Ser Educacional

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker SEER3
Fundador José Janguiê Bezerra Diniz através da criação do Complexo Educacional Bureau Jurídico
Presidente da empresa José Janguiê Bezerra Diniz
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa paga dividendos consecutivamente desde 2014. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor CEO de 2017 pela Revista Institutional Investor / Melhor CFO de 2017 pela Revista Institutional Investor / Melhor Profissional de Relação com Investidor de 2017 pela Revista Institutional Investor / Melhor Time de Relação com Investidor de 2017 pela Revista Institutional Investor / Melhor Programa de Relação com o Investidor de 2017 pela Revista Institutional Investor / Melhor Dia do Analista de 2017 pela Revista Institutional Investor
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1993
Ano do IPO 2013
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Ser Educacional
Principais produtos
  • Graduação
  • Pós-Graduação
  • Ensino à Distância

O que a empresa faz?

A empresa Ser Educacional atua no setor de educação com foco principal em educação superior como cursos técnicos, graduações e pós-graduações. Os seus serviços são oferecidos tanto no formato presencial, quanto no modelo de ensino à distância (EAD). 

No momento, o Ser Educacional possui cerca de 184,8 mil alunos matriculados, dos quais 145,5 mil estão matriculados em cursos de graduação presencial, 23,5 mil estão matriculados em cursos de graduação à distância, 14,6 mil estão em cursos de pós-graduação presencial e EAD e por fim, 1,2 mil alunos estão matriculados em cursos técnicos. 

Ser Educacional - SEER3

A empresa atua com forte apelo regional nas regiões do Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil. Apesar de ter uma atuação com forte apelo regional, a companhia possui uma estratégia de diversificação regional entre os seus produtos. Sendo assim, dentre as marcas da empresa temos:

  • Uninassau: Centro Universitário Maurício de Nassau;
  • Unama: Universidade da Amazônia;
  • Univeritas: Centro Universitário Universus Veritas;
  • UNG: Universidade de Guarulhos.

Breve história da empresa

O Grupo Ser Educacional foi criado em 1993, por meio da fundação do Complexo Educacional Bureau Jurídico, tendo como líder o professor José Janguiê Diniz, mais conhecido como Janguiê. 

Em síntese, o professor promovia cursos preparatórios para concursos, o que na época era uma verdadeira novidade na cidade de Recife. Sendo que neste mesmo ano, Janguiê passou a investir no oferecimento de congressos nacionais e internacionais na área jurídica. 

Ser Educacional - SEER3

Alguns anos depois, o Complexo Educacional passou a oferecer cursos pré-vestibulares focados na área de direito, em 1999. Posteriormente, em 2003 foi fundada a Faculdade Maurício de Nassau, mantida pelo ESBJ – Ensino Superior Bureau Jurídico Ltda. 

A iniciativa de criar uma faculdade foi do professor Janguiê, que reconheceu a necessidade do mercado local em relação à educação superior de qualidade. Após pouco mais de três anos de existência, a Faculdade Maurício de Nassau já estava consolidada como instituição de ensino na região Nordeste e Norte do Brasil. 

Sendo que a Faculdade estava focada na gestão de crescimento e ampliação da sua estrutura para expandir sua atuação nos municípios Norte e Nordeste. Dessa maneira, a Faculdade Maurício de Nassau comprou as instituições mantenedoras de João Pessoa e Campina Grande, no estado da Paraíba. 

No ano seguinte, a Faculdade implantou o Conselho Consultivo como uma maneira de orientar suas estratégias. O Conselho, em parceria com a Hopper Consultoria Educacional, tinha como atribuição principal a redefinição do planejamento estratégico da empresa. 

Ser Educacional - SEER3

Nesse mesmo ano, o Grupo Universitário Maurício de Nassau credenciou e colocou para funcionar a Faculdade Joaquim Nabuco, no Estado de Pernambuco. Com isso, a empresa começou a atuar por meio de um novo modelo de negócios voltado para o público das classes C e D. 

Já em 2008 foi instituído o Conselho de Administração composto por profissionais reconhecidos no mercado e representantes dos acionistas, com o objetivo de consolidar a política de governança corporativa da empresa. 

Em outubro de 2008, o Cartesian Capital Group se associou ao Grupo Universitário Maurício de Nassau, com um investimento de R$ 48 milhões e passou a possuir uma participação de 11,3% das ações da ESBJ. 

