Três Tentos Agroindustrial SA

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker TTEN3
Fundador João Osório Dumoncel
Presidente da empresa Luiz Osório Dumoncel
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Por conta do IPO recente (julho de 2021), não há histórico de pagamento de dividendos para esta empresa.

Prêmios Prêmio Exportação RS 2019; Maiores e Melhores Revista Exame 2020.
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1995
Ano do IPO 2021
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Site da empresa
Principais produtos

A Tres Tentos Agroindustrial SA é uma empresa gaúcha do setor do agronegócio, pioneira na produção de sementes, ofertando também defensivos agrícolas e fertilizantes.

O que a empresa faz?

A história da Três Tentos Agroindustrial começa em 1954, com o casal João Osório Dumoncel e Clélia Luiza Kloeckner Dumoncel iniciando as atividades agrícolas semeando áreas de trigo no estado do Rio Grande do Sul.

Em conjunto com os filhos, o casal percebeu a necessidade de atuar de forma mais impactante e, em 1995 surgia a Três Tentos Agroindustrial S/A, com o início das suas atividades comerciais atuando no mercado do agronegócio com o objetivo de ser uma empresa com soluções e suporte ao agronegócio.

Três Tentos Agroindustrial SA - TTEN3

A empresa é uma das pioneiras no cultivo de sementes e esta foi a atividade responsável por alavancar a 3tentos, dando-a maior crescimento e fazendo com que a empresa conquistasse um lugar de destaque no mercado agrícola brasileiro.

Com mais de 45 filiais, a Três Tentos consolida a operação na cadeia agrícola do Rio Grande do Sul e também do Centro-Oeste. São mais de 130 profissionais, entre agrônomos e técnicos agrícolas e pesquisadores, que prestam consultoria em gestão, manejo e tecnologia do campo.

Três Tentos Agroindustrial SA - TTEN3

Além de distribuir seus produtos no mercado interno, a Três Tentos Agroindustrial é contemplada com a exportação de soja, milho, trigo, farelo de soja, para países da América atina, Europa e Ásia.


Breve história da empresa

A história do grupo Três Tentos Agroindustrial S/A tem sua origem em 1954, quando o casal João Osório Dumoncel e Clélia Luiza Kloeckner Dumoncel começou as atividades de plantio de trigo no noroeste gaúcho.

Três Tentos Agroindustrial SA - TTEN3

Em 1995, o crescimento das atividades deu origem a Três Tentos Agroindustrial, sediada na cidade de Santa Bárbara do Sul. Assim, além da produção de sementes, a empresa também desenvolveu negócios para comercializar defensivos e fertilizantes.

A empresa passou por um processo de expansão e, em 2002 seria constituída a 4Ventos Agroindustrial, no estado do Mato Grosso. A empresa age atuando na produção agrícola e no projeto de manejo florestal sustentável.

Em 2013 a empresa passou a atuar em outras frentes e construiu um centro logístico de fertilizantes em Ijuí, além de atuar na indústria de extração de óleo e farelo e na produção de biodiesel, já em 2014.

O grupo continuou trabalhando na expansão dos negócios e em 2019 a empresa adquiriu uma planta industrial de extração de óleo de soja, o que ocasionou na abertura de novas unidades comerciais e de recebimento. Essa nova empreitada trouxe um aumento no volume das operações.

Três Tentos Agroindustrial SA - TTEN3

A Três Tentos Agroindustrial S/A conta com mais de mil colaboradores em suas 39 unidades de recebimento de grãos e distribuição de insumos, além dos parques industriais em Ijuí e Cruz Alta, que produz farelo, óleo, biodiesel e fertilizantes.

Em 12 de julho de 2021, a empresa concluiu a sua Oferta Pública Inicial (IPO), entrando para a Bolsa de Valores. Os recursos captados no Novo Mercado servirão para o processo de expansão da companhia.


Diretoria

Luiz Osório Dumoncel (CEO Founder)

João Marcelo Dumoncel (COO Founder)

Maurício Hasson (CFO)

Eduardo Augusto P. de Menezes Filho (Diretor Comercial)

Benhur Vione (Diretor de Insumos)

Luiz Augusto Utzig Dumoncel (Diretor de Commodities)

Leandro Carlos Carbone (Diretor Industrial)

Alan Eneas Araldi (Diretor de Marketing)

Marcelo Dumoncel Tagliari (Diretor Administrativo)


Conselho administrativo

João Marcelo Dumoncel

Luiz Osório Dumoncel

Daniel Pires Carneiro

Ademar Schardong

Jorge Luís Vargas Cardoso

Roberta Frères Alvarez


Principais concorrentes

Brasil Agro (AGRO3)


Perspectiva para o futuro

No mercado do agronegócio há 24 anos, a Três Tentos Agroindustrial S/A tem 33 unidades em 29 cidades gaúchas. A empresa é responsável por receber, comercializar e industrializar grãos, além de revender defensivos agrícolas e fertilizantes.

Assim, a Três Tentos Agroindustrial consegue exportar 55% da produção de soja, milho, trigo, farelo e óleo de soja, além de glicerina. Os principais países que recebem esses produtos são Coreia do Sul, Eslovênia, Espanha, França, Romênia, além dos países da América Latina.

Três Tentos Agroindustrial SA - TTEN3

Com grandes conquistas recentes, a 3Trentos ampliou suas unidades, assim como as regiões de atuação no mercado interno e no exterior. A perspectiva para os próximos anos é positiva, e de acordo com o CEO da empresa, a exportação de combustível renovável é a grande chance de expansão da Três Tentos Agroindustrial.

Após a conclusão da Oferta Pública Inicial, em 2021, a 3Tentos planeja utilizar os recursos captados no projeto de expansão dentro do mercado do Rio Grande do Sul e no Centro-Oeste, na operação de varejo de insumos e produção de biodiesel. Além disso, os recursos vão reforçar o caixa e o capital de giro para os próximos anos.

Para o futuro, o grupo pretende abrir mais 30 lojas até 2025, das quais 22 serão no Rio Grande do Sul (3 já foram abertas) e oito em Mato Grosso, que já conta com uma. No total, em cinco anos a empresa contará com 70 lojas em funcionamento.


Composição acionária

TTEN3 Acionista Percentual
1 Família Dumoncel 97%
2 Família Menezes 3%