Grupo Soma

Avaliação dos usuários
Empresa Ainda não foram feitas avaliações
Gestão Ainda não foram feitas avaliações
Ticker SOMA3
Fundador Fusão entre Animale e Farm
Presidente da empresa Roberto Luiz Jatahy Gonçalves
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

Por conta da recente abertura de capital da empresa, não há histórico de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2010
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Comércio
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Ri da empresa
  2. Fundamentos da empresa
Principais produtos

A empresa atua por meio da comercialização de roupas e acessórios através das marcas:

  • Farm;
  • Fábula;
  • Foxton;
  • A.Brand;
  • Animale;
  • Cris Barros;
  • Off Premium;
  • Maria Filó.

O que a empresa faz?

O Grupo Soma é um conglomerado de marcas de moda premium, que atende exclusivamente aos públicos A e B. Atualmente, em termos de receita líquida, o Grupo é considerado o maior do Brasil. No segmento e-commerce, o Grupo Soma é líder, além de estar entre as 50 maiores empresas do setor do varejo de moda.

Grupo Soma - SOMA3

O portfólio da empresa é amplo e diversificado, com foco no público feminino. Apesar disso, o Grupo possui variedade de estilos e tendências para mulheres, crianças e homens. Ao todo, são oito marcas comercializadas pelo Grupo, onde Animale e Farm são as grifes que mais se destacam.

Juntas, ambas as empresas totalizam 75% do faturamento do Grupo Soma. Basicamente, a companhia se enquadra em duas categorias distintas:

  • Atividade Principal (confecção de peças do vestuário sob medida, exceto roupas íntimas; comércio varejista de artigo de vestuário e acessórios);
  • Classificação setorial: Comércio / Tecidos/ Consumo Cíclico / Vestuário e Calçados.

O Grupo Soma está presente em 23 estados brasileiros, bem como e 2 estados norte-americanos (1 loja em Miami e 1 loja em Nova York). Ao todo, a companhia conta com mais de 1,1 milhão de clientes em 282 lojas. Do total de lojas, 25 são franquias e 257 são lojas próprias.

Modelo de Negócios

Grande parte das lojas do Grupo Soma ficam localizadas em shopping centers, totalizando 244 lojas. O restante, 38 lojas físicas, ficam localizadas na rua. Além das lojas físicas, o Grupo Soma também dispõe de uma plataforma e-commerce para comercialização dos produtos, com 9 websites proprietários, bem como um aplicativo móvel da marca Off Premium.

Grupo Soma - SOMA3

Além do segmento varejista, o Grupo Soma também atua no mercado de atacado, onde comercializa seus produtos por meio de 2.800 revendedores multimarcas. A revenda dos produtos do Grupo garante alta capilaridade no país e a companhia consegue levar suas marcas para, aproximadamente, 1.063 cidades brasileiras.

No Brasil, o Grupo Soma possui 9 centros de distribuição, totalizando uma área de 13 mil metros quadrados. Além disso, a companhia conta ainda com um ateliê, localizado no Rio de Janeiro, responsável por realizar as modelagens e prototipagem das coleções das marcas do Grupo.

As marcas que compõe o Grupo Soma são:

  • Farm;
  • Fábula;
  • Foxton;
  • A.Brand;
  • Animale;
  • Cris Barros;
  • Off Premium;
  • Maria Filó.

Grupo Soma - SOMA3


Breve história da empresa

A história do Grupo Soma teve início, em 2010, quando duas grandes grifes do mundo da moda – Animale e Farm – decidiram se juntar. A Animale é uma empresa criada em 1991, pela família Jatahy, sendo referência no mercado da moda feminina. Ao longo dos anos, a marca se tornou uma das maiores do segmento premium no Brasil, comercializando produtos de alta qualidade, sofisticação e luxo.

Grupo Soma - SOMA3

Já a Farm foi criada pelos empresários e sócios Marcello Bastos e Katia Bastos, em 1997. A princípio, a marca foi elaborada para expressar as cores vibrantes da cidade do Rio de Janeiro na fabricação dos produtos, principalmente relacionada às roupas e acessórios.

Em 2010, ambas as marcas realizaram a fusão dos negócios, criando assim o Grupo Soma. Já em 2014, o Grupo realizou a aquisição da marca Fábula, empresa especializada na moda infantil, além da Brand, marca referência em temas contemporâneos.

Já em 2015, a marca Foxton – especializada em moda masculina – reforçou o portfólio se tornando a única marca do Grupo a ter roupas e acessórios no universo masculino. Em 2017, a marca Cris Barros entrou para o Grupo Soma, se tornando mais uma das marcas de luxo da companhia.

Grupo Soma - SOMA3

Em 2018, o Grupo criou a Off Premium, uma plataforma especializada no escoamento dos saldos das coleções fabricadas pelo Grupo Soma. Além das marcas próprias, o Grupo Soma também opera com marketplace e Gross Merchandise Volume, onde comercializa produtos de outras marcas importantes do varejo de moda nacional.

Por fim, em 2020, o Grupo Soma adquiriu a marca Maria Filó, empresa especializada na fabricação de produtos feitos com tricô.

Grupo Soma - SOMA3


Diretoria

Roberto Luiz Jatahy Gonçalves – Diretor-Presidente

Haroldo de Paiva Lorena – Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Marcello Ribeiro Bastos – Diretor de Marcas

Conselho administrativo

Marcel Sapir – Presidente do Conselho de Administração

Roberto Luiz Jatahy Gonçalves – Vice-Presidente do Conselho de Administração

Claudia Jatahy Gonçalves – Conselho de Administração

Marcello Bastos – Conselho de Administração

Maria Laura Tarnow – Conselho de Administração

Guilherme Stocco Filho – Conselheiro Independente

Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho – Conselheiro Independente


Principais concorrentes

Lojas Marisa (AMAR3)

C&A (CEAB3)

CIA Hering SA (HGTX3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, o Grupo Soma é um dos maiores varejistas de moda do Brasil. Com marcas consolidadas, como Animale, Farm e Maria Filó, a companhia faturou, só no ano passado, R$ 1,3 bilhão. No panorama de maiores empresas de vestiário feminino, a companhia está em 5º lugar.

Ao todo, o Grupo Soma possui oito marcas, 282 lojas físicas – que juntas somam mais de 1,1, milhão de clientes – além do e-commerce. Grande parte das lojas físicas do Grupo ficam localizadas em shopping centers, totalizando 90% da disposição total das lojas.

Grupo Soma - SOMA3

Nitidamente, a recente abertura de capital agregou valor econômico à empresa, que pretende utilizar o dinheiro para realizar mais aquisições de novas marcas para o Grupo, como a Maria Filó, adquirida em fevereiro de 2020.

O crescimento da empresa ao longo dos anos foi resultado das aquisições estratégias que a companhia realizou. As marcas adquiridas entraram para o Grupo como forma de ampliar o portfólio e manter a atuação, principalmente com as classes A e B.

Sendo assim, sua projeção futura deve incluir a utilização do dinheiro advindo do IPO para abrir novas lojas, bem como pagar dívidas e dividendos. Além disso, o Grupo deve investir no aperfeiçoamento do e-commerce como forma de acompanhar o cenário de vendas atual.


Composição acionária

SOMA3 Acionista Percentual
1 Gisella Jatahy Gonçalves 5,29%
2 Claudia Jatahy Gonçalves 15,96%
3 Roberto Luiz Jatahy Gonçalves 16,45%
4 Demais acionistas 23,6%
5 Free Float 38,70%

Qual sua opinião sobre a empresa?