. Dessa forma, no ano seguinte a empresa passou a vender para o mercado corporativo de hardware uma linha de desktops, servidores e notebooks. 

Em 2006 a Positivo Tecnologia recebeu o prêmio de Melhor Empresa do Setor de Tecnologia e Computação pela revista Exame e neste mesmo ano bateu a marca de 1 milhão de computadores produzidos. A abertura de capital da empresa veio em dezembro de 2006 onde foi captado R$ 604,1 milhões com a oferta pública de ações. 

Em 2008 a empresa deu início ao projeto de verticalização da produção de placas-mãe de desktops em Curitiba e de monitores LCD em Ilhéus. No ano seguinte a Positivo deu continuidade no projeto de verticalização na fabricação e placas-mãe e placas de memória de desktops e comprou a marca de computadores Kennex. 

Em 2010 a verticalização chegou nos gabinetes e no mesmo ano, a Positivo iniciou o processo de internacionalização através de uma parceria com a BGH, na Argentina. Em resumo, foram adquiridos 50% do capital social da Informática Fueguina S.A (IFSA), veículo para a joint venture, que tem como foco a comercialização de desktops, notebooks, all-in-ones, e-readers e tablets na Argentina e Uruguai. Sendo que a administração da sociedade é compartilhada entre a Positivo e a BGH.

Positivo Tecnologia S.A - POSI3

Em 2011 a Positivo lançou o Positivo Ypy, o primeiro tablet desenvolvido exclusivamente para os consumidores brasileiros e com conteúdo digital em português. No ano seguinte veio a estreia no mercado de celulares por meio do lançamento de três modelos de smartphones com tela sensível ao toque e dois aparelhos com teclado físico. 

Já em 2015 a empresa lançou a unidade Quantum voltada para a venda de smartphones de alto desempenho e no ano seguinte a Positivo recebeu o licenciamento para a venda da marca Vaio no Brasil. Até então a empresa se chamava Positivo Informática, mas em 2017 ela passou a se chamar Positivo Tecnologia. 

Em 2018 a Positivo Tecnologia comprou 80% da Accept e no mesmo ano a Positivo abriu o primeiro Fundo de Investimento em Participações (FIP) na forma de cotista única. Por fim, em 2019 a empresa lançou a marca Positivo Casa Inteligente com soluções smart home. 


Diretoria

Hélio Bruck Rotenberg – Diretor Presidente 

Paulo Eduardo Junqueira de Arantes Filho – Diretor Vice-Presidente de Finanças e RI

Marielva Andrade Dias – Diretora Vice-Presidente de Governo e Contas Estratégicas

Álvaro Luis Cruz – Diretor Vice-Presidente de Tecnologia Educacional


Conselho administrativo

Alexandre Silveira Dias (Presidente)

Giem Raduy Guimarães

Rodrigo Cesar Formighieri

Pedro Santos Ripper

Hélio Bruck Rotenberg

Samuel Ferrari Lago

Rafael Moia Vargas


Principais concorrentes

Gradiente (IGBR3)


Perspectiva para o futuro

Apesar de ser focada inicialmente em computadores, a Positivo acompanhou o desenvolvimento tecnológico e atualmente possui em seu portfólio não apenas computadores, mas também celulares, tablets, servidores, soluções para casas e escritórios inteligentes e acessórios. Além disso, a Positivo também possui tecnologias educacionais para escolas de mais de 40 países. 

Positivo Tecnologia S.A - POSI3

Com a estratégia de se posicionar em várias classes de consumidores através de diferentes marcas, como Vaio, Positivo e Compaq, a empresa provavelmente terá grandes volumes de vendas de notebooks no futuro, sobretudo em um cenário onde os concorrentes do segmento oferecem produtos com preços elevados.


Composição acionária

POSI3 Acionista Percentual
1 Paulo Fernando Ferrari Lago 2,92%
2 Thais Susana Ferrari Lago 2,92%
3 Samuel Ferrari Lago 2,92%
4 Daniela Cesar Formighieri Rigolino 2,68%
5 Rodrigo Cesar Formighieri 2,68%
6 Giem Raduy Guimarães 3,11%
7 Isabela Cesar Formighieri 2,68%
8 Lucas Raduy Guimarães 3,11%
9 Hélio Bruck Rotenberg 9,46%
10 Cixares Libero Vargas 8,76%
11 Sofia Guimarães Von Ridder 2,53%
12 Ações Tesouraria 0,77%
13 Free Float 55,44%