STATKRAFT Energias Renováveis S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker STKF3
Fundador Estado Norueguês
Presidente da empresa Fernando De Lapuerta Montoya
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Acesse para verificar sobre a distribuição de dividendos da companhia. 

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1995
Ano do IPO 2011
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
Principais produtos

Geração e comercialização de energias sustentáveis e renováveis, sendo essas dentro do Brasil:

  • Hidroelétrica
  • Eólica

Além da prestação de serviços na construção de barragens.

O que a empresa faz?

Statkraft é uma empresa com foco em energias renováveis, com geração de energia hidroeléctrica, solar e eólica, atuando em 20 países, distribuídos pela Ásia, Europa e América do Sul. A companhia é considerara líder na Europa no mercado de energias renováveis. Além disso, também produz energia a gás e trabalha no fornecimento de aquecimento urbano.

No Brasil, o grupo possui atividades na geração de energia eólica e hidroelétrica, com 450MW de capacidade de potência, possuindo clientes comerciais e industriais. A companhia foi a primeira geradora de energia renovável rastreável com garantia nacional dentro do país.

Suas usinas dentro do país ficam majoritariamente concentradas na região Sul e Sudeste; já a geração de energia eólica é estrategicamente instalada na região nordeste.


Breve história da empresa

Sua fundação em 1895 na Noruega é considerada após o governo adquirir os direitos de uma cachoeira no sistema fluvial do condado de Vest Adger, buscando fornecer energia elétrica para operar uma ferrovia em Setesdal. Posteriormente, entre os anos de 1907 e 1920, o governo Norueguês passou a adquirir o direito à várias cachoeiras, tornando-se assim o maior proprietário de usinas hidroelétricas do Norte Europeu. Entretanto, durante os anos de 1960 e 1970, o uso da energia hidroelétrica tornou-se controverso dado ao grande impacto ambiental que sua produção causava.

Posteriormente, durante os anos de 1994, a Naturkraft S.A. foi criada, buscando utilizar o gás natural norueguês na produção de eletricidade. No mesmo ano, a Statkraft firmou acordo com a holandesa SEP e a alemã Preussen Elektra, fortalecendo mais a integração do mercado de energia europeu.

No ano de 1995, a companhia passou a integrar a sociedade de outras empresas ligadas ao segmento de energia. Nos anos posteriores, a expansão se tornava cada vez mais nítida e significativa. O ano de 1996 foi marcado pela primeira aquisição estrangeira da Statkraft, ao adquirir uma pequena parcela da Sydkraft, a segunda maior empresa de energia Sueca. No mesmo ano também foi inaugurada a usina de energia no distrito de Dolakha, localizado à cerca de 100 quilômetros de Katmandu, no Nepal. Já em 1998, a companhia abria seu primeiro escritório para comercialização de energia continental.

Ao iniciar o novo milênio, a companhia passou a focar ainda mais em sua expansão internacional, além de procurar novas formas de energia sustentáveis, uma vez que a busca por fontes renováveis passava a ser uma pauta mais frequente na discussão global. No ano de 2002 o seu primeiro parque eólico foi inaugurado. Em 2005 a Statkraft passou a ingressar um projeto hidroelétrico localizado na Índia, conhecendo os desafios energéticos em um país em desenvolvimento.

No Brasil, a companhia deu início as suas atividades no ano de 2009, focando em energia eólica na região Nordeste. Já em 2011 passou a operar no ramo de energia elétrica, e no ano seguinte começou suas atividades com foco em Geração de Energia Renovável.

Atualmente a Statkraft Brasi possui 18 ativos de geração em operação dentro do Brasil, possuindo participação de 50% da geração produtiva nacional.


Diretoria

Fernando De Lapuerta Montoya (Diretor Presidente)

Leoze Lobo Maia Junior (Diretor Financeiro e de RI)

Diogo Ramos Scussei (Diretor de Gestão de Ativos)

Liandra Pellegrini Lancellote Pinto (Diretora de Recursos Humanos)

Patrícia Candido Pinto Silva (Diretora Jurídica)

Paula Abrantes Suanno (Diretora de Desenvolvimento e Novos Negócios)

Thiago Maciel Tomazzoli (Diretor de Operações e Manutenção)


Conselho administrativo

Austin Laine Powell (Presidente do Conselho)

Kjersti Ronningen

Anders Gustav Taucher

Ana Maria Loureiro Recart

María Tersa Gonzáles Ramirez

Jan Erik Felle

Paulo Conte Vaconcellos

Isaac Berensztejn


Principais concorrentes

ENGIE Brasil Energia S.A – EGIE3

Renova Energia – RNEW11


Perspectiva para o futuro

Por ser uma Companhia com foco em energias renováveis e sustentáveis, a Statkraft trabalha para que o consumo mundial se transforme nas próximas décadas, mirando na produção e distribuição de energias que causem o menor impacto possível ao meio ambiente.

Sendo uma das empresas que fazem parte do Pacto Global das Nações Unidas, um dos compromissos da companhia é cooperar na neutralização da emissão de carbono até 2040.

No Brasil, seu foco principal é triplicar sua capacidade de gerar energia renovável até o ano de 2025.

O Grupo também possui uma estratégia baseada em quatro pilares para reforçar o uso de energias renováveis até 2030.

Esses pilares são:

  • Fornecer Energia limpa e flexível – Alavancar a energia hidroeléctrica;
  • Acelerar a energia solar e eólica onshore e offshore, além de baterias de armazenamento;
  • Entregar soluções de Mercado Verde aos clientes;
  • Ampliação de novas tecnologias de Energia Verde;

Composição acionária

STKF3 Acionista Percentual
1 Statkraft Investimentos 81,31%
2 FUNCEF 18,69%