Via Varejo

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,6 de 5
Gestão:
  3,8 de 5
Ticker VVAR3
Fundador Michael Klein
Presidente da empresa Roberto Fulcherberguer
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Via Varejo distribui dividendos desde 1997 com algumas exceções no período. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Especial Marcas Mais Estadão 2017 / Top Of Mind BH – Revista Mercado Comum 2017 / Marcas de Confiança Revista Seleções 2015 e 2016
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2010
Ano do IPO 2013
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Via Varejo
Principais produtos

Venda de diversos produtos incluindo eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, produtos de informática, entre outros, além de serviços de instalação e multiassistência através das marcas Casas Bahia e Ponto Frio.

Venda de móveis e colchões da marca Bartira.

Comercialização de um amplo número de produtos tais como: itens automotivos, fraldas, móveis, utilidades domésticas entre outros, através do e-commerce Extra.com.br.

Oferece ainda serviços e soluções customizadas aos médios e pequenos varejistas, dos mais diversos segmentos do Brasil, através da marca VV Atacado.

O que a empresa faz?

A princípio, a Via Varejo é uma empresa que atua no varejo de eletroeletrônicos e móveis no Brasil. Sendo assim, ela possui um grande portfólio de produtos vendidos por suas duas grandes marcas. A empresa de abrangência nacional, com operações em diferentes canais de comercialização é uma das mais conhecidas no mercado nacional. Mais que isso a Via Varejo também atua com o fornecimento de soluções customizadas à outras empresas e com serviços financeiros de crédito ao seu consumidor.

Ao analisarmos a empresa notamos que ela possui algumas características importantes nesse mercado:

  • Marketing intenso de suas marcas
  • Reconhecimento e solidez no Brasil
  • Ampla e ágil capacidade de logística de abastecimento e distribuição
  • Fortalecimento digital e integralização das plataformas de vendas
  • Comercialização com foco na proximidade e na relação humana com o cliente
  • Estratégia apoiada no crédito ao cliente com parcerias experientes nesse ramo

Via Varejo - VVAR3

Modelo de Negócios

A Via Varejo atua com a venda de diversos produtos, incluindo eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, produtos de informática, entre tantos outros. Isso tudo é comercializado através dos canais de vendas da Casas Bahia e do Ponto Frio. Além disso, a Companhia também atua com a fabricação de móveis por meio da marca Bartira e de vendas online através do E-commerce Extra.com.br. Por último, mas não menos importante, ela administra a VV Atacado para operacionalizar soluções de varejo a outras empresas.

Lojas

A estrutura logística total da Via Varejo conta com uma abrangência nacional com lojas em praticamente todas as regiões do país. Em números totais a companhia conta com 1.073 lojas, sendo 216 Ponto Frio e 857 Casas Bahia. Acesse para conferir a distribuição de lojas no Brasil.

Via Varejo - VVAR3

Casas Bahia

A Casas Bahia é uma empresa de grande renome e reconhecimento nacional presente em mais de 20 estados e já conta com mais de 850 lojas. Além de comercializar centenas de produtos nas lojas físicas, a empresa possui um mercado digital em constante crescimento. A empresa adotou de modo inovador a estratégia Me chama no Zap, que busca oferecer os produtos almejando uma proximidade e maior intimidade com o cliente. Sob esse ponto de vista, o alvo final da Via Varejo torna-se mais claro: fidelizar os clientes e melhorar sua experiência de compra, com um toque mais humanizado, mesmo virtualmente.

Via Varejo - VVAR3

Outra estratégia interessante da empresa é a atuação conjunta com a instituição bancária. Assim, em parceria com o Bradesco, a Casas Bahia possui o Cartão Casas Bahia. Portanto, ela consegue oferecer crédito ao consumidor e beneficiá-lo para ter acesso à compra dos produtos.

