Trevisa Investimentos

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker LUXM3, LUXM4
Fundador Frederico Madörin, Germano Becker e João Mallman
Presidente da empresa Cesar Vicente Trindade
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Trevisa Investimentos distribuí dividendos consecutivamente desde 2001. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1930
Ano do IPO 1982
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Trevisa Investimentos
Principais produtos

Os principais produtos da Holding se da por meio de duas empresas:

  • Navegação Aliança
  • Centro comercial Trevisa

Os produtos da empresa são:

  • Transporte de graneis e gargas em gerais por hidrovia
  • Locação de áreas comerciais no seu prédio sede

O que a empresa faz?

A Trevisa Investimentos é uma holding, logo, ela se dedica a controlar outras empresas. Atualmente, a principal atividade da Trevisa é o transporte de granéis e cargas em geral, por hidrovias.

Sendo que ela faz isso através da sua controlada, a Navegação Aliança Ltda. Em síntese, a Navegação Aliança foi criada em 1931 e possui uma capacidade de carga de mais de 75 toneladas, divididas em mais de 20 embarcações.

A frota da companhia é a maior em atividade da Bacia Sul e opera, 24 horas por dia e 7 dias por semana, nos principais terminais, tais como Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre.

Trevisa Investimentos - LUXM3, LUXM4

Além da atuação por meio da Navegação Aliança, a Trevisa também se dedica à locação de áreas comerciais no seu prédio-sede, que está localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Este prédio possui uma infraestrutura bem robusta em um espaço de 6 mil m² e pode ser reservado para os mais diversos eventos. O local conta com algumas facilidades como, por exemplo:

  • Salas de reuniões;
  • Cafeteria aberta ao público;
  • Controle de acesso;
  • Salas de treinamentos;
  • Salão de festas;
  • Vestiário;
  • Portaria 24h.

Breve história da empresa

A Trevisa Investimentos foi fundada em 1930 por Frederico Madörin, Germano Becker e João Mallman, antigos funcionários da Luchsinger & Cia Ltda.

Sendo que no começo a Trevisa Investimentos se chamava Luchsinger, Madörin & Cia Ltda e era focava na produção de fertilizantes. Durante décadas a empresa atuou de maneira pioneira, como importante player do setor de fertilizantes no Brasil.

Trevisa Investimentos - LUXM3, LUXM4

Em 1963, a empresa mudou de nome e passou a se chamar Luchsinger Madörin Comercial e tornou-se uma holding. Ainda em 1963 foi fundada a Indústria Luchsinger Madörin.

Já em 1971, a Indústria Luchsinger Madörin comprou a Fazenda Sarita, localizada no município de Rio Grande. Em 1972, ocorreu uma expansão nos negócios da empresa, com a criação da Emagal Empreendimentos Gaúchos, e iniciando o plantio de florestas de eucalipto e pinus.

No final da década de 70, a Navegação Aliança foi adquirida. Sendo que, na época, ela possuía apenas três embarcações e hoje em dia é a maior frota da Bacia do Sudeste.

Em 1982 veio a abertura de capital da Trevisa na bolsa de valores, onde está listada no setor de Bens Industriais e no segmento Transporte Hidroviário. Pouco depois, a empresa adquiriu o Centro Empresarial Trevisa, que é a sede da empresa até hoje.

A Indústria Luchsinger Madörin (atual Adubos Trevo), foi vendida no ano 2000 para a norueguesa Norsk Hydro. Com isso as atividades da Trevisa ficaram limitadas somente a navegação e o reflorestamento.

Trevisa Investimentos - LUXM3, LUXM4

Por fim, em 2019 a Trevisa Investimentos decidiu focar o negócio apenas em navegação. Dessa forma, ela vendeu os seus ativos da Emagal Empreendimentos Gaúchos (atual Trevor Florestal – Treflor).


Diretoria

Cesar Vicente Trindade (Diretor Presidente)

Jorge Lindemann (Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Fernando Ferreira Becker (Presidente)

Marcos Ribeiro Barbosa (Vice-Presidente)

Celso Maia de Barros

Rosana de Oliveira Lindemann

Silvia Christina Mallmann Guariglia

Rogério Pohlmann Livi

César Vicente Trindade


Principais concorrentes

Santos Brasil (STBP3)

Wilson sons (WSON33)


Perspectiva para o futuro

Existem alguns fatores que contribuem positivamente e outros que afetam negativamente as perspectivas para o futuro da Trevisa Investimentos. Primeiramente, a empresa apresenta um crescimento sustentável ao longo dos anos, o que é um fator positivo.

A empresa tem expertise em sua área de atuação e ocupa uma posição de destaque no ramo de navegação. Sendo que a companhia está sempre em busca de novos projetos, inovações e desenvolvimento para os seus negócios.

Trevisa Investimentos - LUXM3, LUXM4

Além disso, ela faz um bom pagamento de dividendos, o que pode interessar aos investidores com foco em uma carteira de dividendos. Por outro lado, é preciso levar em conta que a empresa tem um portfólio de serviços limitado.

Afinal de contas, a Trevisa Investimentos decidiu, em 2019, focar somente no negócio de navegação. Ela também obtém renda com a locação de áreas comerciais no seu prédio-sede.

Porém, ela optou por vender primeiro a Indústria Luchsinger Madörin e depois a Empreendimentos Gaúchos, o que limitou o seu portfólio.


Composição acionária

LUXM3 Acionista Percentual
1 Glarus S. A. 38,03%
2 Becker Participações S.A. 23,59%
3 EL Participações S.A. 14,54%
4 MG S.A. Participações 12,67%
5 Frederico Guilherme Madörin 10,97%
6 Free Float 0,21%
LUXM4 Acionista Percentual
1 Glarus S. A. 14,76%
2 Fernando Ferreira Becker 15,54%
3 Silvia Helena Becker Livi 9,70%
4 Sílvia Christina Mallmann Guariglia 4,34%
5 Sandra Ines Mallmann Guariglia 3,73%
6 Roberto Lindeman 0,82%
7 Jorge Lindemann 0,82%
8 Eliana Logemann 0,82%
9 Carlos Alberto Saweryn 0,14%
10 Sonia de Deus Saweryn 0,12%
11 Free Float 49,22%