Portobello S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker PTBL3
Fundador César Bastos Gomes
Presidente da empresa César Gomes Junior
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos para os seus acionistas desde 2012. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio ADVB Empresa Cidadã 2018 / Melhor Franquia de Pedras para Decoração de Interiores de 2018 / Prêmio Inovação do Sul na categoria Material de Construção em 2019
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1979
Ano do IPO 2008
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Portobello
Principais produtos

Os produtos oferecidos pela empresa são materiais de revestimentos de:

  • Madeira
  • Concreto
  • Mármore
  • Cerâmica
  • Metal
  • Pedra
  • Argila
  • Porcelanato

Além disso, por meio da Officina Portobello a empresa fornece produtos como :

  • Bancadas
  • Bandejas
  • Apoios
  • Acessórios em madeira, metal ou vidro

O que a empresa faz?

A Portobello é atualmente a maior companhia de revestimentos em todo o Brasil. Desse modo, a empresa trabalha com os mais diversos materiais de revestimentos, tais como: cerâmica, pedra, porcelanato e madeira.

Sendo que através da Officina Portobello, a companhia oferece produtos como bancadas, apoios, bandejas e acessórios em madeira, vidro e metal.

Portobello S.A. - PTBL3

Em relação aos seus números, a Portobello produz cerca de 30 milhões de metros quadrados anualmente. Ela apresenta uma receita bruta de R$ 1.4 bilhões e conta com mais de 3.434 colaboradores.

A empresa vende seus produtos não apenas no Brasil, mas também atende países dos cinco continentes através de revendas multimarcas da Portobello Shop e do canal de vendas para as construtoras.

Um pilar muito importante para a empresa é a sustentabilidade. Dessa maneira, todos os produtos da Portobello são desenvolvidos de maneira sustentável, respeitando os recursos naturais e a biodiversidade. Em seu processo produtivo sustentável, quatro etapas se destacam:

Jazidas: A empresa cuida da regeneração ambiental das jazidas e segue critérios pré-estabelecidos para gestão de impactos sociais e de licenças das jazidas.

Água: A Portobello tem as suas próprias fontes de captação e reutiliza 100% da água usada em seu processo produtivo.

Portobello S.A. - PTBL3

Energia: O calor do próprio processo de produção das cerâmicas da Portobello é usado como fonte de energia. Além disso, a empresa investe sempre em fontes de energias limpas e em tecnologias para o uso racional dos recursos naturais.

Resíduos: A Portobello ressignifica ou recicla 99,9% dos resíduos gerados. A empresa também incentiva a ressignificação dos resíduos de terceiros.


Breve história da empresa

A história de uma das maiores empresas do Brasil e da América Latina teve início em 1979, ano em que começou as atividades de cerâmica da Portobello. Poucos anos depois de ser fundada, a empresa já começou a realizar as suas primeiras exportações, em 1981.

Sempre em busca de inovações, a Portobello lançou em 1984 a linha Carga Pesada, a primeira linha de pisos para alto tráfego. Três anos depois, em 1987 houve a ampliação do Parque Fabril, atingindo 1 milhão de m² por mês.

Em 1991 a empresa inovou novamente ao lançar revestimentos para fachadas. Já em 1992 teve início o outsourcing para trazer para o Brasil uma nova tipologia de cerâmica, o porcelanato importado da Itália.

Portobello S.A. - PTBL3

Como a sustentabilidade sempre foi importante para a empresa, em 1993 houve a construção de uma nova Estação de Tratamento de Efluente Industrial.

Com isso, tornou-se possível separar as partículas sólidas para que elas fossem recicladas e pudessem voltar para a cadeia produtiva como matéria-prima.

Posteriormente, em 1995 foi implantado o primeiro forno a receber a tecnologia de recuperação de calor. Com essa tecnologia, a empresa passou a poupar energia e reduzir o impacto ambiental da produção.

Em 1998 ocorreu o lançamento da Rede de Franquias Portobello Shop. Já em 2000 a empresa fez a implementação do uso de gás natural nas fábricas, uma fonte de energia limpa para os fornos e secadores.

No ano 2001 a empresa inovou em seus produtos ao começar a produção de porcelanato e em 2005 a exportação atingiu 60% das vendas. Em 2008 veio a abertura de capital com adesão ao Novo Mercado e a expansão do Parque Fabril e consolidação da Rede de Lojas Portobello Shop com 100 lojas.

Em 2010 a empresa lançou o porcelanato com espessura reduzida e em 2011 teve início a produção com tecnologia de impressão digital. Já em 2012 a Portobello se tornou a maior empresa de revestimentos cerâmicos da América Latina. 

Portobello S.A. - PTBL3

Em 2013 veio o lançamento Grandes Formatos e em 2015 ocorreu a abertura da Pointer, a fábrica mais sustentável da América Latina. Em 2016 teve início o projeto Officina Portobello e o primeiro Projeto Loja Padrão com certificação Green Building Leed.

Posteriormente, em 2018 houve o lançamento da Portobello America, nos EUA, e a adesão ao Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. Por fim, em 2020 houve a Implementação do Coletivo Solidário na rede Portobello Shop, com diversas ações sociais.


Diretoria

Cesar Gomes Junior ( Diretor Presidente)

Mauro do Valle Pereira (Diretorias de Exportação, Operações e Comercial)

Edson Luiz Mees Stringari ( Diretor de Relações com investidores e Diretor jurídico)

Cláudio Avila da Silva (Diretor Vice-Presidente)


Conselho administrativo

Cesar Gomes Junior (Presidente e Vice- Presidente de operações)

Nilton Torres de Bastos Filho

Glauco José Côrte

Geraldo Luciano Mattos Junior

Walter Roberto de Oliveira Longo

Marcos Gouvêa de Souza


Principais concorrentes

Haga S.A. Industria E Comercio (HAGA3, HAGA4)

Eternit (ETER3)

Duratex (DTEX3)


Perspectiva para o futuro

A história da Portobello é marcada por inovações e preocupação com a sustentabilidade. Sendo assim, durante a sua trajetória a empresa não apenas inovou no lançamento de novos produtos, como também buscou por soluções sustentáveis em sua produção.

Portobello S.A. - PTBL3

Nesse sentido, a perspectiva para o futuro da Portobello é que ela continue a inovar e manter suas práticas sustentáveis. Afinal de contas, foi com inovação e sustentabilidade que ela se tornou uma das maiores empresas do Brasil e da América Latina.


Composição acionária

PTBL3 Acionista Percentual
1 Carlos Eduardo Zoppello Brennand 1,71%
2 Miriam Gomes Vieira de Andrade 0,50%
3 Daniel Gomes Vieira 0,48%
4 Maria Amelia Gomes Vieira 0,13%
5 Junior Administração Bens Part. Soc. Ltda 0,25%
6 Cesar Gomes Junior 16,36%
7 Eleonora Ramos Gomes 12,25%
8 Eduardo Ramos Gomes 2,8%
9 Beatriz Rebello Salles 2,15%
10 Lucio Rebello 2,15%
11 PBG Participações Societárias Ltda 4,59%
12 Augusto Lopes Gomes 2,8%
13 Valerio Gomes Neto 1,86%
14 Carolina Consoni Gomes Malucelli 1,51%
15 Marcelo Consoni Gomes 1,26%
16 Gabriela Richter Gomes 0,96%
17 Eduardo Czernay Gutierrez 0,25%
18 Carolina Czernay Gutierrez 0,24%
19 Gustavo Czernay Gutierrez 0,24%
20 Maria Cristina Gomes Vieira 0,51%
21 Free Float 46,58%