Schulz

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  2,5 de 5
Ticker SHUL3, SHUL4
Fundador Heinz Schulze e outros
Presidente da empresa Ovandi Rosenstock
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos há algum tempo com algumas exceções desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Top Five da Revista NEI na categoria “Compressores de Ar” / 1º lugar nacional no Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho 2012 / Prêmios CNI na categoria Design em 2006
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1963
Ano do IPO 1994
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Schulz
Principais produtos

O portfólio de produtos da empresa, vendidos para o público residencial, profissional e industrial inclui:

  • Compressores de parafuso;
  • Compressores de pistão;
  • Scroll;
  • Booster;
  • Lubrificantes;
  • Secadores de ar;
  • Filtros;
  • Lavadores de alta pressão;
  • Pistolas pulverizadoras;
  • Ferramentas pneumáticas;
  • Aspiradores de água e pó;
  • Máquinas de solda;
  • Motores a combustão;
  • Equipamentos de jardinagem;
  • Ferramentas elétricas, a bateria e manuais;
  • Peças de reposição, acessórios, entre outros.

O que a empresa faz?

A Schulz S.A. é uma empresa brasileira que atua no setor metalúrgico, formada por duas unidades de negócio: a Schulz Compressores e a Schulz Automotiva. A sede da empresa fica localizada em um parque industrial, em Joinville, Santa Catarina, com uma área de 359 mil m² e mais de 120 mil m² de área construída.

Schulz - SHUL3, SHUL4

A empresa possui um amplo portfólio de produtos, onde desenvolve compressores alternativos de pistão, bem como rotativos de parafuso. Além da matriz localizada em território brasileiro, a companhia ainda conta com uma filial nos Estados Unidos, duas em Shanghai, na China, além de Centros de Distribuição destinados a produtos automotivos, sendo três na Europa e um nos Estados Unidos.

Ao todo, a empresa conta com mais de 3 mil colaboradores. Por conta da relevância nacional e internacional, a companhia é reconhecida no mercado como um player mundial, devido a atuação de ambas as unidades de negócio: Schulz Compressores e a Schulz Automotiva.

Basicamente, a Schulz Automotiva é conhecida como a maior fundição, usinagem, pintura KTL e montagem no segmento de atuação. Além disso, a empresa também atua no mercado de reposição, onde oferece sistemas de freios e acessórios para veículos comerciais de médio e grande porte, bem como máquinas agrícolas.

Schulz - SHUL3, SHUL4

Já a Schulz Compressores Ltda. é classificada como a maior fabricante de compressores de ar de pistão e parafuso da América Latina. Ao todo, a empresa conta com mais de 10 mil distribuidores, além de 700 assistentes técnicos. Com isso, a empresa é a maior do mundo no segmento de atuação.

Dentre os produtos que fazem parte do portfólio da empresa se destacam:

  • Compressores alternativos de pistão;
  • Diafragma e parafuso de 5 a 250 cv;
  • Secadores de ar por refrigeração, por adsorção;
  • Filtros de linha e filtros coalescentes;
  • Separadores de condensado;
  • Ferramentas pneumáticas;
  • Ferramentas elétricas;
  • Acessórios para aplicações residenciais, profissionais e industriais.

Com a abertura de capital realizada em 1994, a empresa atingiu conquistas que garantiram a posição de renome que a companhia tem hoje. Ao todo, a marca Schulz está presente em mais de 70 países, com parques industriais e centros de distribuição no Brasil e no mundo.

Schulz - SHUL3, SHUL4


Breve história da empresa

A história da Schulz teve início em 1963, quando Heinz Schulz, com apenas alguns recursos e poucos colaboradores, decidiu unir um grupo de amigos e empreendedores para fundar a então Metalúrgica Schulz.

Na época, o empresário convidou Ronald Braatz, Herbert Theilacker, Norberto Ritzmann, Guilherme Urban, além do filho Gert H. Schulz e Ovandi Rosenstock, que atualmente é presidente da empresa e faz parte da história da empresa desde o início da fundação.

Schulz - SHUL3, SHUL4

Na época em que a empresa foi fundada, o filho mais novo de Heinz Schulz, Waldir Carlos Schulz, tinha apenas 13 anos. Atualmente, o empresário é Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice-Presidente.

Unidos e com muita vontade de crescer, Heinz Schulz e o grupo de amigos e empreendedores almejam levar a metalúrgica para uma linha de ferramentas manuais, onde fosse possível a fixação, aperto e corte dos produtos. Em 1972, o mercado estava voltado ao crescimento e, para acompanhar o ritmo, a Schulz decidiu investir em compressores alternativos de pistão.

A princípio, a empresa iniciou os trabalhos com dois modelos de pequeno porte, o ½ e 1 cv. Com o passar do tempo, a companhia buscou novas formas de modernização, buscando modelos de maior capacidade.

