Sondotecnica Engenharia Solos S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker SOND3, SOND5, SOND6
Fundador Jaime Rotstein
Presidente da empresa Fabio Bergman
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Sondotécnica distribui dividendos desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1954
Ano do IPO 1980
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Sondotecnica Engenharia Solos
Principais produtos

A Sondotécnica presta serviços de engenharia, oferecendo projetos nos setores de:

•  Transporte;

•  Hidráulicas de Grande Porte;

•  Meio Ambiente;

•  Petróleo e Gás;

•  Saneamento;

•  Eletricidade.

Os produtos da companhia nos setores são:

•  Estudos preliminares;

•  Planos diretores;

•  Estudos de viabilidade;

•  Projetos básicos e executivos;

•  Gerenciamento de projetos e de obras;

•  Modelagem e gerenciamento de processos de privatização e concessões;

•  Elaboração e coordenação de estudos ambientais e apoio técnico na obtenção das licenças necessárias à implantação e operação de empreendimentos;

•  Inspeção de fabricação, especificação técnica, montagem de equipamentos;

•  Testes pré-operacionais e comissionamento;

•  Assessoria técnica e supervisão de construção.

O que a empresa faz?

A Sondotecnica Engenharia Solos é uma empresa que presta serviços de engenharia. Com mais de 3 mil projetos executados e mais de 400 clientes atendidos, a empresa é líder em consultoria de engenharia no Brasil.

Atualmente, a companhia oferece sua expertise para empreendimentos em vários setores, tais como: transporte, habitação, energia, meio ambiente e irrigação.

Sondotecnica Engenharia Solos S.A - SOND3, SOND5, SOND6

Sendo que alguns dos serviços que ela oferece são: estudos preliminares e de viabilidade, planos diretores, projetos básicos e executivos, gerenciamento de projetos e obras e ainda assessoria técnica e supervisão de construções.


Breve história da empresa

A história da Sondotecnica Engenharia teve início em 1954, quando ela foi fundada pelo engenheiro Jaime Rotstein. Em 1955, a empresa realizou estudos e orientou projetos para a construção das barragens de Três Marias (MG), do Rio Itajaí (SC) e do Rio Jaguari (SP).

Já em 1957, a empresa colaborou com os estudos da Ponte Internacional Brasil-Paraguai, que mais tarde ficou conhecida como a Ponte da Amizade.

No ano seguinte, a empresa participou de forma ativa da construção de Brasília. Com isso, ela estudou, projetou e executou as fundações de mais de 100 edifícios da futura capital do Brasil. 

Sondotecnica Engenharia Solos S.A - SOND3, SOND5, SOND6

Nos anos seguintes, a empresa participou de diversos projetos. Por exemplo, ela realizou o estudo de viabilidade técnico-econômica da Rodovia Rio-Santos para o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), em 1967.

Além disso, ela também elaborou o Plano Nacional de Irrigação (1969), elaborou o Plano de Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Xingu e Tapajós (1973) e ainda desenvolveu o estudo e o projeto da estação do Metrô de Botafogo, no Rio de Janeiro (1977).

Na década de 80 e 90, a empresa fez parte de muitos outros projetos. Por exemplo, em 1980, a empresa fiscalizou e gerenciou as obras para a implantação do Sistema Serra Azul, para suprimento do abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Já em 1982, a Sondotecnica Engenharia elaborou os projetos básico, executivo e os estudos ambientais da Usina Hidrelétrica de Manso, no Mato Grosso. No ano de 1993, a Sondotecnica Engenharia executou o plano para o Sistema de Abastecimento de Água de Luanda, na Angola.

Além disso, em 1998, a companhia foi responsável pela supervisão e gerenciamento das obras de Ampliação do Cais Almirante Storni, na província de Chubut, na Argentina.

Sondotecnica Engenharia Solos S.A - SOND3, SOND5, SOND6

Nos anos 2000, a Sondotecnica Engenharia participou de vários outros projetos nacionais e internacionais.

Um projeto brasileiro que podemos citar como exemplo, foi o projeto para obras de adequação viária para a Ampliação da Capacidade de Tráfego da Marginal Tietê, em São Paulo.

Já no exterior, a empresa foi responsável por fiscalizar a realização dos projetos e obras de recuperação da Rodoviária Panamericana Norte, no Peru (2001), foi responsável também pelo projeto completo para construção do Sistema de Abastecimento de Água das cidades de Benguela e Lobito, na Angola.

A empresa continuou a expandir a sua participação e a realizar diversos outros projetos nos anos seguintes. Por exemplo, em 2014, ela realizou a gestão dos projetos de engenharia envolvidos na implantação do VLT nas regiões portuária e central da cidade do Rio de Janeiro.

Sondotecnica Engenharia Solos S.A - SOND3, SOND5, SOND6

Já em 2016, a empresa supervisionou a Implantação das Obras Civis 13 – Jade e em 2018 ela elaborou o projeto executivo da Unidade de Armazenamento a Seco (UAS) de combustível nuclear usado e do prédio auxiliar para a Usina Nuclear Almirante Alvaro Alberto (CNAAA).

Por fim, em 2019 a companhia executou para a Arteris e ANTT, através da tecnologia BIM, serviços técnicos especializados de engenharia para elaboração de projetos de consolidação da fase funcional e projeto executivo da duplicação, vias marginais e dispositivos da BR-116/PR e da BR-116/SC.


Diretoria

Homero Valle de Menezes Cortes – Diretor Presidente

Luiz Antonio M. Santanna – Diretor

José Antonio Mazzoco – Diretor


Conselho administrativo

Fabio Bergman – Presidente do Conselho de Administração

Daniel Bergman

Sheila Bergman


Principais concorrentes

Tecnosolo – TCNO4

Mills Solares (MILS3)

Priner Serviços Industriais (PRNR3)


Perspectiva para o futuro

Com quase 70 anos de história, a Sondotecnica Engenharia Solos S.A foi fundada com o intuito de atuar nas áreas de investigação e sondagem de solo.

No entanto, ao investir fortemente em pesquisas, treinamentos e qualificação, a empresa foi ampliando o seu portfólio de produtos ao longo do tempo.

Sondotecnica Engenharia Solos S.A - SOND3, SOND5, SOND6

O resultado disso é que hoje ela é líder em consultoria de engenharia no Brasil. Apesar disso, o seu futuro é incerto. Isso porque, a empresa está em recuperação judicial desde 2012.

Como muitas empresas não conseguem dar a volta por cima, não sabemos se a Sondotecnica Engenharia Solos S.A irá superar a recuperação judicial ou se ela quebrará.


Composição acionária

SOND3 Acionista Percentual
1 Sheila Bergman 95,58%
2 Lully Administração E Participação Ltda 0,33%
3 Free Float 4,09%
SOND5, SOND6 Acionista Percentual
1 Sheila Bergman 32,02%
2 Lully Administração E Participação Ltda 12,39%
3 Ações em Tesouraria 1,09%
4 Free Float 54,50%