Profarma

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker PFRM3
Fundador Manoel Birmarcker
Presidente da empresa Sammy Birmarcker
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos no período entre 2007 a 2014. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1961
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Saúde
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Profarma
Principais produtos

O grupo Profarma atua na distribuição e especialidades de varejo de produtos farmacêuticos.

A companhia atua em cenário global com unidades e centros de distribuição em diversos países no continente europeu, asiático, nas Américas e Oceania.

A estrutura da empresa no Brasil a torna a 2ª maior distribuidora farmacêutica nacional, com 3 centros de atendimento e 11 centros de distribuição atendendo assim 3.800 cidades.

O que a empresa faz?

O grupo Profarma é uma das maiores empresas do setor de saúde do Brasil. Além disso, ela é considerada uma das empresas mais diversificadas em seu setor de atuação.

Profarma - PFRM3

O grupo Profarma atua nos seguinte setores:

  1. Distribuição: A atividade de distribuição é o principal negócio da empresa. A divisão de distribuição da Profarma consegue alcançar uma área de 96% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil.
  2. Especialidades: Nessa divisão está a Profarma Specialty, uma joint venture criada pela Profarma com a AmerisouceBergen.
  3. Varejo: Por fim, a divisão de varejo é composta pela Farmalife, Drogaria Rosário, Drogarias Tamoio e Drogasmil.

No total, a Profarma conta com mais de 9 centros de distribuição em todo o Brasil. Alguns dos locais com centros de distribuição da Profarma são: Goiás, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Pernambuco.

A empresa atende a mais de 3.800 cidades e recebe mais de 590 mil pedidos por mês. Além disso, a empresa ainda abastece 37 mil farmácias por mês e conta com mais de 10 mil itens no seu portfólio de produtos. 

Em relação à sustentabilidade, o grupo Profarma tem como pilar o desenvolvimento sustentável por meio de ações economicamente viáveis, culturalmente diversas e socialmente justas.

Profarma - PFRM3

Instituto Profarma

O Instituto Profarma de Responsabilidade Social (IPRS), foi criado em 2006. Ele surgiu a partir da preocupação de Manoel Birmarcker, fundador do grupo Profarma, com o futuro das crianças em condições desfavoráveis.

Sendo assim, o Instituto Profarma é focado em promover e articular ações de assistência à saúde e educação infantil para crianças em situação de vulnerabilidade.


Breve história da empresa

As operações da Profarma tiveram início em 1961, no Rio de Janeiro. Na época a empresa funcionava em um pequeno escritório localizado próximo às principais redes de drogarias.

Já na década de 70, a Profarma deu início ao seu processo de expansão e de ampliação da sede corporativa da companhia.

Profarma - PFRM3

Nesse período a empresa também aumentou o seu número de clientes e firmou parcerias e iniciativas conjuntas com importantes empresas de produtos farmacêuticos como, por exemplo, a Roche e Aché.

Posteriormente, em 1997, a Profarma completou o processo de automatização para separação de produtos no Centro de Distribuição do Estado do Rio de Janeiro. Em 1999 a Profarma adquiriu a KF Distribuidora.

Essa foi uma aquisição estratégica, já que a KF Distribuidora era um distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no estado de São Paulo que possuía dois centros de distribuição, um na cidade de São Carlos e outro na capital.

Em 2002 a Profarma começou a atuar no segmento de especialidades. Sendo assim, ela passou a fornecer produtos farmacêuticos e hospitalares para hospitais e clínicas privadas.

No ano de 2004 a empresa inaugurou o Centro de Distribuição em Salvador, na Bahia. Com isso, a Profarma passou a operar na região nordeste do Brasil. Em 2006 ocorreram dois marcos importantes na história da Profarma: IPO e Instituto Profarma.

A abertura de capital foi no dia 26 de outubro e teve uma captação bruta de R$ 401 milhões. Já o Instituto Profarma de Responsabilidade Social foi criado para atender as crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade.

Profarma - PFRM3

No ano de 2007 a Profarma focou em seu crescimento. Sendo assim, ela inaugurou dois centros de distribuição no nordeste e adquiriu a distribuidora Dimpler em Canoas, no Rio Grande do Sul.

Desse modo, a empresa passou a ter 11 centros de distribuição em 10 estados do Brasil. Em 2011 a Profarma adquiriu 60% da Prodiet Farmacêutica, uma empresa de distribuição de medicamentos para segmento hospitalar, com sede em Curitiba, Paraná.

Sendo que o intuito com essa aquisição foi reforçar o segmento de especialidades da Profarma. No ano de 2013 a Profarma entrou no segmento de varejo farmacêutico por meio da aquisição das redes Drogasmil, Farmalife e Tamoio, no Rio de Janeiro.

Além disso, a empresa também adquiriu os 40% restantes da Prodiet Farmacêutica. Com todas essas aquisições, a Profarma se consolidou como um dos maiores players do setor de saúde no Brasil.

Em 2014 a Profarma e a AmerisourceBergen Corporation, uma das maiores fornecedoras de serviços e produtos farmacêuticos do mundo, firmaram uma associação estratégica.

Em 2016 a Profarma construiu a d1000 Varejo Farma e consolidou a sua divisão de varejo.

No mesmo ano ela também aumentou a atuação no varejo por meio da aquisição da Drogaria Rosário, uma marca com bastante relevância em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal.

Profarma - PFRM3

Por fim, em 2020 a Profarma fez a IPO da d1000 Varejo Farma. Com a abertura de capital foi levantado R$ 400 milhões e o grupo Profarma se tornou uma das poucas companhias brasileiras a possuir mais de uma empresa de capital aberto.


Diretoria

Sammy Birmarcker (Diretor Presidente)

Maximiliano Guimarães Fischer (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Dan Ioschpe (Presidente)

Sammy Birmarcker (Vice-Presidente)

Manoel Birmarcker

Armando Sereno Diógenes Martins

Rafael Teixeira

Sun Park

Marcel Sapir


Principais concorrentes

Biomm (BIOM3)

Biotoscana Investments

Dimed SA Distribuidora de Medicamentos

Hypera (HYPE3)

Nortec Química SA

Ourofino Saude Animal Particiapações (OFSA3)

RaiaDrogasil (RADL3)


Perspectiva para o futuro

O grupo Profarma é considerado um dos maiores players do setor de saúde no Brasil. Além disso, a empresa é tida como uma das empresas mais diversificadas no setor de produtos farmacêuticos.

Apesar disso, até pouco tempo atrás, a Profarma estava endividada. Isso porque, com o processo de integração de redes de farmácias, muitas das empresas adquiridas acabaram fechando.

Porém, com a abertura de capital da d1000 em 2020 os recursos captados foram usados para a desalavancagem do grupo Profarma. 

Profarma - PFRM3

Para o futuro, a perspectiva é que a empresa continue a crescer em seus três segmentos de atuação: distribuição, especialidades e varejo.

Além disso, a companhia planeja abrir novas farmácias, inicialmente com o dinheiro da IPO da d100 e, posteriormente, com a rentabilidade operacional e abertura das novas farmácias.


Composição acionária

PFRM3 Acionista Percentual
1 Bmk Participações S/a 25,57%
2 Deborah Uderman 0,06%
3 Sammy Birmarcker 1,11%
4 Cacilda Delegave Birmarcker 0,08%
5 Manoel Birmarcker 1,18%
6 Bpl Brazil Holding Company 38,18%
7 Free Float 32,86%
8 Ações Tesouraria 0,96%