Grupo Soma

Informações atualizadas em 04/07/2023

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker SOMA3
Fundador Fusão entre Animale e Farm
Presidente da empresa Roberto Luiz Jatahy Gonçalves
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

O Grupo Soma distribui dividendos desde 2022.

02.05.2023 0,1014429 28.06.2023 1,21%
02.05.2022 0,0907301 24.06.2022 0,75%
Prêmios Vencedora na categoria Moda e Vestuário no Melhores do ESG 2023; Vencedora do prêmio Faz Diferença 2023 na categoria Desenvolvimento do Rio.
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2010
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Comércio
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Ri da empresa
  2. Fundamentos da empresa
Principais produtos

A empresa atua por meio da comercialização de roupas e acessórios por meio das seguintes marcas:

  • Farm;
  • Fábula;
  • Foxton;
  • Animale;
  • Cris Barros;
  • Off Premium;
  • Maria Filó;
  • NV;
  • Dzarm;
  • Hering.

O que a empresa faz?

O Grupo Soma é um conglomerado de marcas de moda premium, com atendimento exclusivo para os públicos A e B.

Levando em conta a receita líquida, o Grupo Soma é o maior do Brasil e está entre as 50 maiores empresas do setor do varejo de moda. Além disso, a companhia é líder no segmento e-commerce.

Presente em 23 estados brasileiros e em 2 estados norte-americanos (1 loja em Miami e 1 loja em Nova York), o Grupo Soma conta com mais de 1,1 milhão de clientes em 282 lojas. Desse total, 25 são franquias e 257 são lojas próprias.

Grupo Soma - SOMA3

The Capital Advisor

Com um portfólio amplo e diversificado, a empresa tem como foco o público feminino. Apesar do foco nesse público, a empresa possui variedades de estilos e tendências também para homens e crianças. No total, o Grupo conta com oito marcas:

  • Farm;
  • Fábula;
  • Foxton;
  • A.Brand;
  • Animale;
  • Cris Barros;
  • Off Premium;
  • Maria Filó.

Dentre essas marcas, as grifes que mais se destacam são a Farm e a Animale, que juntas totalizam 75% do faturamento do Grupo Soma. 

Modelo de negócios do Grupo Soma

Em sua maioria, as lojas do Grupo Soma estão localizadas em shopping centers, totalizando 244 lojas. A companhia tem ainda 38 lojas físicas localizadas na rua.

Sobre a sua atuação online, a companhia conta com uma plataforma e-commerce para comercialização dos produtos, com 9 websites proprietários, bem como um aplicativo móvel da marca Off Premium.

Grupo Soma - SOMA3

Mercado e Consumo

Além do segmento varejista, o Grupo Soma atua no mercado de atacado, no qual comercializa seus produtos por meio de 2.800 revendedores multimarcas.

Portanto, a revenda dos produtos do Grupo garante alta capilaridade no país, levando, assim, suas marcas para, aproximadamente, 1.063 cidades brasileiras.

No Brasil, o Grupo Soma possui 9 centros de distribuição, o qual totaliza uma área de 13 mil metros quadrados. A companhia conta ainda com um ateliê, localizado no Rio de Janeiro, responsável por realizar as modelagens e prototipagem das coleções das marcas do Grupo. 


Breve história da empresa

A história do Grupo Soma teve início em 2010, quando duas grandes grifes do mundo da moda – Animale e Farm – decidiram se juntar.

A Animale foi criada em 1991, pela família Jatahy e logo se tornou referência no mercado da moda feminina.

Ao longo desses anos, a marca se tornou uma das maiores do segmento premium no Brasil, comercializando produtos de alta qualidade, sofisticação e luxo.

Grupo Soma - SOMA3

RJ empregos

Anos depois, em 1997, os empresários e sócios Marcello Bastos e Katia Bastos criaram a Farm. A marca foi, portanto, elaborada para expressar as cores vibrantes da cidade do Rio de Janeiro na fabricação dos produtos, principalmente, aqueles relacionados às roupas e acessórios.

Contudo, em 2010, ambas as marcas realizaram a fusão dos negócios, criando, assim, o Grupo Soma.

No ano de 2014, o grupo adquiriu a marca Fábula, empresa especializada em moda infantil; além da Brand, marca referência em temas contemporâneos.

No ano seguinte, a marca Foxton – especializada em moda masculina – reforçou o portfólio da Soma se tornando a única marca do Grupo a ter roupas e acessórios para homens.

Em 2017, foi a vez da marca Cris Barros entrar para o Grupo Soma, se tornando mais uma das marcas de luxo da companhia.

No ano de 2018, o grupo criou a Off Premium, uma plataforma especializada no escoamento dos saldos das coleções fabricadas pelo Grupo Soma.

Dois anos após a criação da Off Premium, o Grupo Soma adquiriu a marca Maria Filó, empresa especializada na fabricação de produtos feitos com tricô.

Por fim, em abril de 2021, o Grupo Soma anunciou a compra da concorrente Hering, importante marca brasileira de moda, no valor de R$ 5,1 bilhões, transformando o grupo na quarta maior empresa do setor de vestuário no Brasil. Os acionistas da Hering receberam, após a fusão, R$ 9,63 por ação e 1,62 ação do Grupo Soma.

Grupo Soma - SOMA3

Brasília Shopping


Diretoria

Roberto Luiz Jatahy Gonçalves – Diretor-Presidente
Gabriel Silva Lobo Leite – Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Marcello Ribeiro Bastos – Diretor de Marcas
Gustavo Rudge de Oliveira Fonseca – Diretor Executivo
Rodrigo Cardozo Martins – Diretor Executivo
Alisson Suzzim Calgaroto – Diretor Executivo

Conselho administrativo

Marcel Sapir – Presidente do Conselho – Conselheiro Independente
Fabio Hering – Vice-Presidente do Conselho de Administração
Roberto Luiz Jatahy Gonçalves – Conselheiro
Marcello Bastos – Conselheiro
Gisela Dantas Rodenburg – Conselheira Independente
Maria Laura Tarnow – Conselheira Independente
Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho – Conselheiro Independente

Principais concorrentes

Lojas Marisa (AMAR3)

C&A (CEAB3)


Perspectiva para o futuro

O Grupo Soma é um dos maiores varejistas de moda do Brasil e conta com várias marcas consolidadas, como Animale, Farm e Maria Filó. No total, o grupo possui dez marcas, 282 lojas físicas – que juntas somam mais de 1,1, milhão de clientes – além do e-commerce.

Ademais, o crescimento da empresa, ao longo dos anos, foi resultado das aquisições estratégicas que a companhia realizou, com o intuito de ampliar o portfólio e manter a sua atuação, oferecendo produtos para as classes A e B.

Grupo Soma - SOMA3

Exame

O fato da empresa ter um portfólio composto por grandes marcas, é um ponto positivo para o seu futuro. No entanto, é preciso considerar que o segmento de moda conta com uma grande concorrência.

Portanto, se você pretende investir na empresa, é preciso levar em conta que a abertura de capital da empresa é recente, foi em 2020. Por isso, ela ainda não tem um histórico consistente no mercado que torne possível a avaliação do seu desempenho histórico na bolsa.


Composição acionária

SOMA3 Acionista Percentual
1 Gisella Jatahy Gonçalves 5,29%
2 Claudia Jatahy Gonçalves 15,96%
3 Roberto Luiz Jatahy Gonçalves 16,45%
4 Demais acionistas 23,6%
5 Free Float 38,70%