Totvs

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,6 de 5
Gestão:
  2,7 de 5
Ticker TOTS3
Fundador Laércio Cosentino e Ernesto Haberkorn
Presidente da empresa Dennis Herszkowicz
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2006. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Top of Mind de RH na categoria Tecnologia para Gestão de RH. / Melhor Governança Corporativa no Brasil pela World Finance em 2010. / Melhor Gestão entre as empresas latino-americanas do setor de Tecnologia/Software pela Euromoney.
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1983
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Tecnologia da Informação
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Totvs
Principais produtos

O produto principal da Totvs se baseia em Softwares para diversos segmentos. Dentre os ramos de atuação, para os quais a empresa fornece aplicativos e soluções, podemos citar os seguintes :

  • Agroindústria;
  • Construção;
  • Distribuição e logística;
  • Educacional;
  • Serviços financeiros;
  • Jurídico;
  • Manufatura;
  • Saúde;
  • Serviços;
  • Varejo.

O que a empresa faz?

A Totvs é uma Companhia que atua com soluções de negócios para empresas de todos os portes, oferecendo, principalmente, softwares de gestão empresarial. Só na América Latina, a Companhia possui cerca de 30% do Market Share do segmento.

Totvs - TOTS3

Além do Brasil, a empresa também está presente em 41 outros países. Ademais, a Totvs está listada no “Novo Mercado”, o mais avançado nível de governança corporativa das empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira, B3.

De forma geral, a estrutura da Totvs é formada por 11 filiais no Brasil, além dos 52 territórios franqueados e 10 centros de desenvolvimento. Além do território nacional, a empresa também possui filiais na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, México e Portugal. Além disso, nos Estados Unidos, México, China e Taiwan a Totvs conta com 7 filiais e 4 centros de desenvolvimento.

Inovação e Soluções

A Totvs é líder no Brasil quando o assunto é inovação em soluções de negócios. Sendo assim, a empresa possui forte base investidora, pautada no desenvolvimento e realização de diversas aquisições. De forma geral, a Companhia trabalha com foco em ofertas de soluções de negócios especializadas e integradas às soluções de back-office.

Totvs - TOTS3

Além disso, a Totvs oferece uma plataforma de gestão de negócios.  Nesse sentido, a empresa trabalha visando auxiliar os clientes por meio das soluções, onde os clientes conseguem ganhar maior produtividade e, por outro lado, a Companhia conecta o cliente à cadeia de valor.

Segmentos e produtos

Totvs - TOTS3

A Totvs é conhecida por realizar investimentos orgânicos e inorgânicos, com foco em 10 segmentos diferentes, sendo eles:

  • Manufatura;
  • Distribuição e Logística;
  • Varejo;
  • Serviços;
  • Financial Services;
  • Agronegócio;
  • Construção e Projetos;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Jurídico.

Basicamente, a Totvs trabalha com dois tipos de soluções, CLOUD e SaaS, soluções que oferecem qualidade e alto grau de satisfação entre os clientes. Além disso, por meio das soluções, a empresa possui como foco a entrega de experiências empresariais de uso e versões sofisticadas de software.


Breve história da empresa

A história da Totvs teve início em um escritório de serviços, onde, a princípio, foi fundada a empresa denominada Sistemas Integrados de Gerência Automática (SIGA), em 1969.

De forma geral, o escritório era especializado na prestação de serviços gerais na área de informática. Com o passar do tempo, o bureau de serviços desenvolveu um sistema de gerenciamento, onde foi possível automatizar os processos administrativos.

Totvs - TOTS3

Com a chegada dos microcomputadores, em 1983, o sistema integrado se transformou em uma Companhia, denominada Microsiga Software, fundada por Ernesto Mário Haberkorn e Laércio Cosentino.

Ambos os fundadores almejavam atuar no mercado de software de gestão empresarial integral. Assim, desenvolveram uma empresa de software especializada em pequenas e médias empresas. Mais tarde, a Microsiga e a Siga se fundiram para se tornar a Totvs.

Totvs - TOTS3

Aquisições

O nome Totvs S.A só veio em 2005, quando a Microsiga mudou a razão social da empresa. Antes disso, em 2003 e 2005, a Companhia passou por duas aquisições importantes, a Sipros do México e a Logocenter, respectivamente.

