Time for Fun

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker SHOW3
Fundador Fernando Luiz Alterio
Presidente da empresa Fernando Luiz Alterio
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2016. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Top International Independent Promoter pela Billboard Touring Awards em 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014 / Prêmio Caboré 2012
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1983
Ano do IPO 2011
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Time for Fun
Principais produtos

A empresa opera cinco das mais importantes casas de espetáculos na América do Sul.

Além de promover espetáculos, envolve-se diretamente em todos os aspectos relacionados ao entretenimento ao vivo, dentre os quais podemos citar:

  • Operação de casas de espetáculos e de bilheterias
  • Comercialização de alimentos
  • Bebidas e produtos promocionais (merchandising)
  • Agenciamento e negociação de patrocínios

O que a empresa faz?

A Time for Fun ou T4F, é uma empresa líder no mercado de entretenimento ao vivo na América do Sul. Sendo que, até o momento, ela é a única empresa de entretenimento listada na bolsa brasileira.

Hoje em dia a companhia atua no Teatro Renault, em São Paulo, e no Teatro Opera Orbis Seguros, em Buenos Aires.

Um detalhe importante é que as casas de espetáculos da Time for Fun são patrocinadas em um modelo de naming rights e, exceto o Teatro Opera Orbis Seguro, todas as casas de espetáculos da Time for Fun são locadas de terceiros.

Time for Fun - SHOW3

As fontes de receita da Time for Fun são variadas, já que além de promover os espetáculos, ela se envolve com todos os aspectos do entretenimento ao vivo. Portanto, os setores da atuação  e fontes de renda da empresa são:

1- Promoção de eventos: Neste segmento, a empresa obtém renda com a venda de ingressos dos espetáculos que ela promove. Sendo que esses espetáculos podem ser de música ao vivo ou espetáculos familiares e teatro.

2- Comercialização: A empresa lucra ainda com a operação de bilheterias e comercialização de alimentos, bebidas e produtos promocionais.

Em relação a operação de bilheterias, a Time for Fun faz a venda de ingressos de todos os espetáculos através de diversos canais de vendas e pontos de venda em locais de grande circulação.

No Brasil a venda de ingressos é feita com a marca Tickets for Fun e na Argentina e Chile é usada a marca Ticketek. Já a comercialização de alimentos e afins é feita dentro das casas de espetáculos e em eventos externos.

Time for Fun - SHOW3

3- Operação de casas de espetáculo: A Time for Fun opera importantes casas de espetáculo. Essas casas são alugadas de terceiros com contratos de longo prazo e nos intervalos das agendas de espetáculos, as casas são alugadas para eventos de terceiros.

4- Patrocínio: Por fim, a Time for Fun obtém patrocínios relacionados com as atividades de promoção de eventos e operação de bilheteria, comercialização de alimentos, bebidas e produtos promocionais e operação de casas de espetáculo.


Breve história da empresa

A história da Time for Fun teve início em 1983 com a inauguração do Palace (Citibank Hall), a primeira casa de espetáculos de São Paulo. Já em 1997, a Time for Fun adquiriu o Teatro Opera em Buenos Aires, através da Time for Fun Argentina.

Pouco depois, em 1999 ocorreu a inauguração do UnimedHall (antigo Credicard Hall). Sendo que ela foi a primeira casa de espetáculos do Brasil em relação a quantidade de ingressos vendidos, segundo a pesquisa da Pollstar.

Time for Fun - SHOW3

No ano 2000 teve início às atividades de operação de bilheterias para espetáculos próprios e eventos de terceiro tanto no Brasil, quanto na Argentina, por meio da estrutura da Ticketmaster.

Já no ano de 2001 ocorreu a inauguração do Teatro Renault em São Paulo e a promoção da primeira apresentação de espetáculos da Broadway em português, com a peça Les Miserables, no Brasil.

