Trisul

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,2 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker TRIS3
Fundador Fusão da Tricury com Incosul
Presidente da empresa Jorge Cury Neto
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2008, com uma única exceção em 2009. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Top Imobiliário em Construção, Incorporação e Performance em Vendas (2009) / Seconci‑SP de Saúde e Segurança do Trabalho (2018)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2007
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Trisul
  3. Site da construtora
Principais produtos

A Trisul está presente no setor de construção com foco no mercado de médio e alto padrão, oferecendo os serviços imobiliários de:

  • Construção
  • Incorporação
  • Vendas

O que a empresa faz?

Em suma a Trisul se apresenta no mercado de construção civil como uma empresa consagrada em produção de imóveis de médio e alto padrão. Tendo como pilar de sustentação a definição de ser forte e consolidada a companhia se mantém no páreo mesmo em um setor altíssima competição.

Trisul - TRIS3

Em resumo apesar de ter pouco mais de 30 anos, a companhia exibe um nível elevado de projetos e clientes, expondo a missão de “integrar moradores e cidade, conectando-os à realidade física e material por meio da entrega de um ambiente agradável e convidativo”.

Números gerais

Trisul - TRIS3

Contudo os números da empresa são de impressionar. São mais de 200 edifícios e 30 mil unidades entregues, 20 mil clientes atendidos e 25 mil unidades lançadas.

Os empreendimentos da empresa são divididos basicamente em duas localidades Distrito Federal e São Paulo, mantendo o foco em áreas litorâneas e de franco crescimento/desenvolvimento.

Atuação

Trisul - TRIS3

A atuação da empresa se da por meio de 3 etapas clássicas do segmento de construção civil, dois quais podemos citar:

  • Incorporação
  • Construção
  • Comercialização

Incorporação

O processo de incorporação nada mais é do que a base de toda construção civil. Tanto no setor como na empresa a incorporação desempenha um papel de extrema relevância e na Trisul não é diferente.

Trisul - TRIS3

Antes de tudo uma construção precisa de um terreno, uma locação onde será realizado o empreendimento imobiliário. Para que o projeto seja bem-sucedido a empresa envia uma equipe especializada para determinar dois grandes tópicos, dentre eles:

  • Auditoria para determinar a qualidade do terreno
  • Avaliação para determinar a propensão de valorização do futuro imóvel

Nessa análise são levados em consideração os seguintes pontos:

  • Infraestrutura da região
  • Qualidade das vias de acesso
  • Plano de desenvolvimento da cidade
  • Nível de reaproveitamento do solo atua

Construção

Trisul - TRIS3

Após a incorporação inicia-se o processo de construção. Nesta fase a companhia começa a fase de edificação. O diferencial da empresa neste sentido é a preocupação com:

  • Conforto interno
  • Engenharia Avançada
  • Estética

O maior destaque da empresa, com foco em São Paulo é a valorização do investimento ao passar do tempo.

Comercialização

Após a incorporação e a construção a Trisul atua na comercialização de seus imóveis. Com foco no DF e em São Paulo os imóveis da empresa são comercializados amplamente no segmento de médio e alto padrão.

Trisul - TRIS3

Os centros de atendimento da Trisul são reconhecidos pela excelência é individualidade de atendimento. A empresa conta com um sistema de direcionamento de imóveis de acordo com cada potencial cliente, garantindo assim a assertividade na escolha do imóvel ideal.

Em resumo no quesito vendas a Trisul é referência em São Paulo, sendo uma das maiores na capital paulista.


Breve história da empresa

A história da empresa está diretamente ligada a visão do empreendedor Jorge Cury. Tudo começa quando a pedido do pai, Jorge Cury e seu irmão se formaram em engenharia civil e se tornaram engenheiros.

Trisul - TRIS3

Após o final da universidade o pai de Jorge adoece e com este cenário os irmãos notaram a necessidade de aplicar os conhecimentos na prática e começar a empreender em uma construtora. Após estudar sobre financiamentos bancários, em 1980 conseguiram adquirir um terreno de uma cozinheira que trabalhava para a família, na zona leste de São Paulo.

Após a aquisição do terreno começam a construir dois sobrados no local, iniciando a Tricury Construtora. Vendo o lucro do primeiro empreendimento a empolgação tomou conta e os dois sobrados foram se multiplicando. O processo de construção, financiamento e comercialização de imóveis começou a tomar forma na virada da década em 1990.

Os irmãos fundaram uma DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) que no futuro se tornaria o Banco Tricury, porém sempre se mantiveram ativos no setor imobiliário com objetivo de garantir uma renda com os aluguéis recebidos e obter a proteção de outras incorporadoras e bancos.

