São Martinho

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker SMTO3
Fundador Família Ometto
Presidente da empresa Fabio Venturelli
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2010. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Maiores empresa Valor 1000 2018 / Prêmio Inovação Brasil 2019, 2018, 2017 e 2016
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1914
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos São Martinho
Principais produtos

As usinas São Martinho, Santa Cruz e Iracema produzem açúcar e etanol, enquanto a Usina Boa Vista é dedicada exclusivamente à produção de etanol.

Além disso, todas essas usinas geram energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, e a empresa vende o excedente elétrico produzido.

O que a empresa faz?

A São Martinho S.A. é uma empresa do setor sucroenergético, ou seja, especializada na produção de energia por meio da cana-de-açúcar. Ao todo, a empresa possui capacidade de moagem de, aproximadamente, 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, com área agrícola de 300 mil hectares. Além disso, a empresa dispõe de 820 mil toneladas de açúcar, na capacidade de estocagem, e 700 mil m³ de etanol.

São Martinho - SMTO3

Por conta da capacidade de produção, a São Martinho é classificada com uma das maiores empresas do setor sucroenergético do país. De forma geral, a empresa opera com quatro unidades, sendo a Usina São Martinho, região de Ribeirão Preto (SP); Usina Boa Vista, em Quirinópolis (GO); Usina Iracema, região de Limeira (SP) e Usina Santa Cruz, localizada no município de Américo Brasiliense, em SP.

A produção é focada em açúcar e etanol, onde as usinas São Martinho, Iracema e Santa Cruz são responsáveis pela produção de ambos os produtos e a Usina Boa Vista é especializada apenas na produção de etanol. O principal meio de produção é a queima do bagaço da cana, onde a empresa consegue manter a autossuficiência e, em casa de excedentes, a São Martinho realiza a venda.

São Martinho - SMTO3

Um dos principais diferencias da São Martinho é a plataforma logística para escoamento de produtos. Isso porque, a empresa conta com capacidade de armazenagem alta, além de ser beneficiada com a proximidade de ferrovias e rodovias importantes para o comercialização. Além disso, a produção escoada é em tempo real e a empresa possui um ramal ferroviário próprio.

Negócios e unidades

Os principais produtos comercializados pela São Martinho são:

  • Açúcar;
  • Etanol;
  • Energia Elétrica;

A São Martinho S.A dispõe de quatro unidades especializadas na produção de açúcar e etanol, sendo elas:

Usina São Martinho

A Usina São Martinho é a maior processadora de cana do mundo, com capacidade de moagem de 10 milhões de toneladas/safra. Localizada na cidade de Pradópolis, em São Paulo, a unidade conta com 5 mil colaboradores, sendo destaque nos processos agroindustriais, além de referência na capacidade de produção.

São Martinho - SMTO3

A usina conta ainda com variados programas de gestão, bem como treinamento amplo das equipes e sincronia das áreas agrícolas e industriais. Como diferencial, a usina apresenta um dos maiores índices de mecanização do mercado sucroenergético.

Como parte das atividades, a unidade desenvolveu um programa de proteção ao canavial, denominado de “Viva a Cana”. Além disso, a Usina São Martinho possui um Centro de Educação Ambiental (CEA), destinado à fornecer apoio e preservação ambiental para a comunidades e estudantes.

A Usina São Martinha também é responsável por abrigar o Centro de Serviços Compartilhados de toda a empresa São Martinho, onde a gestão de negócios da companhia ocorre. Além do mais, a usina conta com uma área logística de armazenamento de açúcar a granel, bem como um ramal ferroviário interno.

Usina Iracema

A Usina Iracema possui mais de 70 anos de história, com experiência na fabricação de açúcar e etanol. Localizada na cidade de Iracemápolis, em São Paulo, a unidade conta com capacidade de processamento de cana de 3 milhões de toneladas por safra. Além disso, a usina representa um dos primeiros polos da indústria açucareira desenvolvidos no século passado.

São Martinho - SMTO3

A produção da usina é estrategicamente favorecida por conta da proximidade com o Porto de Santos, sendo um diferencial para a unidade. A São Martinho, nos últimos anos, investiu fortemente na modernização e gestão da área agrícola da Usina Iracema, bem como atualizou toda a planta industrial da unidade.

Usina Santa Cruz

A Usina Santa Cruz possui dois grandes fatores à seu favor: a proximidade com o Porto de Santos e a capital de São Paulo. Fundada em 1945, a unidade fica localizada no município de Américo Brasiliense, em São Paulo, na região de Araraquara.

São Martinho - SMTO3

A capacidade de moagem da usina é de 5,6 milhões de toneladas por safra, sendo que a Santa Cruz possui 90% de cana própria. Com mais de 3 mil colaboradores, a unidade foi uma das primeiras a implementar a Política de Sustentabilidade nos processos de produção.

Usina Boa Vista

A Usina Boa Vista é uma unidade localizada em Quirinópolis (GO), considerada uma das usinas mais modernas do mundo. Com capacidade de moagem de 5 milhões de tonelada por safra, a unidade é totalmente destinada à produção de etanol, diferente das demais usinas da São Martinho.

