Tecnisa

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker TCSA3
Fundador Meyer Joseph Nigri
Presidente da empresa Joseph Meyer Nigri
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Tecnisa é uma empresa em crescimento sem histórico recente e constante de pagamento de dividendos. Acesse para o conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Vencedora no 10º Prêmio Masterinstal / Top Imobiliário (Embraesp e Grupo Estado): A Tecnisa foi a 1ª Construtora, a 2ª Incorporadora e a 10ª maior empresa de vendas no Brasil / Prêmio Melhores Empresas em Gestão de Pessoas
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1977
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Tecnisa
Principais produtos

A empresa nos segmentos base das construtora através da:

  • Incorporação
  • Vendas
  • Construção

Por meio de empreendimentos como:

  • Apartamentos
  • Lotes
  • Unidades Comerciais
  • Unidades Hoteleiras
  • Casas
  • Flats

Seus empreendimentos estão distribuídos nos principais centros urbanos, sendo eles:

  • Brasília
  • Curitiba
  • Fortaleza
  • Manaus
  • São José de Campos
  • Salvador
  • Santos
  • São Paulo

O que a empresa faz?

A Tecnisa é uma empresa que atua no ramo imobiliário, o que é considerado como consumo cíclico. Sendo que, a sua atividade principal é o comércio da área imobiliária de forma integrada.

Sendo assim, a empresa adota um modelo onde ela atua tanto na área de construção, quanto de incorporação e venda de imóveis. Em outras palavras, ela atua ativamente na incorporação, construção e venda de um imóvel.

A Tecnisa é considerada como uma das maiores empresas do setor imobiliário do Brasil. Ela possui lançamentos e empreendimentos em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, São José de Campos, Salvador, Santos e São Paulo.

Tecnisa - TCSA3

Em relação aos números da empresa, no total são mais de 7.3000.000 m² lançados. Ela atua por meio de empreendimentos como: apartamentos, unidades comerciais, casas, lotes, flats e unidades hoteleiras. 

Por fim, a empresa possui ainda investimentos no campo de tecnologia, cujo objetivo é melhorar o seu atendimento. Sendo que a empresa se caracteriza pelo seu serviço de atendimento focado, sobretudo, no digital.


Breve história da empresa

A história da empresa que hoje é líder do seu setor de atuação, teve início no mês de setembro de 1977, quando o estudante de engenharia civil da Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Meyer Joseph Nigri, criou a Tecnisa Engenharia.

Ao fundar a empresa, o objetivo de Nigri era que a Tecnisa se tornasse uma referência dentre as construtoras. Sendo assim, durante os anos 80 a empresa investiu em medidas inovadoras para o seu setor de atuação.

Tecnisa - TCSA3

Dentre as medidas tomadas, a que mais se destacou foi a política de redução e otimização de insumos utilizados nas obras. Essa medida fez com que os materiais gastos fossem reduzidos consideravelmente.

Logo, houve uma diminuição dos custos em comparação com a média do mercado das outras empresas do mesmo setor. Na década seguinte a empresa não parou de inovar e apresentou alguns conceitos que fizeram com que ela se diferenciasse das suas concorrentes.

Por exemplo, a empresa apresentou ao mercado o conceito de grand space. Em resumo, a Tecnisa construiu edifícios maiores nas regiões nobres de São Paulo, onde ela oferecia uma área maior do que os edifícios dos concorrentes, sem um acréscimo proporcional ao preço. Ou seja, ela passou a entregar mais por menos. 

Além disso, a Tecnisa foi pioneira ao criar o conceito de roof top, que consiste na área de lazer na cobertura e não no térreo, como ocorre na maior parte dos empreendimentos. Por fim, ela foi ainda a primeira companhia a entregar empreendimentos com áreas comuns equipadas e decoradas.

Tecnisa - TCSA3

Na década de 80 e 90, a Tecnisa realizou várias inovações. No entanto, foi na década de 2000 que ela mais se destacou com as inovações realizadas. Por exemplo, no ano 2000 ela foi a primeira empresa a fazer a venda de um imóvel pela internet.