No ano seguinte, em 2006, a Totvs se tornou a primeira empresa do setor de Tecnologia da Informação (TI) a abrir capital na bolsa de valores brasileira, sendo listada no Novo Mercado da B3.

Totvs - TOTS3

Em 2008, a empresa incorporou a Datasul – multinacional de capital brasileiro, sediada em Joinville, no estado de Santa Catarina – e, no ano seguinte, mudou novamente a razão social para TOTVS, uma franquia com a “concessão de franchising”. Já em 2015, a empresa fez uma importante aquisição ao comprar 100% da empresa de automação comercial Bematech.

Expansão e crescimento

O ano de 2016 foi marcado pela alienação da TOTVS Resultados em Outsourcing Ltda para a Propay S.A. Três anos depois, em 2019, a empresa vendeu toda a parte de impressoras da Bematech, ou seja, a parte de hardware, por 25 milhões de reais, para a empresa Elgin.

Atualmente, em abril de 2020, a Totvs comprou, por 27 milhões de reais, a empresa paranense Wealth Systems, cuja atuação principal era pautada no desenvolvimento de software de CRM e de força de vendas na nuvem.

Totvs - TOTS3

Ao longo de toda a sua história, a empresa recebei diversos prêmios e reconhecimentos pela excelência na prestação de serviços de software. A Totvs possui destaque no setor tecnológico entre as companhias brasileiras, latino-americanas e de software do mundo.


Diretoria

Dennis Herszkowicz (Diretor-Presidente)

Alexandre Haddad Apendino (Diretor Vice-Presidente de Atendimento e Relacionamento)

Gilsomar Maia Sebastião (Diretor Vice-Presidente de Atendimento e Relacionamento)

Gustavo Dutra Bastos (Diretor Vice-Presidente de Plataformas)

Izabel Cristina Branco (Diretora Vice-Presidente de Relações Humanas)

Juliano Tubino (Diretor Vice-Presidente de Estratégia e Novos Negócios)

Marcelo Eduardo Sant’anna Cosentino (Diretor Vice-Presidente de Negócios para Segmentos)


Conselho administrativo

Laércio José de Lucena Cosentino (Presidente do Conselho)

Maria Letícia de Freitas Costa (Vice-Presidente)

Claudia Elisa de Pinho Soares

Eduardo Mazzilli de Vassimon

Gilberto Mifano

Guilherme Stocco Filho

Mauro Gentile Rodrigues da Cunha

Paulo Sergio Caputo

Sylvia de Souza Leão Wanderley


Principais concorrentes

Linx (LINX3)

Sinqia (SQIA3)

LocaWeb (LWSA3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Totvs é uma empresa especializada na solução de negócios por meio de softwares para empresas de todos os portes. Atua, principalmente, com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria e possui liderança em território nacional e em outros países da América Latina.

Nitidamente, o crescimento da empresa foi essencial para que a Totvs ocupasse mais de 50% do market share no Brasil, bem como a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A expansão da Companhia engloba 41 países e mais de 7,8 mil funcionários.

Totvs - TOTS3

Inclusive, a empresa é uma das que mais investem em inovação entre as concorrentes do mercado. Só nos últimos 5 anos, por exemplo, a empresa investiu mais de R$ 1 bilhão em pesquisa em desenvolvimento, além de realizar aquisições importantes que contribuíram para o processo de crescimento e expansão da Totvs.

Portanto, o que se pode esperar para o futuro é o desenvolvimento ainda mais ampliado em inovação, a fim de prover soluções de negócios que auxiliem o cliente a ganhar, principalmente, produtividade e competitividade no mercado tecnológico e empresarial. Assim, a empresa almeja a integração do cliente à sua cadeia de valor, criando vínculos de fidelidade e prestação de serviços.


Composição acionária

TOTS3 Acionista Percentual
1 LC EH Participações e Empreendimentos S/A 13,89%
2 Constellation Investimentos e Participações Ltda. 5,20%
3 Itaú Unibanco S.A 5,10%
4 Laércio José de Lucena Cosentino 1,10%
5 HG Senta Pua Fia 0,03%
6 Ações em Tesouraria 0,88%
7 Free Float 73,79%