Rumo Logística

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker RAIL3
Fundador Fusão da Rumo Logística e América Latina Logística (ALL)
Presidente da empresa Joao Alberto Fernandez De Abreu
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Rumo Logística é uma empresa em crescimento sem histórico constante de pagamento de dividendos. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Revista Ferroviária / Líder em Logística e Transporte, concedido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais / Oracle OpenWorld 2017
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1999
Ano do IPO 2004
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Rumo Logística
Principais produtos

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil. A empresa oferece serviços logísticos de:

  • Transporte ferroviário;
  • Elevação portuária;
  • Armazenagem de cargas.

Sua estrutura conta com 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administração de 14 mil quilômetros de ferrovias. Em números totais, a base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.

O que a empresa faz?

A Rumo S.A. é uma empresa ferroviária e de logística do Brasil que, atualmente, ocupa a posição de maior operadora de logística dentre as empresas do mesmo setor da América Latina. A companhia é controlada pela Cosan Logística e possui concessão de serviços de terminais portuários e de ferrovia por meio da atuação de 10 empresas, incluindo suas próprias coligadas e controladoras. 

Rumo Logística - RAIL3

A atuação da companhia é voltada para a prestação de serviços ferroviários, distribuídos em 13,4 km de linhas, onde opera por meio de quatro serviços de elevação portuária. O transporte principal da empresa é focado em grãos, cerca de 75%, onde são levados para os principais portos de commodities do Brasil: Santos, Paranaguá e São Francisco. 

Além disso, a empresa possui cinco concessões ferroviárias, sendo elas: Malha Paulista, Malha Norte, Malha Sul, Malha Oeste e Malha Central, conhecida antigamente como Ferrovia Norte-Sul. As concessões se estendem, ainda, sobre outros estados, como São Paulo e Tocantins, bem como pela região Centro-Oeste e região Sul. 

Também como parte da prestação de serviços, focada em elevação portuária, a Rumo está presente no Porto de Santos/SP, através da controladora Elevações Portuárias S.A. Dentre os principais serviços oferecidos pela empresa se destacam:

  • Transporte Ferroviário;
  • Operações de Terminais e Armazenagem;
  • Painel de Oportunidades;
  • Logística de Contêineres.

Rumo Logística - RAIL3

A Rumo passou a integrar o Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da da Bolsa de Valores brasileira, em 2015, assim que as ações da América Latina Logística (ALL) foram incorporadas pela empresa. Com isso, a empresa passou a emitir apenas ações ordinárias e passou a divulgar os resultados das demonstrações financeiras no Padrão GAAP ou IFRS. 

Bem como, a Rumo também faz parte do Índice Bovespa, onde a carteira teórica de ações representa 80% dos negócios realizados no ambiente da Bolsa de Valores. Os acionistas que investem nas ações ordinárias, além de participar das assembleias com direito a voto, também possuem direito ao recebimento de proventos e dividendos. 


Breve história da empresa

A Rumo S.A. é uma empresa ferroviária e de logística do Brasil formada pela fusão entre a Rumo Logística e a América Latina Logística (ALL). Portanto, a história de ambas as empresas teve início em 1999, quando a ALL foi fundada. 

A ALL realizou a abertura de capital em 2004 e, dois anos depois, adquiriu a Brasil Ferrovias. Mais tarde, em 2010, a empresa aderiu ao Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3. 

Rumo Logística - RAIL3

Já a Rumo, fundada como subsidiária da Cosan em 2008, nasceu como uma empresa que possuía como principal foco de atuação a exportação de açúcar. A proposta de fusão de ambas as empresas surgiu, então, em 2014, onde o processo foi concluído apenas em 2015. Com a fusão, a empresa teve aumento considerável de capital, entre os anos de 2016 e 2017. 

Ainda em 2015, quando o processo de fusão de ambas as empresas foi concluído, a Rumo obteve, com a troca de ações, um adicional de 13 mil km na malha ferroviária, além de 966 locomotivas, com cerca de 28 mil vagões e 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no Porto de Santos. 

Atualmente, a empresa se enquadra como a maior do segmento de logística do sistema ferroviário do país. Os ativos da companhia abrangem as Malhas Norte, Sul, Oeste e a Malha Paulistana, bem como parte da Malha Central, conhecida antigamente como Ferrovia Norte-Sul.

Rumo Logística - RAIL3

A Rumo, atualmente, possui 12 terminais de transbordo, que juntos possuem capacidade de armazenar aproximadamente 900 toneladas de grãos. Além disso, a empresa possui participação em 6 terminais portuários, além de 1 no Porto de Paranaguá e 5 terminais no Porto de Santos. 


Diretoria

João Alberto Fernandez de Abreu (Diretor Presidente)

Ricardo Lewin (Diretor de Relações com Investidores)

Daniel Rockenbach (VP de Operações da Malha Sul e Malha Oeste)

Darlan Fábio De David (VP de Operações da Malha Norte e Malha Paulista)

Eduardo Pellegrina Filho (VP de Recursos Humanos)


Conselho administrativo

Marcos Marinho Lutz (Presidente)

Rubens Ometto Silveira Mello (Vice-Presidente)

Marcelo de Souza Scarcela Portela

Abel Gregorei Halpern

Marcelo Eduardo Martins

Burkhard Otto Cordes

Julio Fontana Neto

Riccardo Arduini

Giancarlo Arduini

Maílson Ferreira da Nobrega

Marcos Sawaya Jank


Principais concorrentes

Cosan Logística S.A (RLOG3)

Ferrovia Centro-Atlantica S.A. (VSPT3)

MRS Logística S.A. (MRSA3)


Perspectiva para o futuro

Apesar do cenário de crise em que o Brasil, e diversos outros países, está vivendo por conta da pandemia do Coronavírus, a Rumo, assim como outras empresas do mesmo setor, continua a elaborar medidas para proteger a saúde financeira da companhia. 

Um dos fatores que impulsionaram o crescimento foi a demanda por serviços logísticos, que, apesar de tudo, aumentou em meio ao cenário de desvalorização da moeda brasileira. 

Rumo Logística - RAIL3

Além disso, a Rumo se enquadra como a maior operadora de logística dentre as empresas do mesmo setor da América Latina. Sendo assim, e pautada na forte liquidez, a empresa deve permanecer com bons resultados frente aos desafios enfrentados no curto prazo. 

Outros fatores que corroboram para que a empresa permaneça entre as grandes do seu setor são a qualidade da administração e o ambiente concorrencial. Com isso, a empresa pode se beneficiar do aumento da demanda de exportações, atrelado ao desenvolvimento da base de clientes que atende. 

Nesse sentido, sua projeção futura deve incluir o desenvolvimento tecnológico de suas instalações a fim de aumentar a capacidade de armazenagem, bem como desenvolvimento de suas operações logísticas para se tornar cada vez mais ágil e eficiente.

Rumo Logística - RAIL3


Composição acionária

RAIL3 Acionista Percentual
1 Cosan Logística S.A. 28,47%
2 Julia Dora Antônia Koranyi Arduini 3,82%
3 Administradores 0,12%
4 Free Float 67,59%