Unicasa

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker UCAS3
Fundador Grendene S.A, Telasul S.A. e Pozza S.A.
Presidente da empresa Gustavo Dall Onder
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Unicasa distribui dividendos desde 2012 com algumas exceções neste período. Acesse para conferir o histórico de distribuição de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1985
Ano do IPO 2012
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Unicasa
Principais produtos

A empresa vende utensílios e móveis domiciliares e corporativos e é dona de marcas importantes como:

  • Dell Anno
  • Favorita
  • New
  • Casa Brasileira
  • Unicasa Corporate

O que a empresa faz?

O grupo Unicasa é um dos maiores fabricantes de móveis planejados em toda a América Latina. Localizado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a empresa tem um parque fabril com mais de 50 mil m² de área construída e produz mais de 180 mil módulos de móveis mensalmente.

Os produtos da Unicasa estão disponíveis aos consumidores por meio de uma rede de revendas autorizadas com várias lojas espalhadas em todo o território nacional. Sendo que para atender as diversidades do mercado de consumo, a empresa foi expandindo o seu portfólio e hoje ela conta as seguintes marcas:

Dell Anno: É uma marca que une moda e arquitetura. Sendo assim, a marca costuma fazer parcerias com estilistas e grifes consagradas para traduzir o conceito de “vestir a casa”. A marca pode ser encontrada no Brasil e no exterior.

Unicasa - UCAS3

Favorita: É a marca voltada para os consumidores que preferem espaços com personalidade e conforto. Essa marca também pode ser encontrada tanto no Brasil quanto no exterior.

Casa Brasileira: Focada na multiplicidade cultural nacional, a Casa Brasileira traduz as diversas expressões estéticas do Brasil em forma de padrões e revestimentos que se adaptam aos diversos gostos e regiões brasileiras. 

New: Por fim, a New é uma marca jovem, moderna e divertida. Sendo assim, os móveis aliam design com funcionalidade para aproveitar cada cantinho da casa e tornar todos os ambientes especiais. Os produtos da New podem ser encontrados em lojas exclusivas e multimarcas por todo o Brasil.


Breve história da empresa

A história da Unicasa teve início em 1985, quando ela foi fundada pelas empresas Grendene S.A, Telasul Artefatos de Arame Ltda e Pozza S.A. – Indústria e Comércio.

No começo ela se chamava Premier Móveis Ltda. No mesmo ano em que foi fundada, a razão social da empresa mudou para Dell Anno Móveis Ltda. Sendo que inicialmente o foco da companhia estava somente na fabricação de móveis para cozinhas.

Mas isso mudou na década de 90, já que a empresa investiu em sua expansão através de novas linhas de produtos e da diversificação dos seus canais de distribuição. 

Unicasa - UCAS3

Em 2003 foi criada a marca Favorita tendo como foco a comercialização de produtos somente em Pontos de Venda Multimarcas.

Nesse mesmo ano, o nome da companhia mudou para Única Indústria de Móveis Ltda, passando o nome Dell Anno a principal marca, cujo foco era a comercialização de produtos em revendas Exclusivas.

No ano seguinte, ocorreu a mudança do tipo jurídico para sociedade anônima e a razão social foi alterada para Única Indústria de Móveis S.A.

A partir de 2007 e 2009, respectivamente, a Dell Anno e a Favorita passaram por um reposicionamento com o objetivo de aumentar a percepção das marcas e dos seus produtos.

Com isso, foi criado a marca New em 2009 com foco em atender o crescimento do consumo da classe média no Brasil.

Em 2009 a razão social da companhia foi alterada para Unicasa Indústria de Móveis S.A e em 2010 ocorreu a criação da Unicasa Corporate. Sendo que a Unicasa Corporate é uma divisão de negócios focada em parcerias na construção civil e no ramo hoteleiro.

Unicasa - UCAS3

A parceria com o estilista Reinaldo Lourenço e a presença internacional da Dell Anno no Salão do Móvel de milhão, patrocinando uma mostra de arquitetura e design, foram destaques em 2011.

Além disso, em 2011 a empresa também investiu em tecnologias de produção just in time e na diferenciação de produtos: foram lançados os acabamentos chanfrados em 45º e a Favorita e a Dell Anno tiveram seus portfólios complementados com linhas de escritório e infantil.

Já em 2012 teve início o projeto de lojas próprias da Unicasa, o que resultou na abertura de 4 lojas Dell Anno em São Paulo e uma em Manaus, em 2013.

O lançamento da marca Casa Brasileira ocorreu na Feira de Móveis do Estado do Paraná, em 2013. Em resumo, o intuito da marca Casa Brasileira é democratizar os móveis planejados e com isso atender a todas as regiões do país com preço acessível.

Ainda em 2013 a Unicasa adicionou em seu portfólio os móveis pintados (lacca), como resposta à uma demanda crescente da população por este tipo de acabamento. Já em 2017 a empresa lançou no mercado produtos com a tecnologia de fusão de bordas.

Unicasa - UCAS3

Em síntese, a empresa adquiriu na Alemanha uma tecnologia inédita no Brasil, onde a superfície do produto se funde com a borda de maneira imperceptível, causando a sensação de peça única, sem emendas.

Sendo que além de deixar os produtos mais bonitos e bem acabados, essa tecnologia também torna os móveis mais resistentes a fatores externos. Por fim, em 2018 a empresa investiu em sua internacionalização. Desse modo, foram abertas 6 lojas da Dell Anno no Canadá e nos Estados Unidos. 


Diretoria

Gustavo Dall Onder (Diretor Presidente, Financeiro e de Relações com Investidores)

Alexandre Narvaes Figueira (Diretor Comercial)

Luciano André Merigo (Diretor Comercial)


Conselho administrativo

Gelson Luís Rostirolla (Presidente)

Alexandre Grendene Bartelle (Vice-Presidente)

Gustavo Dall Onder

Daniel Ferreira Maia de Freitas

Thiago Costa Jacinto


Perspectiva para o futuro

No decorrer da sua história, a Unicasa criou marcas para atender a diferentes demandas de diversos públicos e se consolidou como uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. 

Além disso, a companhia realizou parcerias com artistas e participou de exposições, o que fez com que a marca se tornasse bastante conhecida nacionalmente e internacionalmente.

Unicasa - UCAS3

No entanto, com a pandemia da Covid-19 a empresa foi impactada. Afinal de contas, lojas físicas onde seus produtos são vendidos foram fechadas e a fábrica também teve que suspender suas operações.

Portanto, o desafio da empresa, assim como tantas outras no Brasil e no mundo, é dar a volta por cima e se recuperar dos efeitos do Covid.


Composição acionária

UCAS3 Acionista Percentual
1 Alexandre Grendene Bartelle 41,72%
2 Kelly Zietolie 0,91%
3 Frank Zietolie 12,98%
4 4um Gestão de Recursos Ltda 5,02%
5 Opportunity Hdf Administradora de Recursos Ltda 5,03%
6 Free Float 34,34%