Taesa

Informações atualizadas em 12/07/2023

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  4,5 de 5
Ticker TAEE3, TAEE4, TAEE11
Fundador Terna Participações S.A.
Presidente da empresa André Augusto Telles Moreira
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Taesa distribuí dividendos constantes aos seus acionistas desde 2007. Acesse este link para conferir o histórico de pagamento de dividendos da empresa.

Prêmios Prêmio Melhores Empresas em Segurança e Saúde no Trabalho em 2019 / Certificado Great Place To Work (GPTW) 2019/2020 / Prêmio Broadcast Empresas 2018 / 3º lugar entre as 10 finalistas do Prêmio Valor 1000 –Setor Energia Elétrica / Troféu Transparência 2014 e 2015/ melhor empresa no setor de utilidade pública no Melhores da Bolsa 2021/
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2006
Ano do IPO 2012
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Taesa
Principais produtos

A Taesa é, exclusivamente, dedicada à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão de energia elétrica e detém 39 concessões de transmissão. São elas:

  • 10 concessões que compõem a empresa holding (TSN, Novatrans, ETEO, GTESA, PATESA, Munirah, NTE, STE, ATE e ATE II);
  • 10 investidas integrais (Brasnorte, ATE III, São Gotardo, Mariana, Miracema, Janaúba, Sant’Ana, São João, São Pedro e Rialma I);
  • 19 participações (ETAU, Transmineiras e os Grupos AIE e TBE).

O que a empresa faz?

A Taesa (Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.) é uma empresa que atua no setor elétrico com foco na transmissão de energia elétrica. Considerando a Receita Anual Permitida (RAP), a Taesa é uma das maiores dentre empresas privadas que atuam neste setor no Brasil.

Taesa - TAEE3, TAEE4, TAEE11

SpaceMoney

A companhia possui 11.062 km de linhas em operação e 2.514 km de linhas em construção, totalizando 13.576 km de extensão e 97 subestações.

Atualmente, ela detém 39 concessões de transmissão, com prazo médio de vencimento de 16,5 anos. Essas concessões são divididas da seguinte forma:

  • 10 concessões compõem a empresa holding (TSN, Novatrans, ETEO, GTESA, PATESA, Munirah, NTE, STE, ATE e ATE II);
  • 10 investidas integrais: Brasnorte, ATE III, São Gotardo, Mariana, Miracema, Janaúba, Sant’Ana, São João, São Pedro e Lagoa Nova;
  • 19 participações: ETAU, Transmineiras e os Grupos AIE e TBE;

Por meio dessas concessões, a Taesa consegue atuar nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

Uma das vantagens competitivas da empresa é que o setor de energia é perene, ou seja, é mais estável e previsível. Sendo assim, parte dessa previsibilidade deriva justamente do fato de que este setor trabalha com contratos longos que são ajustados pela inflação. 

O setor de transmissão no Brasil

O setor de transmissão brasileiro pode ser dividido em nas seguintes 3 categorias:

  • Categoria 1 – Concessões prorrogadas: ativos outorgados antes de 1999 e prorrogados, em 2012, por mais 30 anos com revisão tarifária com periodicidade de 5 anos
  • Categoria 2 – Concessões licitadas com base blindada: ativos leiloados entre 1999 e novembro de 2006, com Receita Anual Permitida corrigida anualmente pelo índice do IGP-M e reduzida pela metade no 16º ano de operação, sem revisão tarifária nas concessões com prazo de 30 anos;
  • Categoria 3 – Concessões licitadas: ativos leiloados a partir de novembro de 2006, com Receita Anual Permitida corrigida anualmente pelo índice do IPCA e revisão tarifária nos 5º, 10º e 15º anos do contrato de concessão (30 anos).

Ao analisarmos o modelo de negócios da empresa, é possível perceber que as concessões são inclusas nas categorias 2 e 3. Dessa forma, a companhia tem Market Share de, aproximadamente, 12% em termos de RAP total nessas duas categorias, sendo a atuação predominante na categoria 2.

Taesa - TAEE3, TAEE4, TAEE11

Nord Research


Breve história da empresa

A história da Taesa teve início no ano 2000, quando houve a fundação da TSN e da Novatrans. Três anos depois, ambas foram adquiridas pela Terna S.p.A. 

Em 2006, houve a fundação da empresa, com o nome de Donnery Holdings S.A., com posterior alteração da razão Social de Donnery Holdins S.A. para Terna Participações S.A.

Taesa - TAEE3, TAEE4, TAEE11

Suno

No mesmo ano, a empresa fez a sua abertura de capital, com suas ações listadas no Nível 2 de Governança Corporativa. Como resultado, a Terna S.p.A. passou a deter 66% do capital social da Companhia, enquanto os 34% restantes ficaram em circulação no mercado.

