São Paulo Turismo

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker AHEB3, AHEB5
Fundador Município de São Paulo
Presidente da empresa Alcino Reis Rocha
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 96.74%
Ano de fundação 1968
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Outros
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos São Paulo Turismo
  2. RI da empresa
Principais produtos

A São Paulo Turismo atua com eventos e turismo na cidade de São Paulo, principamente no autódromo de Interlago e no Anhembi.

Os produtos da empresa são

  • Administração de eventos
  • Gestão de logística
  • Turismo

O que a empresa faz?

A São Paulo Turismo (SpTuris) é uma empresa brasileira de capital aberto na bolsa, onde está listada no setor de atuação Consumo Cíclico, subsetor de Viagens e Lazer e segmento de atuação Produção de Eventos e Shows. 

Sendo que as suas ações são negociadas com os códigos AHEB3, AHEB5 e AHEB6. A São Paulo Turismo atua na região metropolitana de São Paulo e está entre as principais companhias do setor de turismo brasileiro. 

São Paulo Turismo - AHEB3, AHEB5

Criada na década de 70 como um projeto da Prefeitura da cidade de São Paulo, voltado para a fomentação do turismo na capital, a SpTuris tem um modelo de negócio com base nas atividades turísticas da cidade de São Paulo.

Na atuação da empresa, se destaca a administração do Complexo Anhembi. Além disso, ela se dedica a administrar outros pontos e realizar eventos, como a Virada Cultural, o Autódromo de Interlagos e o desenvolvimento do Polo de Ecoturismo de São Paulo.


Breve história da empresa

A história da São Paulo Turismo teve início em 1970, quando a prefeitura de São Paulo criou a empresa com o intuito de promover e desenvolver a área de turismo na capital. Já a abertura de capital veio em 1977.

O Parque Anhembi, maior complexo de eventos da América Latina, foi o primeiro grande negócio que a São Paulo Turismo tornou-se responsável.

Na mesma época, a companhia também ficou responsável por criar políticas e estruturar atividades de turismo na cidade de São Paulo. A SpTurismo também atuava na divulgação das atrações.

Já no começo dos anos 90, a São Paulo Turismo conquistou maior relevância na área de turismo da cidade ao se tornar responsável pelo Terminal Turístico de Compras da 25 de Março, uma das áreas com o maior fluxo de pessoas da capital.

São Paulo Turismo - AHEB3, AHEB5

Posteriormente, no começo dos anos 2000 a empresa aumentou a sua presença no turismo de São Paulo e tornou-se a administradora do Autódromo José Carlos Pace, conhecido como Autódromo de Interlagos.

Sendo que este Autódromo é famoso por sediar o único Grande Prêmio de F1 na América do Sul e diversos eventos culturais. Nos últimos anos, a São Paulo Turismo se dedicou ao desenvolvimento de projetos com foco em atrair novos públicos para a cidade de São Paulo.

Por exemplo, o Polo de Ecoturismo de São Paulo é uma frente da empresa que se dedica ao turismo ecológico, sendo realizada em zonas de preservação natural mais distantes do centro de São Paulo.

Por fim, a São Paulo Turismo também investiu de uma maneira ativa em eventos culturais na última década, com destaque para a Virada Cultural e o aumento da divulgação do carnaval de São Paulo.


Diretoria

Osvaldo Arvate Júnior (Diretor Presidente)

Marco Aurélio Carreira (Diretor de Infraestrutura)

Rodrigo Kluska Rosa (Diretor de Ri)

Cristiano Aparecido do Carmo Gueler (Diretor)

Frederico Hannah Mattar Rozanski (Diretor de Marketing e Vendas)


Conselho administrativo

Roberto Pereira Vicente

Marcos Arbaitman

Jânio Quadros Neto

Wanderley Messias da Costa

Andre Luiz Pompeia Sturm

Cibele Araújo Clemente do Prado

Valdemiro Salema Cardoso

Luciana Sant’ana Nardi

Alexandre Pedercini Issa


Principais concorrentes

CVC (CVCB3)


Perspectiva para o futuro

A São Paulo Turismo é uma das líderes em seu segmento de atuação. Sendo que a empresa está envolvida em importantes aspectos do turismo da cidade de São Paulo, como a administração do Complexo Anhembi e do Autódromo de Interlagos, além da Virada Cultural e do Polo de Ecoturismo de São Paulo.

São Paulo Turismo - AHEB3, AHEB5

No entanto, é preciso considerar o impacto que a pandemia da Covid-19 teve na empresa. Afinal de contas, com o distanciamento social, eventos foram cancelados e o turismo deu uma esfriada.

Com a vacinação, os eventos estão aos poucos voltando. Logo, a expectativa para o futuro próximo é que a empresa tome medidas para se recuperar dos impactos da Covid.


Composição acionária

AHEB3 Acionista Percentual
1 Prefeitura do Município de São Paulo 97,97%
2 Ações Tesouraria 0,01%
3 Free Float 2,02%
AHEB5 Acionista Percentual
1 Prefeitura do Município de São Paulo 20,41%
2 Ações Tesouraria 0,54%
3 Mercado 79,05%