Porto Seguro

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  4,5 de 5
Ticker PSSA3
Fundador José Alfredo de Almeida, José da Cunha Júnior, José Andrade de Sousa e Amador Aguiar
Presidente da empresa Roberto de Souza Santos
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa paga dividendos consecutivamente desde 1999. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Marcas Mais Amadas do Brasil (Revista Consumidor Moderno) Seguro de Automóveis / Prêmio Top of Mind 2017 (Folha de São Paulo) Finanças/ Seguro / Marcas de Confiança 2017 (Revista Seleções) Seguradora Mais Confiável do Brasil / Marcas Brasileiras Mais Valiosas (Revista Exame - ranking Interbrand) / Prêmio Os Melhores (Jornal do Carro)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1945
Ano do IPO 2004
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Porto Seguro
Principais produtos

A Porto Seguro é referência quando o assunto é seguro no cenário nacional. De maneira ampla, a companhia oferece uma completa carteira de opções, dente elas podemos citar:

  • Seguro para Veículos;
  • Seguro para Imóveis;
  • Seguro para Pessoa Física;
  • Seguro para Pessoa Jurídica;
  • Previdência.

O que a empresa faz?

Com mais de 10 milhões de clientes, a Porto Seguro é uma empresa que atua no segmento de seguros e previdência, especialmente seguros de automóveis e patrimoniais. Além disso, a Companhia possui produtos destinados à linhas de seguros especializadas, produtos financeiros e prestação de serviços.

Porto Seguro - PSSA3

Apenas na área de seguro automotivo, por exemplo, o marketshare é de 27% e 10% em relação ao seguro patrimonial. Outros seguros que também possuem representatividade considerável no mercado é o seguro de saúde e odontologia, onde cada um possui 3% de marketshare.

Atualmente, a empresa está classificada no Novo Mercado da B3, o mais alto índice de governança da bolsa de valores. Como parte das ações ofertadas, a Porto Seguro possui ações ordinários e também está no mercado fracionado.

Porto Seguro - PSSA3

De forma geral, a empresa oferece seguros para veículos, imóveis, pessoa física e produtos para empresas, todos os segmentos com amplas possibilidades. Além disso, a empresa é formada por empresas de seguros, serviços gerais e negócios financeiros.

O portfólio de produtos é diversificado, com opções de top-of-mind. Por conta disso, a Porto Seguro é líder no segmentos de fiança locatária, seguro automotivo e de residência.

Porto Seguro - PSSA3


Breve história da empresa

A história da Porto Seguro teve início em 1945. A princípio, a empresa foi fundada para operar no segmento de seguro e resseguros. No início das operações, a Companhia ocupava a 44ª posição em relação à oferta de seguros no país. O ramo de atuação empresa mudou, em 1972, quando o ex-diretor da Boa Vista Seguros, Abrahão Garfinkel, comprou a Porto Seguro.

A partir disso, a empresa passou a integrar o ramo de consórcio de automóveis, em 1976. Ao longo dos anos, a Porto Seguro fez aquisições e ampliou o portfólio de produtos. Em 1986, por exemplo, a Companhia fundou a Porto Seguro Vida e Previdência, passando a compor o mercado de seguros de vida e previdência.

Porto Seguro - PSSA3

Mais tarde, em 1991, foi fundada a Porto Seguro Saúde e, com isso, a empresa integrou, também, o segmento de planos de saúde privados. Além disso, a Porto Seguro deu início ao processo de internacionalização, após fundar, no Uruguai, a Porto Seguro Seguros Del Uruguay. A empresa fundada em 1995, era responsável por oporcionar seguros de incêndio e veículos.

Nos anos seguintes, o processo de criação de empresas da Porto Seguro só aumentou. Isso porque, em 1997, a Companhia deu início à Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. Um ano depois, em 1998, foi inaugurada a Porto Seguro Proteção e Monitoramento, especializada em segurança eletrônica de patrimônios.

Ainda como parte dos processos de criação, a Porto Seguro criou, em 2002, a Portseg S.A. Crédito, Financiamento e Investimento. Além disso, a empresa adquiriu, em 2003, a Axa Seguros Brasil, que passou a se chamar Azul Seguros.

Porto Seguro - PSSA3

Já em 2013, foi fundada a Porto Seguro Conecta, uma rede móvel especialidade em oferecer planos de celular com serviços pré-pago e pós-pago, bem como serviços de banda larga móvel. A Porto Seguro Conecta possui atuação nas cidades de São Paulo, Santos, Campinas e no Rio de Janeiro.

No mesmo ano a Porto Seguro fez a aquisição da Bioqualynet, por meio da Porto Seguros Serviços Médicos. A Bioqualynet é uma empresa especializada na segurança do trabalho e saúde ocupacional.

Por fim, em 2014, a empresa lançou o cartão de crédito Porto Seguro Mastercard Black. Em 2015, a Companhia lançou a Oxigênio Aceleradora, como forma de incentivar a abertura de Startups.

Porto Seguro - PSSA3


Diretoria

Roberto de Souza Santos (Diretor Presidente)

Marcelo Barroso Picanço (Diretor Vice-Presidente – Seguros)

Celso Damadi (Diretor Vice-Presidente – Financeiro, Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores)

Lene Araújo de Lima (Diretor Vice-Presidente – Corporativo e Institucional)

José Rivaldo Leite da Silva (Diretor Vice-Presidente – Vendas e Marketing)

Marcos Roberto Loução (Diretor Vice-Presidente – Negócios Financeiros e Serviços)


Conselho administrativo

Bruno Campos Garfinkel (Presidente)

Marco Ambrogio Crespi Bonomi (Vice-Presidente)

Ana Luiza Campos Garfinkel

Pedro Luiz Cerize

Márcio de Andrade Schettini

Paulo Sérgio Kakinoff

Patrícia Muratori Calfat


Principais concorrentes

Alfa Consorcio (BRGE3)

BB Seguridade (BBSE3)

CIA Seguros Aliança Da Bahia (CSAB)

IRB Brasil (IRBR3)

Sul América (SULA)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Porto Seguro é, atualmente, uma das maiores empresas do segmento de seguros do Brasil. Como modelo de atuação, a empresa oferece uma gama de possibilidades relacionadas à previdência e seguros no geral, tanto para automóveis e empresas quanto para pessoa física.

Nitidamente, o processo de criação de linhas que atendem à variados tipos de seguros deu à empresa uma abrangência ampla no mercado e no segmento em que atua. Nos últimos anos, por exemplo, a Porto Seguro apresentou crescimento elevado, sendo premiada e entrando para o ranking de empresas de seguros.

Porto Seguro - PSSA3

Atualmente, a empresa ocupa a 4ª posição como a maior corretora de seguros do país, sendo líder no mercado e nos segmentos que envolvem seguros de automóveis e residências. Ao todo, a empresa conta com mais de 8 milhões de clientes, somente no Brasil.

Portanto, sua projeção futura deve incluir maior investimento na estrutura operacional, a fim de aumentar o quadro de clientes, bem como dos produtos já ofertados. Além disso, é possível esperar que a empresa capte mais corretores independentes, como forma de ampliar a prestação de serviço no território nacional.


Composição acionária

PSSA3 Acionista Percentual
1 Porto Seguro Itaú-unibanco Participações S.A. 70,82%
2 Ações em Tesouraria 0,04%
3 Free Float 29,14%