Ainda no processo de expansão da empresa, a Faculdade Joaquim Nabuco inaugurou uma nova unidade no centro de Recife e fez a aquisição da FABAC, da ASAMC e da Faculdade CDF. Esse processo de expansão do Grupo universitário Maurício de Nassau continuou em 2010, quando ele recebeu os auditores do IFC – Banco Mundial e a aprovação de uma linha de crédito de R$ 80 milhões. 

Ser Educacional - SEER3

Dessa forma, o Grupo iniciou o projeto de implementação da ISO 9001 com o intuito de estruturar a empresa para a certificação. Consequentemente, a empresa reavaliou e redefiniu todos os seus processos internos. No mesmo ano, a companhia passou a se chamar Grupo Ser Educacional S.A.

No ano de 2011 o foco do Grupo Ser Educacional S.A foi no aumento da quantidade de cursos oferecidos em suas unidades de ensino. Já em 2012, por meio da portaria 701 do MEC foi conferido à Faculdade Maurício de Nassau, no Recife, o credenciamento como centro universitário. Logo, o nome da Faculdade se tornou UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. 

A abertura de capital ocorreu em 2013, ano em que a empresa completou 10 anos de existência. Depois da IPO, a companhia continuou a sua trajetória de expansão e adquiriu outras faculdades como, por exemplo, a Faculdade Anglo Líder e o Instituto Santareno de Educação Superior. 

Inclusive, em 2015 a empresa entrou na região Sudeste, quando adquiriu, através da sua subsidiária CENESUP, a Sociedade Paulista de Ensino e Pesquisa S/S Ltda. Nesse mesmo ano, a empresa obteve a aprovação de quatro novas unidades de ensino presencial em Petrolina (PE), Olinda (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Feira de Santana (BA). 

Ser Educacional - SEER3

Em relação ao ensino a distância, a empresa obteve o credenciamento da UNG e começou a operar com 6 polos. Houve também o reconhecimento dos cursos EAD da UNINASSAU o que possibilitou que a companhia entrasse com o pedido de abertura de mais 400 polos de ensino a distância. 

Por fim, entre 2017 e 2019 a empresa continuou com o seu plano de crescimento orgânico e obteve 61 novas unidades credenciadas pelo Ministérios da Educação e em 2019 houve a compra da UNINORTE de Manaus (AM), o que contribuiu com o fortalecimento da empresa na região Norte do país.


Diretoria

Jânyo Janguiê Bezerra Diniz

Adriano Azevedo

Simone Bérgamo

João Albérico Porto de Aguiar

Rodrigo Macedo Alves


Conselho administrativo

José Janguiê Bezerra Diniz (Presidente)

Herbert Steinberg (Vice-Presidente)

Francisco Muniz Barreto

Jânyo Janguiê Bezerra Diniz

Flávio César Maia Luz

Sidney Levy

Para maiores informações sobre os membros do conselho e diretoria, acesse o RI da empresa.


Principais concorrentes

Ânima Educação (ANIM3)

Bahema (BAHI3)

Cogna Educação (COGN3)

YDUQS (YDUQ3)


Perspectiva para o futuro

Ao analisar o histórico do Grupo Ser Educacional é possível perceber que a empresa possui uma estratégia de crescimento e fortalecimento, por meio da atuação com forte apelo regional nas regiões do Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil. 

Dessa maneira, a empresa vem se destacando no ramo da educação, principalmente no Nordeste. Além disso, existe uma expectativa de crescimento do ramo educacional no Brasil, o que pode beneficiar a empresa.

Apesar disso, a companhia pertence a um setor considerado cíclico, que pode ser impactado por crises cíclicas. Inclusive, a pandemia da Covid-19 impactou o modelo de negócio do Ser Educacional, principalmente na vertente de ensino presencial. 

Ser Educacional - SEER3

Dessa maneira, para o presidente da Ser Educacional, Jânyo Diniz, o ensino depois que a pandemia passar completamente, será híbrido e à distância. Além disso, para ele o futuro da educação está atrelado ao uso intensivo de tecnologia. 

Sendo assim, cursos 100% presenciais podem ser coisa do passado e a flexibilidade será a nova ordem no ensino superior, onde os alunos podem escolher como e quando assistir às aulas. 

Nesse sentido, o Grupo Ser Educacional está realizando investimentos em digitalização para aperfeiçoar as plataformas de ensino e se preparar para o futuro da educação. Nesse processo, a empresa pode ainda adquirir edtechs, as startups que aliam educação e tecnologia. 


Composição acionária

SEER3 Acionista Percentual
1 José Janguiê Bezerra Diniz 57,36%
2 Administradores 0,43%
3 Oceana Investimentos AVCM LTDA 5,15%
4 Free Float 37,06%