Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar

Informações atualizadas em 25/08/2020

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,3 de 5
Gestão:
  3,4 de 5
Ticker SAPR3, SAPR4, SAPR11
Fundador Ney Amintas de Barros Braga através da Lei nº4.684
Presidente da empresa Claudio Stabile
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2007. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Certificação NBR ISO 9001 / BR ISO 14001
Participação do Estado 60.1%
Ano de fundação 1963
Ano do IPO 2000
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Sanepar
Principais produtos

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), sediada em Curitiba/PR, é uma sociedade de economia mista e de capital aberto, controlada pelo Estado do Paraná. Oferece serviços gerais de saneamento de básico e opera em três segmentos: tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gestão de resíduos sólidos.

Os principais produtos da empresa são:

  • Produção e distribuição de água tratada;
  • Coleta rápida e segura do esgoto residencial;
  • Tratamento adequado dos resíduos líquidos;
  • Coleta de resíduos sólidos domiciliares;
  • Disposição final dos resíduos sólidos urbanos;
  • Programa de coleta seletiva;
  • Educação ambiental.

O que a empresa faz?

A Sanepar é empresa de prestação de serviços de saneamento básico. Em síntese, é uma sociedade de economia mista e de capital aberto, controlado pelo estado do Paraná.

Atua na prestação de serviços de saneamento básico, atendendo a 345 cidade paranaenses, além da Porto União, em Santa Catarina. A empresa também atua em 299 localidades de menor porte.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Ao todo, a Sanepar possui mais de 55 mil quilômetros de tubulações que são utilizadas na distribuição de água potável. Na parte de coleta de esgoto, a Sanepar conta com mais de 36 mil quilômetros de rede coletora de resíduos.

Além disso, a companhia também presta serviços em aterros sanitários, nas cidades de Apucarana, Cornélio Procópio e Cianorte. Ao todo, a empresa atende sete municípios.

Principais serviços

Como uma empresa prestadora de serviços de saneamento básico, a Sanepar opera em três segmentos: tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gestão de resíduos sólidos.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

No caso da água tratada, a empresa produz e distribui água tratada para 345 municípios do Paraná. Além disso, opera também com um reservatório em Santa Catarina, no município de Porto União.

De forma geral, a empresa possui uma das maiores estruturas em saneamento básico do país. A estrutura é formada por 168 Estações de Tratamento de Água (ETAs) e mais de 55 mil quilômetros de rede de distribuição.

Em relação ao tratamento de esgoto sanitário a empresa opera com foco em melhorar as condições de vida e saúde dos brasileiros, evitando que doenças de veiculação hídrica atinjam as ridências. Outro ponto tratado pela empresa é a proteção ambiental, já que os processos de tratamento evitam que ocorra o despejo de dejetos em córregos ou rios.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Dentre os serviços prestados no tratamento do esgoto sanitário está:

  • Coleta rápida e segura do esgoto residencial;
  • Tratamento adequado dos resíduos líquidos;
  • Mais conforto e saúde para a população, reduzindo doenças de fácil prevenção, como a diarreia;
  • Valorização dos imóveis onde há sistema de esgotamento sanitário.

Por fim, em relação à gestão dos resíduos sólidos a empresa opera em sete municípios, localizados na região Norte do Paraná. Neste caso, a Sanepar oferece tratamento de resíduos sólidos urbanos, a fim de controlar os resíduos produzidos nos municípios. O trabalho é feito em parceria com as prefeituras, e a empresa administra três plantas de tratamento.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Sendo assim, a Sanepar oferece serviços que corroboram para o melhoramento da qualidade de vida, principalmente em relação à gestão de resíduos sólidos. Como principais serviços da coleta e transbordo do resíduo, está:

  • Coleta de resíduos sólidos domiciliares;
  • Disposição final dos resíduos sólidos urbanos;
  • Programa de coleta seletiva;
  • Educação ambiental.

Programas e projetos

Além dos serviços de saneamento básico, a Sanepar também oferece atividades e programas focados na conscientização ambiental e melhorias nos processos que a empresa acompanha.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Dentre os programas e projetos estão:

  • Se liga na rede – trabalha atividades voltadas à prevenção da poluição dos rios, baseada em ações sociais e ambientais;
  • Eco Expresso Sanepar – centro de educação ambiental que leva à população informações sobre meio ambiente e saneamento;
  • Projeto de sinalização de mananciais – pautado na conscientização de motoristas, principalmente, àqueles que transportam produtos perigosos, passíveis de contaminar os cursos d’água. Ou seja, o principal objetivo é evitar acidentes na estrada que, de alguma forma, possam comprometer o abastecimento público;
  • Coral Sanepar – projeto formado por empregados e ex-empregados da Sanepar, que apresenta um repertório diversificado da música brasileira.

Breve história da empresa

A história da Sanepar teve início em 1963, quando Ney Amintas de Barros Braga fundou a Companhia de Água e Esgoto do Paraná (Agepar), através da Lei nº4.684. Desde a fundação, a empresa estabeleceu como foco principal a prestação de serviços de saneamento básico, promovendo estudos, projetos, construções e operações sociais.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Em 1963, a Companhia possuía 221 sedes municipais, das quais 13 utilizavam os serviços de água e esgoto e 37 usufruíam dos serviços de água. Em 1964, a Agepar mudou a razão social e se tornou a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar.

