Teka Tecelagem Kuehnrich S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker TEKA3, TEKA4
Fundador Paul Fritz Kuehnrich.
Presidente da empresa Recuperação Judicial
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Teka é uma empresa em Recuperação Judicial sem histórico consistente de pagamento de dividendos.

Prêmios A TEKA foi eleita pelo público como a melhor fornecedora de cama, mesa e banho do setor hoteleiro e recebe este mês o Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria 2018
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1939
Ano do IPO 1969
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI Teka
  2. Fundamentos
Principais produtos

A Teka oferece produtos exclusivos, que unem qualidade às tendências do universo da moda casa.

Linha Premium

Linha Lar

Linha Luxury

Linha Profiline

Linha Atelier

O que a empresa faz?

A Teka Tecelagem Kuehnrich é uma das maiores fabricantes de artigos de casa, mesa e banho da América Latina.

A sede da empresa está localizada em Blumenau (SC) e a companhia conta com 3 unidades fabris nas cidades de Blumenau, Artur Nogueira (SP) e Indaial. Sendo que a produção é dividida segundo o produto.

Teka Tecelagem Kuehnrich S.A - TEKA3, TEKA4

Desse modo, a fábrica de Blumenau, que tem 70.510 m², é focada na produção de toalhas felpudas. Por outro lado, a filial de Indaial, que tem 54.608 m², é voltada para a produção de toalhas Jacquard.

Por fim, a unidade em Artur Nogueira realiza a produção de roupas de cama, edredom e colcha matelassê. No total, a companhia produz cerca de treze mil toneladas de produtos anualmente, que são distribuídos pelo Brasil e para o exterior.


Breve história da empresa

A história da Teka Tecelagem Kuehnrich teve início em 1926, quando a primeira fábrica da empresa começou a operar em um espaço anexo à residência do seu fundador, Paul Fritz Kuehnrich.

Já em 1935, a companhia se tornou uma Sociedade Anônima e passou a se chamar Companhia Kuehnrich S.A. Posteriormente, a razão social da companhia foi alterada para Tecelagem Kuehnrich S.A., em 1941.

Além disso, o logotipo da empresa foi mudado para TK. Depois de um tempo, a sonoridade das letras T e K acabaram originando a sigla TEKA.

Como Teka é uma palavra curta e fácil, ela foi rapidamente adotada por fornecedores e clientes e até hoje é usada. A logo atual, que é composta por quatro traços, representa as quatro atividades que a companhia realiza: fiação, tecelagem, acabamento e confecção.

Teka Tecelagem Kuehnrich S.A - TEKA3, TEKA4

No ano de 1947, foi montada a primeira fiação com produção de 50 toneladas de fios por mês e em 1959, a empresa instalou três mesas para estampagem manual a quadros, para atender a demanda crescente por produtos estampados.

Já em 1964, com o aumento da produção, a empresa adquiriu uma máquina Zimmer de 8 cores, uma das primeiras a ser instaladas no Brasil. Em 1968, a TEKA reforçou a sua atuação no mercado internacional ao aderir a um programa de isenções do governo.

Sendo que o primeiro contrato foi firmado na feira Eastern Rand Show, na África do Sul. Isso serviu para abrir as portas para que a empresa pudesse vender seus produtos para todo o mundo.

O ano de 1983 foi um ano desafiador para a Teka. Isso porque, o parque fabril de Blumenau foi inundado, o que provocou a perda de toneladas de insumos e estragou várias máquinas. Cerca de 3 mil colaboradores ajudaram a limpar os prédios da empresa.

Porém, em 1984, essa situação se repetiu. Desse modo, a empresa decidiu construir um muro. Com 829 metros de comprimento e capacidade para conter enchentes de até 17 metros, o muro recebeu 8 mil m³ de concreto e 600 toneladas de aço.

Sendo que a parte visível do muro tem uma altura que varia entre 2 a 6 metros. Além do muro, também foram construídas grandes galerias e tanques embaixo da empresa. Em 1992, o nível do rio Itajaí-Açu subiu novamente, mas o muro conseguiu impedir o alagamento da empresa. 

Teka Tecelagem Kuehnrich S.A - TEKA3, TEKA4

No ano de 1999, a Teka recebeu o prêmio ECO 99, que reconheceu a cidadania empresarial na categoria Controle de Poluição Ambiental.

Depois desse primeiro prêmio, a empresa recebeu mais quase 70 prêmios reconhecendo a qualidade dos produtos e as iniciativas sociais e ambientais da companhia.

O ano de 2015 foi marcado pela abertura do primeiro outlet da Teka, com produtos a preços especiais para a população de Blumenau e região, além dos compradores de outros estados brasileiros que vão até a cidade para conhecer a empresa.


Diretoria

Mario Parasky 

Márcio Hoffmann 

Fabiane Paula Esvicero


Conselho administrativo

Empresa em Recuperação Judicial


Principais concorrentes

Coteminas – CTNM4

Renauxview – TXRX

Dohler – DOHL4

Pettenati – PTNT4

Cataguases – CATA3


Perspectiva para o futuro

Fundada em 1926, a Teka Tecelagem Kuehnrich é uma das maiores fabricantes de artigos de casa, mesa e banho da América Latina.

No entanto, o futuro da empresa é incerto. Isso porque, no final de 2012, a empresa entrou com o pedido de recuperação judicial perante a Comarca de Blumenau.

Teka Tecelagem Kuehnrich S.A - TEKA3, TEKA4

De acordo com a empresa, a ação visa à proteção dos seus ativos e a manutenção da atividade econômica e de seu valor de mercado.

Enfim, como o processo de recuperação judicial costuma demorar bastante e muitas empresas não conseguem dar a volta por cima, o futuro da Tecelagem Kuehnrich ainda é incerto.


Composição acionária

TEKA3 Acionista Quantidade Percentual
1 Monte Claro Participações E Serviços S.A 146.757 87,40%
2 Cell Participações E Administração Ltda 4.718 2,81%
3 Outros 16.438 9,79%
TEKA4 Acionista Quantidade Percentual
1 Monte Claro Participações E Serviços S.A 41.703 12,44%
2 Cell Participações E Administração Ltda 55.884 16,67%
3 Outros 237.651 70,89%