Telefônica Brasil

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker VIVT3, VIVT4
Fundador Privatização da Telebrás através da venda de participações ao grupo SP Telecomunicações
Presidente da empresa Christian Mauad Gebara
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Telefônica distribui dividendos consecutivamente desde 2011. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 26ª edição do Prêmio Folha Top of Mind
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1998
Ano do IPO 1998
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. Fundamentos Telefônica Brasil
  2. RI da empresa
Principais produtos

A gigante da telefonia nacional atua em diversas frentes de produtos e serviços em geral. Em resumo podemos citar como principais produtos oferecidos pela companhia :

  • Serviços de telefonia móvel
  • Serviços de internet móvel
  • Pacotes de telefonia residencial
  • Serviços e produtos para internet residencial
  • Venda direta de aparelhos telefônicos
  • Vivo TV

O que a empresa faz?

A Telefônica é uma marca institucional usada no mundo todo. Sendo assim, globalmente existe a marca Movistar na Espanha e países da América Latina (exceto Brasil) e O2 para o Reino Unido.

Já no Brasil, os seus produtos e serviços são comercializados sob a marca Vivo. Todas as marcas da Telefônica adotam um posicionamento de colocar o cliente no centro de tudo o que a empresa realiza.

Telefônica Brasil - VIVT3, VIVT4

Contudo, cada marca possui uma identidade e características próprias para que elas possam se aproximar das realidades e perfis dos mercados onde atuam.

Ou seja, cada uma delas busca criar vínculos com os clientes e fortalecer a marca frente aos concorrentes. Enfim, a vivo oferece serviços como:

  • Telefonia móvel;
  • Internet móvel;
  • Venda direta de aparelhos telefônicos;
  • Vivo TV;
  • Pacotes de telefonia residencial;
  • Serviços e produtos para internet residencial.

Sustentabilidade

A Telefônica está relacionada com alguns projetos sustentáveis visando o equilíbrio econômico, ambiental e social. Por exemplo, através da Vivo Sustentável são desenvolvidas ações, práticas e iniciativas visando a promoção do bem-estar da sociedade.

Telefônica Brasil - VIVT3, VIVT4

Em resumo, o objetivo é gerar cada vez mais impactos socioambientais positivos e atender às mudanças do mercado. Além disso, desde 2010 a Telefônica é signatária do Pacto Global que busca estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa.

Já em relação ao meio ambiente, a empresa participa do Carbon Disclosure Project, que reúne vários indicadores de emissão de carbono por companhias no mundo todo.


Breve história da empresa

A história da Telefônica no Brasil começou em 1998. Foi nesse ano que a Telesp, companhia estatal de telecomunicações do Sistema Telebrás, foi privatizada. Ao ser privatizada, ela foi adquirida pela Telefónica da Espanha e a Telefônica Brasil foi formada. 

Telefônica Brasil - VIVT3, VIVT4

No começo, a empresa oferecia apenas telefonia fixa no estado de São Paulo. Mas em 2007 o portfólio de produtos e serviços começou a crescer quando a companhia fez uma parceria com a TVA para oferecer serviços de TV.

Sendo que em 2012, a TVA acabou sendo incorporada pela Telefônica. Em 2010 a Telefônica comprou as ações da Vivo, que antes eram da Portugal Telecom. Com isso, ela se tornou a líder do mercado de telecomunicações no Brasil.

Em 2011 a empresa mudou o nome de Telecomunicações São Paulo S.A (Telesp) para Telefônica Brasil. O nome passou a refletir a atuação da empresa em todo o Brasil, já que ela não se limitava mais ao estado de São Paulo.

No ano seguinte, a marca Vivo passou a ser usada como a marca comercial da empresa em todo o Brasil. Sendo que o portfólio da companhia era composto por: telefonia fixa, TV por assinatura, telefonia móvel e banda larga. 

Telefônica Brasil - VIVT3, VIVT4

Em 2015 a Telefônica comprou a GVT e reforçou a oferta de rede fixa em regiões fora do estado de São Paulo. Posteriormente, em 2017 ocorreu a integração da Terra Brasil à Telefônica Data, a subsidiária integral da Telefônica Brasil.

O objetivo com essa integração foi aumentar a eficiência das empresas e dar mais um passo no processo de transformação digital da Telefônica. No mês de novembro de 2020 foi concluído o processo de conversão das ações preferenciais em ações ordinárias.

Desse modo, agora o código de negociação das ações é apenas VIVT3 e não existem mais as ações VIVT4. Essa conversão serviu para ampliar os direitos dos acionistas de acordo com o mais alto nível de Governança Corporativa do mercado.

Telefônica Brasil - VIVT3, VIVT4

No dia 14 de dezembro de 2020 a oferta em conjunto com a TIM S.A e a Claro S.A foi a vencedora do leilão de ativos da operação de telefonia móvel do Grupo Oi.

Mas a compra ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


Diretoria

Christian Mauad Gebara (Diretor Presidente)

David Melcon Sanchez-Friera (Diretor de Finanças e de Relações com Investidores)

Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira (Secretário Geral e Diretor Jurídico)


Conselho administrativo

Eduardo Navarro de Carvalho (Presidente)

Christian Mauad Gebara

Claudia Maria Costin

Narcis Serra Serra

Francisco Javier de Paz Mancho

Julio Esteban Linares López

Ana Theresa Borsari

Sonia Julia Sulzbeck Villalobos

Luiz Fernando Furlan

Antonio Carlos Valente da Silva

José María Del Rey Osorio

Juan Carlos Ros Brugueras


Principais concorrentes

TIM (TIMP3)

Oi (OIBR3)

Claro NET


Perspectiva para o futuro

A Vivo, Tim e Claro foram vencedoras do leilão da Oi Móvel, mas a compra ainda não foi aprovada. Entretanto, espera-se que em breve as três maiores empresas de telefonia móvel do Brasil, terão a aprovação da compra.

Apesar da perspectiva de aprovação, é possível que as empresas tenham que se submeter a algumas medidas. Por exemplo, elas terão que atender a todos os assinantes e não poderão recusar determinadas áreas de cobertura.

Telefônica Brasil - VIVT3, VIVT4

Outro aspecto a se considerar sobre o futuro da Vivo foi o anúncio recente de uma joint-venture. Em resumo, a Vivo e o grupo educacional Ânima formaram uma joint-venture para a criação de uma plataforma de cursos digitais.

A joint-venture, que será formada em partes iguais, deve começar suas operações em 2022. Sendo que o foco da plataforma será em cursos livres em áreas como turismo, negócios, tecnologia e gestão.


Composição acionária

VIVT3 Acionista Percentual
1 Telefónica S.A. 34,67%
2 Telefónica Latinoamérica Holding. S.l. 8,18%
3 Telefonica Chile S.A. 0,16%
4 Sp Telecomunicações Participações Ltda 51,46%
5 Ações Tesouraria 0,40%
6 Free Float 5,13%
VIVT4 Acionista Percentual
1 Telefónica S.A. 27,26%
2 Telefónica Latinoamérica Holding. S.l. 32,21%
3 Artisan Partners Limited Partnership 8,66%
4 Sp Telecomunicações Participações Ltda 3,44%
5 Free Float 28,43%