Nesse mesmo ano houve ainda a compra do Metropolitan (atual KM de Vantagens Hall), no Rio de Janeiro capital.

Em 2004 teve início a administração do Estádio Obras Pepsi em Buenos Aires, por meio da T4F Argentina e em 2005 ocorreu a aquisição do Ticketek Argentina. Em 2006 três acontecimentos marcaram a história da Time for Fun.

Primeiro ocorreu a ampliação das atividades para os segmentos de eventos esportivos e comunicação. Segundo, houve a promoção do primeiro espetáculo do Cirque du Soleil no Brasil.

Por fim, em terceiro foi firmado o contrato de exclusividade para a administração da venda dos ingressos de espetáculos musicais no Estádio do River Plate, em Buenos Aires.

Time for Fun - SHOW3

No ano seguinte, ocorreu a celebração de um novo contrato de exclusividade para a produção de espetáculos no Estádio do River Plate. Em 2009, através do Softix System, foi criada a estrutura operacional da Tickets for Fun.

Já em 2012 teve início às operações na KM de Vantagens Hall, considerada a mais importante casa de espetáculos de Belo Horizonte e que possui capacidade para 7 mil pessoas.

Em 2013 houve a promoção do Lollapalooza, um dos maiores e mais conceituados festivais de música em todo o mundo.

Posteriormente, em 2015, houve a incorporação das Operações da Bizarro, o maior promotor de artistas latinos no Chile e em 2016 houve a associação com Luiz Oscar Niemeyer, sócio fundador da Planmusic.

Time for Fun - SHOW3

Por fim, em 2020 ocorreu a compra da participação majoritária da INTI, uma empresa de tecnologia voltada para a negociação de ingressos no setor de entretenimento e cultura.


Diretoria

Fernando Luiz Alterio (Diretor Presidente)

André Pinheiro Veloso (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Luiz Oscar Niemeyer (Diretor de Entretenimento)


Conselho administrativo

Luciano Nogueira Neto (Presidente do Conselho de Administração)

Fernando Luiz Alterio (Vice-Presidente do Conselho de Administração)

Luis Alejandro Soberón Kuri

Guilherme Affonso Ferreira

Marcelo Pechinho Hallack

Carla Gama Alves

Maurizio de Franciscis


Principais concorrentes

São Paulo Turismo S.A. (AHEB3, AHEB5)


Perspectiva para o futuro

Com a pandemia da Covid-19, a Time for Fun sofreu bastante. Afinal de contas, para evitar aglomerações, os eventos foram cancelados ou adiados.

Sendo assim, os eventos musicais da Time for Fun ficaram suspensos durante meses. Nesse sentido, o desafio da empresa no futuro próximo é superar esse período onde ela não pôde promover espetáculos.

Vale destacar que apesar de ter sofrido com a pandemia, a empresa não foi tão prejudicada e depois de 12 meses de pandemia, ela tinha apenas 10% menos de dinheiro de caixa em comparação com antes da Covid.

Time for Fun - SHOW3

A expectativa é que com a retomada dos eventos ligados ao lazer, turismo e entretenimento, a empresa se beneficie do chamado efeito champanhe. Ou seja, a empresa pode se beneficiar do fato de que os eventos podem voltar com tudo e a quantidade de eventos ser exorbitante.

Além disso, a Time for Fun pretende deixar de ser uma companhia de shows e se tornar uma empresa de conteúdo, cuja atividade principal serão os festivais.

Basicamente, a revolução da Time for Fun terá como base três pilares: crescimento orgânico através da criação de novos festivais, aquisições e atração para o país de grandes festivais no exterior.


Composição acionária

SHOW3 Acionista Percentual
1 Fernando Luiz Alterio 33,12%
2 F.A. Comércio e Participações S.A. 8,67%
3 VELT Partners Investimentos LLC 6,31%
4 CIE Internacional S.A. de CV 5,73%
5 Ações em Tesouraria 0,32%
6 Free Float 45,85%