Após alguns anos, a empresa conseguiu a administração dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto de 15 cidades paranaenses, após a união ao DAE (Documento de Arrecadação do Simples Doméstico). Contudo, a Sanepar só deu início às atividades de tratamento de água e tratamento sanitário, após aderir ao Planasa, em 1972.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Crescimento acelerado

A década de 80 foi um marco na história da Sanepar. Isso porque, a empresa expandiu os sistemas de serviços ao inaugurar e implantar novas tecnologias, como a Estação de Tratamento de Esgoto (1980) em Belém; a implantação do Sistema de Atendimento Telefônico (195) (1981); inauguração da 1ª etapa das obras do Sistema de Abastecimento de Água Passaúna (1986) e implementação do sistema de leitura e entrega de contas de maneira simultânea.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Inclusive, a Sanepar se tonou a primeira empresa do setor no Brasil, em 1968, a aderir ao sistema de leitura e entrega de contas de forma simultânea. Em seguida, com a chegada da década de 90, a Sanepar conquistou mais avanço e, como resultado, garantiu inovação aos serviços prestados.

Sendo assim, a empresa adotou políticas nas áreas de qualidade total, bem como atividades de conscientização do meio ambiente e de elaborou projetos de patrimônio histórico e tecnológico do saneamento. Ainda na década de 90, a Sanepar deu um passo a mais na direção da inovação ao instituir a Tarifa Social, destinada a famílias de baixa renda.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Além disso, as obras realizadas pela empresa foram entregues, principalmente a entrega da 2ª etapa das obras do Sistema Passaúna (1992). Outro fator que contribuiu para o avanço da empresa foi o lançamento do programa de Educação Ambiental da empresa (1996).

Certificação ISO

Em 1997, a Sanepar se tornou a primeira empresa da América Latina a receber a certificação NBR ISO 9002:1994 para um sistema produtor de água.  No mesmo ano, a empresa recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. No ano seguinte, após muito trabalho e desenvolvimento empresarial, a Companhia inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Mais uma vez, a empresa recebeu a certificação ISO 14001, no Sistema de Foz do Iguaçu. Com isso, o sistema se tornou o primeiro nas Américas a receber a certificação. A chegada dos anos 2000 trouxe ainda mais crescimento para a Sanepar que, naquela época, já havia inaugurado diversos outros sistemas de tratamento e distribuição de água potável.

Além disso, a empresa se destacou das demais Companhias do setor, ao atingir, em 2002, o pioneirismo no fornecimento de água industrial. Em 2017, a Sanepar conquistou o troféu Quíron Bronze do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Atualmente, a empresa possui grande parte das ações sobre domínio do Governo do estado do Paraná.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11


Diretoria

Claudio Stabile (Diretor Presidente)

Elerian do Rocio Zanetti (Diretor Comercial)

Paulo Alberto Dedavid (Diretor de Operações)

Julio Cesar Gonchorosky (Diretor de Meio Ambiente e Ação Social)

Priscila Marchini Brunetta

Joel de Jesus Macedo

Andrei de Oliveira Rech

Abel Demetrio


Conselho administrativo

Marcia Carla Pereira Ribeiro (Presidente do Conselho de Administração)

Rodrigo Sanchez Rios (Vice Presidente do Conselho de Administração)

Claudio Stabile

Jacques Geovani Schinemann

Clever Ubiratan Teixeira de Almeida

Vilson Ribeiro de Andrade

Adriano Cives Seabra

Joel Musman

Valdinei Chimborski Lopes

Luiz Fernando Borba


Principais concorrentes

Sabesp (SBSP3)

Copasa (CSMG3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) possui forte solidez na prestação de serviços de saneamento básico, atendendo grande parte da porcentagem dos municípios do Paraná. A empresa investe, constantemente, em melhorias nos sistemas de tratamento de água e gestão de resíduos sólidos e se preocupa em projetar qualidade nos serviços prestados.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - SAPR3, SAPR4, SAPR11

Nitidamente, a Companhia se solidifica como a primeira empresa de saneamento básico a aderir, ainda em 968, ao sistema de leitura e entrega de contas de forma simultânea, possibilitando o avanço na prestação de serviço e agilidade dos sistemas de tratamento e gestão. Além disso, também se tornou pioneira na América Latina, após receber a certificação NBR ISO 9002 para um sistema produtor de água.

Nesse sentido, sua projeção futura deve incluir o desenvolvimento tecnológico de suas instalações a fim de buscar novas soluções, visando a eficiência e a universalização do saneamento ambiental, bem como investir em projetos sociais pautados em cuidar das questões ambientais e conscientização social por meio das atividades da empresa.


Composição acionária

SAPR3 Acionista Percentual
1 Estado do Paraná 60,10%
2 Norges Bank 0,64%
3 Merrill Lynch International 1,01%
4 Morgan Stanley Uruguay Ltda. 60,10%
5 The DFA Investments T. Co. On. Beh. Its. S. em Small Caps 0,91%
6 Prefeituras Municipais 0,53%
7 Free Float (Estrangeiros) 16,64%
8 Free Float (Nacionail) 20,17%
SAPR4 Acionista Percentual
1 Estado do Paraná 0,3%
2 Norges Bank 2,4%
3 Merrill Lynch International 2%
4 Morgan Stanley Uruguay Ltda. 1,8%
5 The DFA Investments T. Co. On. Beh. Its. S. em Small Caps 1,8%
6 Prefeituras Municipais 0,5%
7 Free Float (Estrangeiros) 43%
8 Free Float (Nacional) 48,2%