Dez anos depois, já em 1982, a empresa já era líder absoluta no segmento de atuação, sendo a maior no mercado de ar de pistão no Brasil. No ano seguinte, a empresa conquistou espaço no mercado internacional, por conta do sucesso e da qualidade dos seus produtos. Em 1985, a Schulz já era líder no segmento de atuação na América Latina.

Schulz - SHUL3, SHUL4

O crescimento e a constante busca por evolução fez com o que a empresa se tornasse a primeira no mercado brasileiro a produzir compressores rotativos de parafuso com engenharia própria. Já na década de 1990, a empresa adquiriu o controle acionário da maior concorrente, a Tecnomecânica S.A, pertencente ao Grupo Dresser, detentora da marca Wayne.

Em 1994, além da abertura de capital, a empresa conquistou a marca de 1 milhão de compressores produzidos e comercializados. Mais tarde, em 1999, a Schulz se consolidou no mercado norte-americano, após a criação da Schulz of America Inc., tornando- se referência no segmento de atuação.

Atualmente, a Schulz é reconhecida como uma das maiores e mais completas fábricas de compressores de ar do mundo. O reconhecimento é advindo da linha completa de produtos voltados para o tratamento e armazenamento de ar comprimido. Além disso, a empresa está presente em mais de 70 países, atuando no fornecimento de soluções para ar comprimido e equipamentos para uso doméstico e industrial.

Schulz - SHUL3, SHUL4


Diretoria

Ovandi Rosenstock (Diretor Presidente Vice Presidente do C.A.)

Waldir Carlos Schulz (Diretor Vice-presidente)

Joel de Oliveira (Diretor corporativo, administração e finanças celetista)

Denis Soncini (Diretor de operações Schulz compressores LTDA Celetista)

Bruno Salmeron (Diretor de operações Schulz automotiva Celetista)


Conselho administrativo

Waldir Carlos Schulz (Diretor Vice-presidente)

Ovandi Rosenstock (Diretor Presidente Vice Presidente do C.A.)

Fabio Girolla

Cleber Luis Raimundi

Gert Heinz Schulz

Flavio de Queiroz Miranda

Albano Douglas de Freitas


Principais concorrentes

WEG S.A. (WEGE3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Schulz é uma das maiores empresas do setor metalúrgico, com atuação tanto no Brasil quanto no mercado internacional. A empresa possui foco na fabricação de compressores de ar, mas também atua na produção de filtros, ferramentas e secadores. A formação da empresa é pautada em duas vertentes: Schulz Compressores e a Schulz Automotiva.

Schulz - SHUL3, SHUL4

Por conta do crescimento, nitidamente observado ao longo da história, a empresa adquiriu espaço nas oficinas mecânicas, nos centros de distribuição e varejistas. Os resultados dos últimos anos contribuíram para o crescimento da empresa, que registrou a entrega de meio milhão de componentes no último ano.

Nitidamente, o crescimento consolidado ao longo da história fez a Schulz se qualificar como uma das maiores empresas no mercado brasileiro. Além disso, a companhia também se destaca na América Latina, bem como é referência no exterior, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.

Portanto, sua projeção futura deve incluir investimento na expansão dos negócios, onde a meta da empresa é que os produtos e comercialização cresçam mais de 30% em relação ao último ano. Para isso, a empresa deve investir em lançamentos e novidades, que englobam as áreas de vendas, bem como aperfeiçoamento das estratégias de comunicação e suporte técnico.

Schulz - SHUL3, SHUL4


Composição acionária

SHUL4 Acionista Percentual
1 Gert Heinz Schulz 5,02%
2 Waldir Carlos Schulz 4,79%
3 Ovandi Rosenstock 3,79%
4 Clube de Investimentos Sol 16,39%
5 Doriane Braatz 1,19%
6 Sergio Eduardo Ferreira Rodarte 8,27%
7 Real Investor FIA 3,80%
8 Alexandre Eduardo Rosenstock 2,92%
9 Trígono Flagship Small Caps Master FIA 2,48%
10 Constância Fundamento FIA 2,20%
11 Trígono Verbier FIA 1,95%
12 Lince Plus Ações – Fundo de Investimento 1,95%
13 Banrisul Fundo de Investimento em Ações 1,59%
14 Ações em Tesouraria 0,49%
15 Free Float 43,17%
SHUL3 Acionista Percentual
1 Gert Heinz Schulz 22,30%
2 Waldir Carlos Schulz 22,34%
3 Ovandi Rosenstock 18,30%
4 Doriane Braatz 18,29%
5 Eliana Erna Schulz Manteufel 18,67%
6 Ações em Tesouraria 0,02%
7 Free Float 0,08%