SmartFit

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker SMFT3
Fundador Edgard Corona
Presidente da empresa Edgard Gomes Corona
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

Não há histórico de dividendos para esta empresa.

Prêmios Melhor Academia de São Paulo 2020, Exceptional Workplace 2020, Top of Mind 2020 e 2019
Ano de fundação 2009
Ano do IPO 2021
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
Principais produtos

A Smart Fit é uma empresa do mercado de academias, com liderança consolidada na América Latina.

O que a empresa faz?

A Smart Fit é a empresa líder no ramo de academias na América Latina, a maior rede de academias fora dos Estados Unidos e, também, quarta maior rede do mundo em número absoluto de clientes.

Presente em 13 países da América Latina, a empresa conta com 981 unidades (até junho de 2021). No Brasil, a rede de academias está em mais de 160 cidades em todos os 27 estados da federação.

SmartFit - SMFT3

O objetivo principal da Smart Fit é democratizar o acesso ao fitness de alto padrão, impactando na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de um número cada vez mais crescente de pessoas.

Desde o começo das suas operações, a Smart Fit cultiva uma forte cultura de inovação, com vistas a melhorar de forma contínua tanto a experiência dos consumidores deste serviço, como a produtividade de suas academias.

SmartFit - SMFT3

Além disso, a empresa foi responsável por uma grande evolução do conceito em academias, adicionando novos espaços e equipamentos para treinos mais completos, que proporcionam uma experiência mais dinâmica aos alunos.

Os números da operação da Smart Fit passaram por uma expansão desde 2011, crescendo cerca de 36% ao ano em novas academias, expandindo também o número de clientes para 2,8 milhões de usuários em 2020 (antes da pandemia).


Breve história da empresa

A Smart Fit é uma operação low cost com início em 2009. Sempre comprometida com uma experiência de alto padrão, a academia sempre contou com equipamentos de última geração e planos a preços acessíveis, entre R$49,90 e R$69,90 por mês.

Em 2012, a academia foi responsável por um upgrade em sua grade horária, passando a disponibilizar aulas coletivas. Como resultado disso, houve um aumento no número de clientes do público feminino, de 40% para 50%.

A evolução continuou e, em 2015, a Smart Fit deu início ao programa de treinamento conhecido como HIIT training, que consiste em um treinamento funcional de 30 minutos, que garante bons resultados e otimiza o uso da área de cada loja.

SmartFit - SMFT3

Todavia, em 2019 a Smart Fit alcançou a marca de inauguração de uma unidade a cada 16 horas. Durante o mês de dezembro daquele ano, foram 87 unidades inauguradas no total.

Entretanto, com a chegada da pandemia em 2020, o grupo desacelerou o ritmo e unidades inteiras foram fechadas durante este período. O momento de crise se tornou uma grande oportunidade e a Smart Fit acabou adquirindo a Queima Diária, maior plataforma de treinos online da América Latina.

Atualmente são mais de 900 unidades da Smart Fit próprias e franqueadas, em 13 países e cerca de 2,4 milhões de clientes. O grupo foi o que mais cresceu e evoluiu nos últimos cinco anos dentro do segmento de atuação de academias low cost.


Diretoria

Edgard Gomes Corona (CEO)

Thiago Borges (CFO)

André Pezeta (VP de Operações America Latina e Desenvolvimento de Novos Negócios)

Diogo Corona (COO)

Juana Melo Pimentel (Diretora Jurídica)

Leonardo Cirino (CMO)

Alexandre Gregianin (CTO)


Conselho administrativo

Soraya Teixeira Lopes Corona (Presidente)

Edgard Gomes Corona (Membro)

Ricardo Leonel Scavazza (Membro)

Daniel Rizardi Sorrentino (Membro)

Diogo Ferraz de Andrade Corona (Membro)

Fernando Machado Terni (Membr0)

Wolfgang Stephan Schwerdtle (Membro Independente)

Ricardo Lerner Castro (Membro Independente)


Principais concorrentes

Bluefit


Perspectiva para o futuro

A Smart Fit possui um modelo de negócios focado em uma operação low cost de academias (em preço de mensalidade) que oferecem um serviço de alto padrão a todos os seus clientes.

Focada em cinco pilares distintos, o serviço de alto padrão é oferecido a partir de indicadores de performance da equipe e da garantia da conveniência para os clientes, fazendo parte da maioria dos trajetos percorridos por eles ao longo do dia.

Para isso, são necessárias unidades na maior parte dos grandes centros brasileiros e outras partes do país.

SmartFit - SMFT3

Todavia, para manter o alto padrão, a Smart Fit prioriza algumas zonas das cidades escolhidas, além de garantir os melhores aparelhos, aulas eficientes e uma grande equipe de profissionais capacitados e que falam a linguagem dos seus alunos e clientes do grupo.

Por meio de soluções digitais, a Smart Fit mantém os alunos assistidos pelos professores também fora do ambiente da academia. A academia criou os aplicativos Smart Fit App e o Smart Fit GO, que disponibilizam treinos online, ao mesmo tempo que cria um ambiente acolhedor para o seu aluno.


Composição acionária

SMFT3 Acionista Percentual
1 Família Corona 15,2%
2 BPE Fit Holding S.A. – Patria 42,1%
3 Controladores 57,3%
4 Canada Pension Plan Investment Board (1) – CPPIB 12,4%
5 Novastar Investment Pte. Ltd.(1) – GIC 9,2%
6 Demais Ações em Circulação 21,1%