3R PETROLEUM

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker RRRP3
Fundador Ricardo Savini e Daniel Soares
Presidente da empresa Ricardo Rodrigues Savini
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Por conta da recente abertura de IPO, a 3R Petroleum não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2014
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentus 3R PETROLEUM
  2. RI da empresa
Principais produtos

A 3R Petroleum é uma empresa petroleira focada na revitalização de campos maduros terrestres e em águas rasas. Seus principais produtos são voltados para dois segmentos:

  1. Crescimento orgânico – por meio da revitalização do atual portfólio de ativos maduros adquiridos da Petrobras;
  2. Crescimento inorgânico – onde a empresa trabalha por meio das oportunidades vinculadas ao plano de venda de ativos maduros da Petrobrás.

O que a empresa faz?

A 3R Petroleum é um empresa petrolífera brasileira, que trabalha com foco na produção de óleo e gás em ativos em terra (onshore) e em águas rasas (shallow water). Atualmente, a companhia possui escala tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina. 

A empresa utiliza um plano de negócios baseado em duas vertentes para revitalização de campos maduros terrestres e em águas rasas. A primeira delas é o crescimento orgânico, onde a 3R Petroleum revitaliza o atual portfólio de ativos maduros adquiridos da Petrobras. 

3R PETROLEUM - RRRP3

Já a segunda vertente é baseada no crescimento inorgânico, onde a empresa foca nas oportunidades vinculadas ao plano de venda de ativos maduros da Petrobras.

A companhia passou a estabelecer como foco estes dois pontos em 2019, depois que a Petrobras deixou de investir em ativos do seu portfólio que não se enquadram mais com o foco atual. 

Então, a Petrobras passou a focar em ativos do pré-sal, já que a maior produtividade do poço e os custos menores de extração causam maior retorno para a empresa estatal. 

3R PETROLEUM - RRRP3

Os pilares que norteiam a 3R Petroleum, e que inclusive deram o nome à empresa, são “Redesenvolver, Revitalizar e Repensar”. A companhia petrolífera abriu capital em 2020, listada no segmento do Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança corporativa da bolsa de valores. 

Atualmente, a empresa se enquadra como a 3ª maior produtora de petróleo do Brasil, atrás apenas da Petrobras e da Eneva. 


Breve história da empresa

A história da 3R Petroleum começou logo após a Ouro Petro Óleo e Gás (OPOG) adquirir participação de 35% nos campos de águas rasas de Pescada e Arabaiana, em 2014. Mais tarde, a OPOG foi adquirida pelo fundo Starboard e, em seguida, foi incorporada à 3R Petroleum. 

3R PETROLEUM - RRRP3

Em 2019, a empresa recém-fundada deu início aos processos de aquisição, focados principalmente no crescimento da companhia. A primeira aquisição feita pela empresa foi de ativos da Petrobras, onde a 3R Petroleum assinou o contrato de compra e venda para aquisição do Polo Macau na Bacia Potiguar, localizada no Rio Grande do Norte. 

Já em 2020, o ano foi marcado por uma série de aquisições que fizeram parte da estratégia de crescimento da companhia. A primeira aquisição realizada em 2020 diz respeito aos 65% restantes dos ativos da Pescada-Arabaiana, depois de assinar um contrato de aquisição adicional. 

No mesmo ano, agora em agosto de 2020, a 3R Petroleum assinou, como estratégia de reforçar a posição mercadológica na Bacia Potiguar, o contrato de compra e venda do Polo Fazenda Belém. No mesmo período, a empresa também assinou o contrato de compra e venda do Polo Rio Ventura. 

3R PETROLEUM - RRRP3

Por fim, em dezembro de 2020, a empresa realizou a assinatura do contrato de compra e venda do Polo do Recôncavo, que, assim como o Polo Rio Ventura, também fica localizado no Estado da Bahia.


Diretoria

Ricardo Rodrigues Savini (Diretor Presidente)

Rodrigo Pizarro Lavalle da Silva (Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores)

Pedro Miguel Grijalba Vasquez (Outros Diretores)

Jorge Ruben Lorenzon (Outros Diretores)


Conselho administrativo

Paulo Thiago Arantes de Mendonça (Presidente do Conselho de Administração)

Guilherme Affonso Ferreira (Conselho de Administração (Efetivo))

Santiago Salvador de Lafuente (Conselho de Administração (Efetivo))

Paula Kovarsky Rotta (Conselho de Adm. Independente (Efetivo))

Kjetil Braaten Solbrække (Conselho de Adm. Independente (Efetivo))


Principais concorrentes

Petrobrás (PETR3, PETR4)

Eneva (ENEV3)


Perspectiva para o futuro

Apesar de ser uma empresa nova no mercado, a 3R Petroleum já possui grande relevância, sendo a 3ª maior produtora de petróleo do Brasil, atrás apenas da Petrobras e da Eneva. A posição que hoje a empresa detém é advinda do foco na produção de óleo e gás em ativos em terra (onshore) e em águas rasas (shallow water). 

Por meio de padrões técnicos, de segurança e gestão elevados, a empresa vem se consolidando no mercado a fim de se tornar a maior empresa petrolífera brasileira, com atuação tanto no Brasil quanto na América Latina. 

Além disso, para estar entre as maiores produtoras de petróleo e gás natural das bacias terrestres brasileira, a empresa se baseia em dois vertentes, que compõem o plano de negócios da companhia: o redesenvolvimento do portfólio atual e a aquisição de ativos estratégicos em parceria com grandes empresas da indústria de óleo e gás. 

3R PETROLEUM - RRRP3

Outro ponto que favorece a 3R Petroleum é o engajamento com as metas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Apesar dos desafios enfrentados pelo setor petrolífero, causados principalmente em decorrência das mudanças climáticas, a companhia permanece focada nas metas ESG, sendo portanto um diferencial da empresa. 

Portanto, sua projeção futura deve incluir investimentos em projetos que visem a diminuição de carbono, consequência da produção de óleo e gás, a fim de evitar, por exemplo, que futuramente ocorra aumento de custos operacionais e perda de participação no mercado. 

Não só a 3R Petroleum, como todas as petrolíferas do Brasil e do mundo, devem então reduzir a pegada do carbono, com o intuito de continuar crescendo positivamente dentro do mercado. 


Composição acionária

RRRP3 Acionista Percentual
1 3R Petroleum FIP Multiestratégia 29,0%
2 Esmeralda FIP Multiestratégia 21,5%
3 DBO Energia S.A. 13,4%
4 Administração 2,6%
5 Acionistas vinculados 1,9%
6 Ações em Circulação 31,6%