Sabesp

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker SBSP3
Fundador Estado de São Paulo
Presidente da empresa Benedito Pinto Ferreira Braga Junior
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Sabesp distribui dividendos consecutivamente desde 1997. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 1º Lugar no Ranking do Saneamento 2015 / Recertificação ISO 14001 / Troféu Transparência Anefac 2015 – Categoria Empresas de Capital Aberto
Participação do Estado 50.26%
Ano de fundação 1973
Ano do IPO 2002
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos Sabesp
  2. RI da empresa
Principais produtos

A Sabesp trabalha com água e saneamento no estado de São Paulo, sendo seus principais produtos e serviços:

  • Tratamento de água;
  • Tratamento do esgoto;
  • Políticas do meio ambiente.

O que a empresa faz?

A Sabesp é uma das principais empresas de sociedade anônima e economia mista do Brasil. Responsável por fornecer água, coleta e tratamento de esgoto para 373 municípios em São Paulo, a empresa atende mais de 28,2 milhões de pessoas no abastecimento de água e, aproximadamente, 24,6 milhões residências com coleta de esgoto.

Sabesp - SBSP3

Por conta da abrangência municípios, a Sabesp recebe do Brasil cerca de 30% dos recursos destinados ao saneamento básico no país. Além disso, a empresa é considerada uma das maiores do mundo no setor em que atua.

Além dos 373 municípios em que a empresa presta serviços, a Sabesp também atua em mais quatro regiões – Mogi-Mirim, Castilho, Mairinque e Andradina – com o auxílio de empresas privadas do setor.

Modelo de Negócios

No segmento de água de reuso – obtida por meio do tratamento de esgoto, a empresa fornece serviços como produção e comercialização do produto retirado em suas próprias estações de tratamento.

Sabesp - SBSP3

Para o fornecimento do serviço, a Sabesp conta com empresas sócias, como a Aquapolo Ambiental, responsável por abastecer o Polo Petroquímico de Capuava.

Já no segmento de esgoto não-doméstico, a Sabesp é sócia da Estre Ambiental – que faz parte da Attend Ambiental. Além do abastecimento de água e tratamento de esgoto, a Companhia também atua no segmento de energia elétrica, por meio da criação da Paulista Geradora de Energia S.A, sócias da empresa Tecniplan Engenharia e Servtec.

Como parte do portfólio de atividades, a Sabesp também atua no segmento de consultoria fora do Brasil. Ou seja, a empresa promove orientações sobre o uso racional da água, bem como mecanismos de planejamento e gestão financeira, comercial e operacional. O foco de atuação da Sabesp é em Honduras, Panamá e Nicarágua.

Sabesp - SBSP3

Grande parte das operações realizadas pela Companhia, como controle, fiscalização e regulação são feitas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp.

Por fim, as ações da Sabesp estão listadas na bolsa de valores brasileira (B3) sob o código SBSP3 – sendo todas ações ordinárias – e na Bolsa de Valores de Nova York, sob o código SBS.

Sabesp - SBSP3


Breve história da empresa

A história da Sabesp teve início no dia 1º de novembro de 1973, após a fusão de 6 empresas do estado de São Paulo: Comasp, Sanesp, SAEC, FESB, SBS e Sanevale. A princípio, a fundação da empresa teve como objetivo colocar em prática as diretrizes do PLANASA, o Plano Nacional de Saneamento estabelecido pelo governo brasileiro.

Sabesp - SBSP3

Após a fundação, diversas outras empresas públicas que estavam ligadas ao setor de fornecimento de água e tratamento de esgoto foram incorporadas à Sabesp. Na época, durante a década de 80, a empresa já realizava trabalhos de coleta e tratamento de esgoto nos municípios paulistanos.

Como parte dos trabalhos, em 1985, a Sabesp finalizou o Programa de Fluoretação na Grande São Paulo, o que beneficiou um total de 13 milhões de pessoas. Além disso, em 1992, a empresa desenvolveu projetos que visavam a despoluição do Rio Tietê, bem como a recuperação da Represa Guarapiranga.

Sabesp - SBSP3

Bolsa de Valores e crescimento

A entrada na bolsa de valores brasileira veio em 2002, após a Sabesp anunciar a oferta de suas ações. No mesmo ano, a Companhia também conseguiu registro na Securities and Exchange Commission – SEC e, a partir disso, passou a negociar ações no nível III da bolsa de valores de Nova York, a New York Stock Exchange – NYSE.

Como forma de expandir os negócios e desenvolver iniciativas, tanto no Brasil quanto no exterior, a Sabesp deu início à processos de expansão geográfica, além da adicionar mais serviços relacionados ao fornecimento de água e tratamento de esgoto, aumento assim seu portfólio.

Sabesp - SBSP3


Diretoria

Benedito Pinto Ferreira Braga Junior (Diretor Presidente)

Adriano Candido Stringhini (Diretor de Gestão Corporativa)

Rui de Britto Álvares Affonso (Diretor Eco-Financeiro e de Relações com Investidores)

Paulo Massato Yoshimoto (Diretor Metropolitano)

Ricardo Daruiz Borsari (Diretor de Sistemas Regionais)

Alceu Segamarchi Junior (Diretor de Tecnologia, Empreendimentos e M. Ambiente)


Conselho administrativo

Mário Engler Pinto Júnior – Presidente

Benedito Pinto Ferreira Braga Junior

Wilson Newton de Mello Neto

Francisco Vidal Luna

Lucas Navarro Prado

Reinaldo Guerreiro

Francisco Luiz Sibut Gomide

Ernesto Rubens Gelbcke

Luis Eduardo Alves de Assis


Principais concorrentes

Sanepar (SAPR3)

Copasa (CSMG3)

Companhia de Saneamento de Jundiaí

SANASA – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Sabesp é uma das maiores empresas de sociedade anônima e economia mista no setor de saneamento e tratamento de esgoto. Atualmente, a empresa conta 30% do investimento destinado ao saneamento básico feito no Brasil.

De forma geral, a empresa possui o anseio de atuar no tratamento de esgoto e fornecimento de água em outros estados, provavelmente, com o auxílio de Companhias privadas do setor.

Sabesp - SBSP3

Recentemente, a Sabesp aprovou um novo marco legal do saneamento, onde deixou estabelecido caminhos para o futuro da empresa e estratégias que, ao que tudo indica, serão utilizadas nos negócios futuros.

De fato, está entre os planos da empresa a vontade em estabelecer parcerias com Companhias privadas, a fim de expandir a oferta dos produtos e o espaço de atuação da empresa.

Sendo assim, as perspectivas futuras da Companhia devem incluir a definição societária da empresa – que vem passando por mudanças -, bem como o investimento em estratégias que otimizem os serviços prestados nos municípios do estado de São Paulo.


Composição acionária

SBSP3 Acionista Percentual
1 Estado de São Paulo 50,26%
2 Free Float 49,74%