A companhia conseguiu importantes aquisições, em 2007, tais como a Brasnorte, ETAU, GTESA e PATESA. No ano seguinte, após compra da ETEO, a empresa estabeleceu a Taesa Serviços e realizou uma reestruturação da gestão administrativa.

No ano de 2009, a empresa passou por um processo de alteração de controle acionário. Com isso, as ações de titularidade da Terna S.p.A. foram transferidas para a Transmissora do Atlântico, empresa cujo capital social encontrava-se dividido entre o FIP Coliseu, com 51% de participação, e a CEMIG GT, com 49%.

Após essas mudanças, a empresa alterou a denominação social, passando de Terna Participações S.A. para Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.

Brazil Journal

Um ano depois, houve a oferta pública de aquisição de ações, por causa da alienação do controle acionário pela Terna S.p.A.  Além disso, a companhia fez a incorporação da Alterosa, Alvorada, TSN, Novatrans, ETEO e Taesa Serviços.

Já em 2012, ocorreu mais uma oferta pública, desta vez de 24 milhões de ações Units da Taesa. A partir disso, a empresa adquiriu a NTE, STE, ATE e Unisa, 10% das Transmineiras pela EATE, além de adquirir Mariana no leilão em 2013.

Durante anos, a empresa atuou no processo de expansão por meio de aquisições de linhas de transmissão em leilões de concessão.

Já em 2009, a empresa apresentou a conclusão do empreendimento de Miracema e dos reforços da Novatrans. Por conta disso, a ela recebeu prêmio por melhores práticas de segurança no trabalho.

Suno

Em 2020, a empresa finalizou o empreendimento Mariana e concluiu o processo de aquisição dos ativos São João, São Pedro (Âmbar) e Lagoa Nova (Rialma I).

Por fim, em 2022, a Taesa fez a aquisição do lote 3, 5 e 10 em leilões da Aneel e concluiu os empreendimentos Aimorés, ESTE (TBE) e Paraguaçu.


Diretoria

André Augusto Telles Moreira (Diretor Presidente e Diretor Jurídico e Regulatório)

Rinaldo Pecchio Jr (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Marco Antônio Resende Faria (Diretor Técnico)

Fábio Antunes Fernandes (Diretor de Negócios e Gestão de Participações)

Luis Alessandro Alves (Diretor de Implantação)


Conselho administrativo

Reynaldo Passanezi Filho (Presidente do Conselho)

José Reinaldo Magalhães

Reinaldo Le Grazie

Jaime Leôncio Singer

Maurício Dall’Agnese

Cesar Augusto Ramirez Rojas

Fernando Bunker Gentil

Bernardo Vargas Gibsone

Mario Engler Pinto Junior

Celso Maia de Barros

Hermes Jorge Chipp

Rodrigo de Mesquita Pereira

Ana Milena López Rocha

Gabriel Jaime Melguizo Posada


Principais concorrentes

AES Tietê (TIET3, TIET4, TIET11)

Energias do Brasil (ENBR3)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP3, ALUP4, ALUP11)

Cemig (CMIG3, CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Eletrobras (ELET3, ELET5, ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI3, ENGI4, ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Neoenergia (NEOE3)

Renova Energia (RNEW3, RNEW4, RNEW11)

Transmissão Paulista (TRPL3, TRPL4)


Perspectiva para o futuro

A Taesa tem um importante papel e relevância no segmento de transmissão de energia no Brasil, visto que ela é uma das maiores empresas privadas do setor, tendo crescido por meio de aquisições, concessões e projetos.

Taesa - TAEE3, TAEE4, TAEE11

SpaceMoney

Apesar de já ser uma gigante, a companhia ainda tem muito potencial de crescimento. Tendo isso em mente, para o futuro podemos esperar que a empresa incremente seus ativos estratégicos com grande complementariedade geográfica, sabendo da necessidade de fornecimento elétrico num país extenso como o Brasil.

Portanto, a expectativa é que a empresa mantenha a sua alta qualidade operacional e margens elevadas, com foco no crescimento e na sólida geração de caixa, aprimorando operações que aumentem as sinergias com o portfólio já existente da empresa.

Vale ressaltar ainda que o setor de transmissão de energia elétrica é considerado um gargalo no Brasil, além de ter um bom espaço para crescimento.

Sendo assim, para a Taesa crescer ela deve investir bastante em novas linhas de transmissão e novos projetos.

Por fim, o governo brasileiro espera, entre 2020-2029, cerca de R$ 104 bilhões em investimentos para transmissão no Brasil, o que pode gerar oportunidades para desenvolvimento e consolidação da posição da Taesa no mercado.

Taesa - TAEE3, TAEE4, TAEE11


Composição acionária

TAEE3 Acionista Percentual
1 CEMIG 36,97%
2 ISA Brasil 26,03%
3 Mercado 37,00%
TAEE4 Acionista Percentual
1 CEMIG 1,28%
2 Free Float 98,72%