Tegma

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,5 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker TGMA3
Fundador Fernando Schettino e Francisco Creso
Presidente da empresa Marcos Antonio Leite de Medeiros
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2007, com exceção do ano de 2014. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor empresa na categoria transporte rodoviário e a melhor entre as melhores operadoras de transporte pela OTM Editora / Cinco melhores Executivos de RI das Small caps do Brasil em 2019 Melhores CEO/CFO/DRI das Small caps do Brasil em 2019 pela IR Magazine / Melhor empresa da Bolsa (bens de capitais) pela Infomoney, IBMEC e Economática
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1969
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Tegma
Principais produtos

A companhia oferece diversos produtos na solução de logística de cargas com foco nos veículos 0km até as concessionárias.

Os principais produtos da empresa são:

  • Transporte de veículo
  • Gestão de pátios e armazenamento de veículos
  • PDI (Pre-Delivery-Inspection)
  • Armazenagem
  • Logística Industrial

O que a empresa faz?

A Tegma é uma das principais empresas brasileiras a atuar no segmento automotivo e logístico. Dessa maneira, ela tem como atividade principal as operações logísticas em território nacional.

Sendo que os serviços da Tegma atendem aos segmentos de: alimentos e bebidas, automotivos, cosméticos, eletroeletrônicos, farmacêuticos, químicos e petroquímicos e projetos especiais. Dessa maneira, os serviços da empresa são: 

1- Logística automotiva: Esse serviço tem início com a coleta de veículos 0km nas montadoras, portos ou transformadoras.

Tegma - TGMA3

Eles são transportados por caminhões “cegonhas” próprias ou terceirizadas até os centros consolidadores.

Nesses centros é feita a roteirização das viagens e expedição para as concessionárias em todo o Brasil.

2- Gestão de pátios e armazenagem de veículos: A gestão de pátios é a administração de veículos que acabaram de ser produzidos ou importados.

São usadas áreas próximas às fábricas ou portos que chegam a comportar oito mil veículos.

Além disso, o gerenciamento de estoques e centros de distribuição de veículos é feito com o apoio de sistemas que permitem o acompanhamento do cliente em tempo real.

3- PDI (Pre-Delivery-Inpsection): Esse serviço consiste na instalação de acessórios como rádios, película de vidro, adesivagem e afins.

Também é feita a inspeção de entrega de veículos 0km de acordo com o modelo e as informações recebidas dos clientes, serviços de estocagem e entrega final.

4- Armazenagem: Envolve o planejamento de entrada, manuseio e separação, picking ou separação e preparação de pedidos e expedição.

Algumas outras atividades englobam logística, reserva, inspeção de mercadorias, rastreamento em tempo real, gerenciamento de peças e instalação de equipamentos.

Tegma - TGMA3

5- Logística Industrial: A Tegma atua em toda a gestão de logística, desde o recebimento do produto até o abastecimento das linhas de produção.

A companhia oferece serviços como: armazenagem, transporte, operação portuária, movimentação de granéis sólidos e líquidos e produtos acabados e operação inbound de matérias-primas.


Breve história da empresa

A Tegma deu início às suas operações em 1969, com o nome de Transportadora Sinimbu. Os seus fundadores foram Fernando Schettino e Francisco Creso. Inicialmente, a empresa atuava com o transporte de carnes.

Já em 1971, a empresa passou a fazer o transporte dos veículos da General Motors da fábrica de São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói. Em pouco tempo, o transporte de veículos se tornou o principal negócio da empresa. 

Em 1998 por meio da unificação das operações logísticas da Sinimbu com a Schlatter e Transfer, empresas brasileiras de transporte, e a entrada da Axis do Brasil, com acionistas do Grupo Coimex e Allied Holdings (maior operador logístico de transporte outbound dos EUA), a Tegma passou a operar com o nome de Axis Sinimbu Logística Automotiva S.A.

Tegma - TGMA3

Em 2001 a empresa adquiriu a Translor Veículos Ltda. uma companhia pioneira no transporte de veículos 0km no país.

Em 2002 houve a aquisição da participação da Allied Holdings pelo Grupo Coimex e pelo Grupo Itavema-Sinimbu. Com isso, a empresa passou a se chamar Tegma Gestão Logística Ltda.

Em 2004 a Tegma comprou 49% das ações da Catlog, o provedor logístico único da Nissan e da Renault no Brasil.

Posteriormente, em 2007 foi feita a abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo e a aquisição das empresas: Tegma Cargas Especiais Ltda, P.DI. Ltda e Tegma Logística Integrada S.A (antiga CLI).

Além disso, foi criada a Tegma Venezuela S.A. Nos anos seguintes, a Tegma cresceu a sua atuação ao adquirir outras empresas, como por exemplo, a CTV em 2008.

Em 2011 a Tegma adquiriu o controle da Direct Express Logística Integrada S.A, uma empresa responsável por entregas B3B e B2C com forte presença no mercado e-commerce.

Tegma - TGMA3

No ano seguinte, a Tegma adquiriu o negócio operado pela LTD Transportes Ltda, através da compra de 100% da Trans Commerce Transportes de Cargas Ltda, que conta com forte atuação no mercado de logística fracionada, sobretudo, na distribuição de mercadorias com peso acima de 30 kg.

Já em 2014 a Tegma optou por vender a Direct Express para a sociedade controlada pela B2W. Em 2017 a administração da companhia aprovou a alienação da participação de 25% na controladora em conjunto com a Tegma Venezuela S.A. 

Por fim, em 2018 foi criado a GDL Gestão de Desenvolvimento em Logística Participações S.A, uma joint venture que engloba as atividades de armazenagem e movimentação de mercadorias em geral desenvolvidas em Cariacica-ES pela Tegma Logística Integrada e pela Companhia de Transportes e Armazéns Gerais (SILOTEC).


Diretoria

Marcos Antonio Leite de Medeiros (Presidente)

Ramón Pérez Arias Filho (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Tarcísio Francisco Felisardo (Diretor Sem Designação Específica)


Conselho administrativo

Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos (Presidente)

Evandro Luiz Coser (Vice-Presidente)

Fernando Luiz Schettino Moreira

Mário Sérgio Moreira Franco

Orlando Machado Junior

Paulo Ernesto do Valle Baptista

Maria Bernardette Barbieri de Orem

Herbert Steinbert

Otacílio José Coser Filho

Francisco Creso Junqueira Franco Junior

Décio Carbonari de Almeida


Principais concorrentes

JSL (JSLG3)


Perspectiva para o futuro

A Tegma é uma das principais empresas brasileiras a atuar no segmento automotivo e logístico. Apesar disso, a Tegma, assim como muitas outras empresas brasileiras, foi impactada pela pandemia da Covid-19.

Tegma - TGMA3

Acontece que por causa da falta de componentes, a indústria automotiva foi afetada com a pandemia. Como a Tegma tem como negócio principal a logística automotiva, ela também foi impactada. Desse modo, a diminuição na venda de veículos leves, teve impacto na Tegma.

A expectativa é que a partir de 2022 esse cenário da indústria automotiva comece a mudar. Com isso, a Tegma também pode apresentar uma boa recuperação. 


Composição acionária

TGMA3 Acionista Percentual
1 Mopia Participações e Empreendimentos Ltda. 23,3%
2 Cabana Empreendimentos e Participações Ltda. 7,3%
3 Coimex Empreendimentos e Participações Ltda. 20%
4 Outros acionistas controladores (pessoa física) 0,8%
5 Controladores, administradores e tesouraria 51,5%
6 Ações em circulação 48,5%