Além disso, a Tecnisa foi a primeira companhia a ter uma equipe de corretores online com foco exclusivo na venda de apartamentos pela internet. Inclusive, o Google reconheceu a Tecnisa como a empresa do segmento imobiliário com as melhores práticas em links patrocinados do mundo.

A Tecnisa também foi a primeira empresa a proporcionar vídeo-atendimento pela internet aos clientes e operar 24 horas sem interrupção no atendimento aos possíveis compradores. 

Já na área de relacionamento com o cliente, a empresa desenvolveu um programa que engloba 42 pontos de contato, que são feitos desde a compra do imóvel na planta, até a entrega das chaves.

Tecnisa - TCSA3

A Tecnisa foi ainda biografada como uma das companhias com as melhores práticas em relacionamento com o cliente no livro O Brasil encanta o Cliente. Outras empresas que foram biografadas no livro foram: O Boticário, Pão de Açúcar, TAM Aéreas e Fleury Laboratórios.

No ano de 2002, a Tecnisa passou a investir em projetos sociais com correlação direta com os negócios da empresa. Alguns desses projetos são:

  • Alfabetização em Canteiro de Obras;
  • Profissionais do Futuro;
  • Projeto Primeiro Emprego;
  • Projeto Vizinho.

Ao longo dos anos a Tecnisa continuou a se desenvolver e se consolidou como uma empresa inovadora. Em 2007, com trinta anos de existência, a empresa fez a sua abertura de capital.

Tecnisa - TCSA3

Já em 2011, foram iniciadas as obras de infraestrutura do Jardim das Perdizes, considerado o maior empreendimento imobiliário a ser lançado na cidade de São Paulo, nos últimos 40 anos.

Sendo que o bairro foi planejado com tecnologias modernas e sustentáveis. Enfim, ainda hoje a Tecnisa continua buscando a inovação em seus empreendimentos.


Diretoria

Joseph Meyer Nigri (Diretor Presidente)

Alexandre Firmo Mangabeira Albernaz (Diretor de Negócios São Paulo)

Douglas Duarte (Diretor Comercial)

Fabio Villas Bôas (Diretor Técnico)

Flávio Vidigal de Capua (Diretor Financeiro e de Relação com Investidores)

Ivam Marcelo Torres (Diretor de Serviços Compartilhados)

José Carlos Lazaretti Júnior (Diretor Jurídico)

Romeo Deon Busarello (Diretor de Marketing)


Conselho administrativo

Ricardo Barbosa Leonardos (Presidente e membro independente)

Meyer Joseph Nigri (Vice Presidente)

Andriei José Beber (Membro Independente (minoritários))

Fernando Tadeu Perez (Membro Independente)

Daniel Citron (Membro Independente (minoritários))


Principais concorrentes

Cyrela (CYRE3)

JHSF (JHSF3)

Eztec (EZTC3)

Construtora Tenda (TEND3)

Even (EVEN3)

MRV (MRVE3)

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Gafisa (GFSA3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

A pandemia da Covid-19 impactou negativamente vários setores. Contudo, o segmento da construção civil foi considerado essencial, logo, ele não parou. Inclusive, nesse período a taxa de juros estava baixa e a demanda por imóveis aumentou.

Desse modo, a Tecnisa retomou os seus lançamento próprios e passou a comprar terrenos. Ou seja, a empresa comprou terrenos para aproveitar o momento propício aos novos lançamentos.

Tecnisa - TCSA3

Além disso, na época ela disse que pretendia vender os terrenos não estratégicos que estão fora de São Paulo, principalmente no Distrito Federal e em Curitiba. Com a perspectiva de lançamentos e novos empreendimentos, a empresa está otimista em relação ao futuro.


Composição acionária

TCSA3 Acionista Percentual
1 Jar Participações Ltda. 15,16%
2 Meyer Joseph Nigri 8,54%
3 Joseph Meyer Nigri 0,02%
4 Lilian Raquel Czeresnia Nigri 1,84%
5 VKN Administração de Recursos Ltda 5,37%
6 Free Float 69,07%