São Martinho - SMTO3

Ao todo, a unidade possui 1,7 milhão de metros quadrados, onde 23 mil são de área construída. Além da produção de etanol, a usina também produz energia. Como projetos recentes da unidade, a São Martinho vem trabalhando em futuras expansões das operações, com o intuito de aumentar a capacidade de processamento de cana.

Um dos diferenciais da Usina Boa Vista é o Centro de Operações Industriais (COI), que conta com uma sala de comando onde é possível acompanhar, em tempo real, os processos em andamento da indústria.

Dessa forma, na usina são gerenciadas operações como:

  • Extração e tratamento do caldo de cana;
  • Fermentação;
  • Destilação;
  • Armazenagem;
  • Geração de vapor;
  • Geração de energia elétrica e ar comprimido;
  • Tratamento de água e efluentes.

São Martinho - SMTO3


Breve história da empresa

A história da São Martinho começou com o sonho da família italiana Ometto, que veio para o Brasil em busca de melhores condições de vida, no final do século XIX. A ideia inicial, era construir algo em que a família pudesse se consolidar. Assim, a família italiana se fixou no interior de São Paulo, onde começaram a trabalhar na pavimentação de uma trajetória que, mais tarde, se tornaria de grande sucesso.

São Martinho - SMTO3

O primeiro engenho de cana-de-açúcar foi montando, em 1914, no sítio Olaria. Já a produção de cana da família ocorreu, pela primeira vez, em 1932, na Fazenda Boa Vista, região de Limeira. Logo mais, em 1937, a família Ometto construiu a primeiro destilaria de álcool ao comprar, em Iracemápolis (SP), a Usina Iracema.

Além da produção de álcool, a usina também passou a fabricar açúcar, em 1946. A Usina São Martinho, localizada na cidade de Pradópolis (SP), foi adquirida, em 1949, e logo se transformou em uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar do mundo.

Ambas as usinas cresceram exponencialmente ao longo da história, bem como se modernizaram com processos de produção voltados para a obtenção de açúcar e etanol. Além disso, a São Martinho desenvolveu uma estrutura unificada, com o intuito de tornar a produção mais profissionalizada e moderna.

São Martinho - SMTO3


Diretoria

Fabio Venturelli (Diretor Presidente)

Agenor Cunha Pavan (Diretor Vice Presidente)

Felipe Vicchiato (Diretor de Relações com Investidores)

Carlos Fernando Zanetti de Andrade (Diretor Agroindustrial Unidade Santa Cruz)

Ricardo Azevedo Gonçalves (Diretor Agroindustrial da Unidade São Martinho)

Ivan Barcellos Dalri (Diretor Agroindustrial Unidade Boa Vista)

Marcos Helder Pavan Mônaco (Diretor Agroindustrial Unidade Iracema)

Elias Eduardo Rosa Georges (Diretor Jurídico, de Conformidade (Compliance) e de Relações Institucionais)

Plínio Sergio Ferraz de Campos (Diretor Administrativo)

Helder Luiz Gosling (Diretor Comercial e de Logística)


Conselho administrativo

Marcelo Campos Ometto (Presidente do Conselho de Administração)

João Guilherme Sabino Ometto (Vice Presidente Conselho de Administração)

Nelson Marques Ferreira Ometto

Mauricio Krug Ometto

Guilherme Fontes Ribeiro

João Carlos Costa Brega

Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos


Principais concorrentes

Biosev (BSEV3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a São Martinho S.A. é uma das maiores empresas sucroenergéticas do mundo, com capacidade de moagem de, aproximadamente, 24 milhões de toneladas e cana. Ao todo, a empresa dispõe de quatro unidades de produção, onde as usinas São Martinho, Iracema e Santa Cruz produzem açúcar e etanol e a Usina Boa Vista produz apenas etanol.

São Martinho - SMTO3

Além da produção do açúcar, etanol e derivados, a empresa também é responsável pela produção da própria energia, o que favorece a autossuficiência dos processos produtivos. Quando a produção de energia ultrapassa a quantidade utilizada, o excedente energético é vendido, o que gera para a companhia maior receita e economia

Para parte da infraestrutura operacional, a São Martinho destina grande parte dos lucros à logística da empresa, sempre com o intuito de aumentar o valor do produto comercializado. Além disso, a companhia trabalha para garantir maior escoação da produção, bem como agilidade por meio do armazenamento e proximidade com ferrovias e rodovias.

Nesse sentido, sua projeção futura deve incluir o aumento da capacidade de produção, bem como o desenvolvimento tecnológico das instalações já existentes, principalmente dos centros de pesquisa. Além disso, é possível esperar que a empresa otimize as operações logísticas, se mantendo como uma das principais empresas do setor sucroenergético.

São Martinho - SMTO3


Composição acionária

SMTO3 Acionista Percentual
1 LJN Participações S.A. 53,74%
2 Ações em Tesouraria 0,91%
3 Free Float 45,36%