Taurus Armas

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker TASA3, TASA4
Fundador João Kluwe Júnior, Ademar Orlando Zanchi, Oscar Henrique Purper, Eugênio Ervin Hausen, Herbert Müller e João Guilherme Wallig
Presidente da empresa Salesio Nuhs
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos constantes aos seus acionistas de 2002 até 2013. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Golden Bullseye Awards / Gun of the Year / Manufacturer of the Year / Handgun of the Year
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1939
Ano do IPO 1982
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Taurus
Principais produtos

A empresa fabrica equipamentos bélicos e não bélicos dentre eles:

  • Armas de fogo (pistolas, revólveres, armas longas, carabinas entre outros);
  • Armas de airsoft;
  • Coletes à prova de balas;
  • Capacetes motociclísticos;
  • Contentores plásticos;
  • Peças de aço geometricamente complexas (através do método de Moldagem por Injeção de Metal).

O que a empresa faz?

A Taurus Armas é uma empresa que atua no segmento de bens industriais, armas e equipamentos. Especializada na fabricação de armas e acessórios, capacetes, contêineres e plásticos. Além disso, também possui atuação na moldagem por injeção de metal (Metal Injection Molding – MIM. 

Taurus Armas - TASA3, TASA4

A Companhia Brasileira de Cartuchos, empresa de controle estatal, desde 2014, é a principal acionista da Taurus. No Brasil, a Taurus possui três plantas, sendo duas sediadas em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, uma no Paraná, e a outra nos EUA. Ao todo, a empresa exporta para mais de 100 países. 

Com mais de 2.100 trabalhadores, a Taurus é uma das maiores fabricantes de revólveres do mundo e a 4ª marca que mais vende nos EUA. Por conta do elevado padrão de qualidade e inovação, a Taurus já recebeu dezenas de prêmios. 

A princípio, a Taurus foi fundada como uma forja genérica, porém, em 1940, se especializou na fabricação de revólveres. Em 1980, consolidada no mercado de armas, a empresa já produzia diversos modelos de armas táticas e pistolas. 

Taurus Armas - TASA3, TASA4

Além das armas de fogo, a empresa também fabrica armas de airsoft, coletes à prova de balas e capacetes para motociclistas. A Taurus também fabrica contentores plásticos e peças de aço, por meio do método de moldagem por injeção de metal.  

A Taurus está listada na Bolsa de Valores brasileira com ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN), sob os códigos FJTA3 e FJTA4, respectivamente. 


Breve história da empresa

A história da Taurus tem forte relação com a história das guerras mundiais. Isso porque a empresa foi fundada em 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. Antes disso, no Brasil, o então presidente na época, Getúlio Vargas, já defendia que o país deveria investir de forma mais eficiente na industrialização. 

Assim, com o apoio do presidente, um grupo de empresários do Rio Grande do Sul decidiu fundar uma fábrica de ferramentas que, logo depois, passou a produzir sua própria arma. Em 1942, a empresa deu início à produção de revólveres e logo em seguida começou a construção de uma nova fábrica que atendesse a demanda de produção. 

Taurus Armas - TASA3, TASA4

Dois anos depois, em 1950, a Taurus já contava com duas fábricas, que possuíam suporte para fabricação das próprias ferramentas. Durante as décadas de 1960 e 1970, a empresa passou por um processo de expansão, por meio da diversificação dos produtos. O crescimento corroborou para a construção de uma nova fábrica. 

Após investir fortemente em infraestrutura e desenvolvimento, a companhia expandiu suas operações para o mercado internacional e inaugurou a Taurus International Manufacturing, em 1981, na Flórida, EUA.

A partir disso, o crescimento da empresa só aumentou e a Taurus passou a ser reconhecida como uma das maiores fabricantes de armas do mundo, recebendo diversos reconhecimentos internacionais. 

A fim de dar continuidade ao processo de expansão das capacidades da companhia, a Taurus transferiu, em 2019, a sede dos Estados Unidos para um novo centro de fabricação, localizado no sul da Geórgia, com mais de 18 mil metros quadrados. 

Taurus Armas - TASA3, TASA4

Além disso, como uma das últimas ações da empresa, a Taurus assinou uma joint venture com uma importante empresa indiana com o intuito de atender ao programa do atual governo indiano, chamado “Make in India”. O intuito do governo é atrair para o país fabricantes de alta tecnologia.


Diretoria

Salesio Nuhs (Diretor Presidente)

Sergio Castilho Sgrillo Filho (Diretor Administrativo e Financeiro e Diretor de Relações com Investidores)

Eduardo Minghelli (Diretor sem designação específica)

Ricardo Machado (Diretor sem designação específica)


Conselho administrativo

Jorio Dauster Magalhães e Silva (Presidente)

Bernardo Simões Birmann

Luciano Luiz Barsi

Sérgio Laurimar Fioravanti

Magno Neves Fonseca


Principais concorrentes

Smith & Wesson

Ruger

Glock Ges.m.b.H.


Perspectiva para o futuro

Como visto, é uma empresa que atua no segmento de bens industriais, armas e equipamentos. Apesar da forte presença da marca no mercado internacional,a empresa, nos últimos anos, vem se reinventando para consolidar sua posição no Brasil e manter o posicionamento de uma das maiores produtoras de armas do mundo. 

Taurus Armas - TASA3, TASA4

Desde 2018, a Taurus está passando por uma fase de mudanças estruturais. Como parte das mudanças, a companhia centralizou as produções em um único prédio, além de garantir estabilidade nos processos operacionais desenvolvidos pela empresa. 

Basicamente, a mudança na empresa está ocorrendo em quatro diretrizes: estabilidade de entrega, produtividade, qualidade e logística. Além disso, a Taurus criou um sistema de qualidade integrada, na qual a produção é iniciada com o fornecedor e vai até o consumidor final.

Portanto, sua projeção futura deve incluir maior investimento nos processos de produção, além de otimizar a presença que possui no Brasil a fim de continuar como uma das líderes na fabricação de arma no país, e no mercado internacional.


Composição acionária

TASA3 Acionista Percentual
1 Tauruspar Participações S.A. 82.76%
2 Luiz Barsi Filho 0,65%
3 Clube de Investimentos Etoile 0,80%
4 Free Float 15,79%
TASA4 Acionista Percentual
1 Tauruspar Participações S.A. 14,98%
2 Luiz Barsi Filho 9,84%
3 Clube de Investimentos Etoile 5,23%
4 Free Float 69,95%