Pettenati

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker PTNT3, PTNT4
Fundador Família Pettenati
Presidente da empresa Otavio Ricardo Pettenati
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2000, com exceção de alguns anos neste período. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1964
Ano do IPO 1981
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Pettenati
Principais produtos

A Pettenati oferece produtos de malha para fabricação têxtil, além de fornecer diversos tipos de tecidos no mercado brasileiro de confecção.

Os principais produtos da empresa são:

  • Tecidos lisos
  • Tecidos estampados
  • Jacquares
  • Fios de acabamento
  • Poliéster
  • Poliamida
  • Algodão
  • Viscose
  • Estampas

O que a empresa faz?

A Pettenati atua principalmente na fabricação, comercialização e exportação de tecidos acabados de malha e artigos de vestuários. O seu portfólio é composto por uma grande variedade de tecidos tingidos e estampados.

Sendo que os produtos da empresa são voltados para moda feminina, masculina e infantil. Além disso, eles atendem a outras categorias como activewear e loungewear.

A cada coleção, a empresa lança mais de 200 novos produtos: tecidos lisos, estampados, jacquards com variados tipos de construção, acabamento e combinação de fios.

Pettenati - PTNT3, PTNT4

A produção e distribuição da Pettenati conta com o acompanhamento de mais de 2 mil colaboradores, presentes nas 3 unidades industriais da companhia:

1- Matriz: A sede da matriz da Pettenati está localizada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Nela estão concentradas as atividades administrativas, comerciais, de criação, desenvolvimento de novos produtos, pesquisa e unidade de fabricação de peças prontas de alta performance para marcas internacionais.

2- Fábrica de tecido: A Pettenati realiza todas as etapas do processo de produção: tecelagem, tinturaria, estamparia e acabamento. Isso é vantajoso pois a empresa tem um menor custo do produto final.

3- Centro América: A Pettenati Centro América foi inaugurada em 2008, em El Salvador. Por meio dela, a Pettenati consolidou o seu posicionamento no mercado internacional.

Pettenati - PTNT3, PTNT4

Em relação à sustentabilidade, a Pettenati conta com algumas ações no desenvolvimento de tecnologias e inovações ambientais avançadas.

Algodão reciclado: Os resíduos de tecidos de algodão são separados e direcionados para o ciclo de reciclagem. Depois disso, esses tecidos são triturados mecanicamente e resultam em fibras não tramadas. Elas passam então por um processo de estreitamento, para que atinjam a espessura parecida com o algodão tradicional.

Poliéster reciclado: A cada ano, a Pettenati transforma mais de 10 milhões de garrafas PET em tecidos de poliéster reciclados.

Better Cotton Initiative: A Better Cotton Initiative é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede na Suíça. Em resumo, ela tem como objetivo melhorar a produção mundial do algodão para os que o produzem, o meio em que é cultivado e o futuro do setor.


Breve história da empresa

As atividades da Pettenati tiveram início em 1964 e ela fez a abertura de capital em 1981. Na bolsa a empresa está dentro do setor de consumo cíclico e no subsetor de tecidos, vestuário e calçados, por fim, o seu segmento de atuação é o de fios e tecidos.

Pettenati - PTNT3, PTNT4

Em 1971, a empresa começou a atuar no mercado internacional, exportando para vários países. Posteriormente, em 2008 a empresa inaugurou a sua filial em El Salvador, a Pettenati Centro América.

Ao longo da sua história, a Pettenati teve como base a inovação ao criar soluções têxteis tecnológicas e mercadológicas em sua área de atuação.

Um exemplo disso, é que a Pettenati foi precursora no desenvolvimento de tecidos inteligentes, com a aplicação de novas funcionalidades aos tecidos, através da análise de diferentes modalidades esportivas.

Para dar nome a esses produtos, foi criado o conceito P.E.T.® Performance Engineering Technology – Tecnologia de Engenharia de Performance. Sendo que atualmente os produtos P.E.T. Dry® e P.E.T. Thermo® estão presentes nas principais marcas esportivas do Brasil e do mundo.

Além disso, a empresa fez uma revolução no apelo tátil dos tecidos por meio dos acabamentos SAND WASH® e CERAMIC MICROWASH®. Ela também inovou ao desenvolver produtos como o PLUSH, o SOFT BRUSH® e o FLEECE.

Pettenati - PTNT3, PTNT4

Por fim, além de inovar em seus produtos, a Pettenati também se preocupou em inovar com ações de sustentabilidade ambiental. Por exemplo, ela desenvolveu o maior programa de poliéster reciclado de reaproveitamento de garrafas PET da América.


Diretoria

Otavio Ricardo Pettenati (Diretor Presidente e de Relação com Investidores)

Carla Francisca Pettenati (Diretora Comercial)

Fernanda Maria Pettenati (Diretora de Marketing e Criação)

Roberta Daniela Pettenati (Diretora Industrial)

Carlos Augusto Salvador Squizzato (Diretor Administrativo)


Conselho administrativo

Otavio Ricardo Pettenati (Presidente do Conselho)

Claudio Jose Rossi

Massao Fabio Oya 


Principais concorrentes

Cedro Textil (CEDO3, CEDO4)

Karsten (CTKA3, CTKA4)

Coteminas (CTNM3, CTNM4)

Companhia Tecidos Santanense (CTSA3, CTSA4)

Teka (TEKA3, TEKA4)


Perspectiva para o futuro

Ao longo da sua trajetória, a Pettenati se destacou pela inovação e com isso conquistou o mercado nacional e internacional. Sendo assim, podemos esperar que no futuro ela continue a sair na frente ao inovar com novos produtos e tecnologias.

Além disso, em 2021 a Pettenati anunciou uma parceria inédita no mundo com a marca Liberty Fabrics. Em síntese, a Liberty Fabrics é uma marca inglesa, reconhecida por criar obras em arte em forma de estampas.

Pettenati - PTNT3, PTNT4

Sendo assim, a Pettenati irá produzir e distribuir as marcas da Liberty Fabrics, com exclusividade, para toda a América Latina. Desse modo, a Pettenati irá comercializar as estampas em tecidos de malha circular e em tecido plano.

A expectativa é que a primeira coleção de estampas digitais da Liberty Fabrics made by Pettenati, seja lançada oficialmente na coleção Verão 2022, com 45 estampas exclusivas, feitas a mão no estúdio londrino.


Composição acionária

PTNT3 Acionista Percentual
1 Gladium Administracao e Participacoes LTDA. 97,60%
2 Raul Welsch 0,01%
3 Free float 2,39%
PTNT4 Acionista Percentual
1 Gladium Administracao e Participacoes LTDA. 1,39%
2 Clube de Investimentos Sol 34,33%
3 Walter Appel 8,46%
4 Raul Welsch 5,65%
5 Brazilian Industrial IC 5,43%
6 Elton Ughini 5,15%
7 Free Float 39,59%