PontoFrio

Via Varejo - VVAR3

O Pontofrio é outra famosa marca da Via Varejo. Com atuação voltada para o Sudeste, Sul e Centro-Oeste ela possui mais de 200 lojas. O PontoFrio também possui grande importância no mercado varejista de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis. Da mesma forma, existe também a plataforma de vendas online, de modo integrado com as vendas nas lojas convencionais, permitindo que se retire um produto que foi comprado virtualmente, no ambiente da loja física. Para fortalecer suas vendas e atender toda demanda, a empresa também possui o banQi, um banco digital capaz de fornecer soluções financeiras e de crédito não só para o consumidor do PontoFrio mas também da Casas Bahia.

Bartira

A Companhia também é dona desta grande empresa fabricante de móveis no Brasil e na América Latina. Com mais de 1500 colaboradores, ela tem uma capacidade produtiva de mais de 750 produtos por hora e representa cerca de 35% da venda de móveis da Via Varejo. Ainda, a Bartira possui sua própria produção de colchões, que fazem parte do vasto portfólio de produtos da reconhecida varejista. Recentemente, em 2020, a Bartira deu início à exportação de móveis de sua fábrica para os Estados Unidos, buscando expandir seu mercado.

Via Varejo - VVAR3

Extra.com.br

A Via Varejo também é responsável pela administração das vendas online realizadas pelo E-commerce do Extra. Dessa forma, ela comercializa uma série de produtos, tais como: itens automotivos, fraldas, móveis, utilidades domésticas, roupas, alimentos, bebidas, entre outros.

Via Varejo - VVAR3

VV Atacado

A VV Atacado é responsável por oferecer soluções customizadas aos pequenos e médios varejistas. Nesse sentido, ela possui uma equipe de consultores de vendas que auxiliam os lojistas  na compra do melhor portfólio para seus negócios e promovendo sucesso com o próprio comércio.

Logística e Marketing

A Via Varejo possui uma malha logística descentralizada e a empresa já conta com mais de 25 centros de distribuição e entrepostos distribuídos pelo Brasil. Essa alta capilaridade favorece a expansão de suas operações em todo o Brasil, além de diminuir os tempos de entrega dos produtos. A Companhia também é dona da ASAP Log, uma startup de logística de Curitiba que transforma o cenário de compras via E-commerce em várias regiões com redução de custos e agilidade.

Sob esse ponto de vista, a Via Varejo se beneficia de todo o apoio tecnológico para integrar sua malha logística, passando a controlar também a entrega a partir das lojas, os chamados Mini Hubs. Mais que isso, a Via Varejo desenvolve serviços logísticos a seus sellers, ou seja, pessoas e empresas que oferecem seus produtos no ambiente online da empresa.

Via Varejo - VVAR3

De modo semelhante a outras empresas do varejo, a publicidade da Via Varejo sempre busca ser intensa, inovadora e presente em todo país. Por isso, a Companhia investe na divulgação de suas marcas e de ofertas e serviços atrativos não só em marketing na TV e no Rádio como também em plataformas digitais como You Tube, Spotify, e outras mídias digitais.

Via Varejo - VVAR3


Breve história da empresa

A história da Via Varejo nos remete à 1957, ano de abertura da primeira loja da Casas Bahia em São Caetano do Sul, São Paulo. O nome dado pelo fundador Samuel Klein foi escolhido como uma forma de homenagear o grande número de nordestinos que moravam na cidade. Pouco tempo depois, em 1964, as lojas começam a vender eletrodomésticos, o que colaborou para sua expansão para outras cidades em São Paulo.

Via Varejo - VVAR3

Em 1970 a Casas Bahia lança seu famoso mascote e um slogan que ficaria marcado na mente da população brasileira: “Dedicação Total a Você”. No mesmo ano, ocorre a compra da financeira Intervest e da rede de lojas Piratininga na região do ABC paulista. Em 1972, a Companhia almejando novos ares inaugura lojas na região litorânea de São Paulo, através da aquisição da Lojas da Cidade e da Discopa.