Com o banco, a família Cury criou um hedge (proteção financeira) natural se protegendo de possíveis mudanças na taxa básica de juros. No crescimento das operações do banco registra lucro com os empréstimos e em sua queda a construtora recebe mais demanda.

Trisul - TRIS3

Logo após, em 2007 uma janela de oportunidade se abriu para as empresas de construção civil, vendo isso a Tricury se fundiu com a incorporadora Incosul para fazer a abertura do capital de uma nova empresa, a Trisul S.A. Nessa nova jornada a administração acabou sendo controlada pelo núcleo da Tricury e o conselho administrativo pelos gestores da Incosul.

Com a fusão das empresas a Trisul passa a ocupar a terceira posição no ranking das maiores do segmento naquele ano. Em resumo logo no início a fusão resultante apresentou números enormes de 112 empreendimentos lançados e mais de 1 milhão de m2 construídos

Trisul - TRIS3

Na constituição da Trisul Jorge Cury se torna diretor presidente, enquanto Marco Mattar da Incosul assumiu a vice-presidência. A presidência do conselho veio para Michel Saad diretor da Incosul. Até 2011 a sociedade anônima se alavancava e diversificava ao máximo para tomar proveito do crescimento do mercado, porém logo sua governança percebeu o risco da alavancagem e começou a liquidar suas dívidas, antecipando-se à crise imobiliária de 2014.

Em resumo a companhia começou se protegendo, embora não tenham escapado de exercer 200 demissões durante a tormenta. Ao fim da crise a Trisul foi uma das primeiras construtoras a iniciar uma retomada, beneficiada por seu baixo endividamento e aproveitando os terrenos comprados antes da mesma.

Trisul - TRIS3

Por fim, a empresa se uniu para fornecer o processo de venda de imóveis e garantir sua própria estrutura e filosofia desde a escolha do terreno até a venda para o futuro morador. Nos anos seguintes a empresa começou a se estabelecer com foco na capital, se tornando uma das maiores na capital.

Em 2015 a empresa inicia a ocupação de Brasília, com empreendimentos de alto padrão. Além disto a empresa segue sua caminhada atualmente no protagonismo do setor imobiliário, tornando-se conhecida como uma das melhores e mais latentes do cenário imobiliário brasileiro.


Diretoria

Jorge Cury Neto (Diretor Presidente)

Fernando Salomão (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Michel Esper Saad Junior (Presidente)

Jorge Cury Neto (Vice-Presidente)

José Roberto Cury

Ronaldo José Sayeg

Fernando Tendolini Oliveira


Principais concorrentes

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Cyrela Brazil Realty (CYRE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Even Construtora e Incorporadora (EVEN3)

Ez Tec Empreendimentos e Participações (EZTC3)

Gafisa (GFSA3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

JHSF Participações (JHSF3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

MRV Engenharia e Participações (MRVE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Tecnisa (TCSA3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

A companhia pretende manter o foco de seus ativos em São Paulo para não depender de mão de obra e maquinário externo que geram gastos maiores que os suportados.Além disso, é de grande importância para os administradores manter a grade familiar no controle da empresa.

Trisul - TRIS3

Assim a empresa inicia começando a migrar esse controle para seus sucessores, que por sua vez possuem uma visão de crescimento um pouco mais acelerada que a gestão atual.

Outra ponta a ser explorada será na tecnologia, com projetos de apresentação e compra de imóveis online, gerência de reservas e imóveis em uma plataforma sendo desenvolvida pela empresa.

A empresa vem apresentando extrema relevância no segmento online se reinventando a cada ano. Os investimentos em plataformas online e mostruário de imóveis vem sendo uma tendência no setor, e a Trisul continua neste segmento.

Trisul - TRIS3

Além disto a empresa comenta por várias vezes a tendência crescente no mercado consumidor de imóveis. A nova geração que não busca adquirir imóveis, e sim aluga-los, vem provendo uma reviravolta no setor.


Composição acionária

TRIS3 Acionista Percentual
1 Trisul Participações S.A 49,54%
2 Flávia Mattar Sayeg Michaluá 0,30%
3 Jorge Cury Neto 1,43%
4 Michel Esper Saad Junior 2,69%
5 José Roberto Cury 1,43%
6 José Sayeg Neto 0,46%
7 Tricury Armazéns Ltda. 1,36%
8 Ômega Administração E Participações Ltda. 0,13%
9 Free Float 42,66%