Via Varejo - VVAR3

Em 1978, a varejista adquire a fábrica de móveis Bartira e a Fábrica de móveis Bela Vista, algo que seria crucial para expandir seu portfólio de produtos. Como o marketing sempre foi algo forte na cultura da empresa, o reconhecido jogador de futebol Pelé se torna garoto propaganda em 1986. A desafiadora missão de ter um alcance nacional faz com que a rede de lojas inicie suas operações em Minas Gerais no ano de 1993. Apenas dois anos depois, ela já estava comercializando seus produtos no Rio de Janeiro, por meio da compra da rede Garson e se expandindo para os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Via Varejo - VVAR3

Por outro lado, o ano de 1996 é marcado por um grande avanço de uma outra empresa de varejo na época. Em outras palavras, o PontoFrio adota o sistema de venda à distância, lançando seu site na internet.

Em 1997, a Casas Bahia inaugura o maior Centro de Distribuição da América Latina: o depósito de Jundiaí, no estado de São Paulo. Em alguns anos depois, a rede chega ao estado de Goiás e ao Distrito Federal.

Em 2004, ocorre a parceria com uma instituição financeira, o Banco Bradesco, para financiamento de parte da carteira de crédito da empresa. O avanço tecnológico da Companhia fica claro em 2005, quando ela inaugura o mais moderno Centro de Tecnologia entre as empresas de varejo do país. Além disso, ela já inaugura no ano seguinte a CB Contact Center, uma empresa com foco no relacionamento com clientes.

Via Varejo - VVAR3

Dessa forma, em 2009, a Casas Bahia também passa operar com comércio digital e constitui seu site de vendas. Nesse mesmo ano ela anuncia uma fusão com o Grupo Pão de Açúcar expande suas operações para o nordeste, começando em Salvador-BA. Em 2010, há a criação de um novo Centro de distribuição em Camaçari-BA e dá início ao processo de integração do PontoFrio. Bastaram apenas mais dois anos e a empresa já iniciava suas vendas com a abertura de lojas na região Norte, na cidade de Palmas, Tocantins.

Em 2013, a Via Varejo realiza a oferta pública inicial de suas ações na Bovespa e capta R$ 2,474 bilhões inicialmente.

Via Varejo - VVAR3

Recentemente, em 2020 a empresa realizou a compra da startup curitibana especializada em entregas para e-commerces. Desse modo, a empresa fortalece sua logística no país e segue forte para sua expansão e desenvolvimento digital no mercado varejista brasileiro.


Diretoria

Roberto Fulcherberguer (Conselheiro e Diretor Presidente)

Sérgio Augusto França Leme (Vice-Presidente Administrativo)

Abel Ornelas Vieira (Vice-Presidente Comercial e de Operações)

Orivaldo Padilha (Vice-Presidente Financeiro e Diretor de RI)

Helisson Brigido Andrade Lemos (Vice-Presidente de Inovação Digital e Recursos Humanos)


Conselho administrativo

Raphael Klein (Presidente do Conselho de Administração)

Alberto Ribeiro Guth

Renato Carvalho do Nascimento

Rogério Paulo Calderón Peres

João Luiz Moreira de Mascarenhas Braga

José Mario Ferreira

Marcel Cecchi Vieira

André Coji


Principais concorrentes

Magazine Luiza (MGLU3)

B2W Digital (BTOW3)

Amazon


Perspectiva para o futuro

O futuro da empresa vem sendo implementado a cada dia tendo em vista a constante inovação dos canais de vendas e da integração almejada pela empresa. Vimos que a Via Varejo possui marcas consolidadas no mercado varejista de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis no Brasil e, com isso, sua expansão nacional deve incluir ainda muitas estratégias inovadoras tanto de marketing e de vendas.

Num mercado onde o tempo de entrega e preço são ideais para melhor experiência e avaliação do cliente, a Via Varejo nitidamente deu um passo adiante em sua melhora logística. A aquisição da ASAP Log em 2020 deixa evidente a iniciativa da empresa em agregar tecnologia e expertise na distribuição de suas mercadorias pelo Brasil, com custos baixos e flexibilidade.

Via Varejo - VVAR3

A estratégia financeira da empresa também tende a se fortalecer no futuro, uma vez que a população de baixa renda mais carente por crédito tende a encontrar na especializada banQi uma solução para comprar com a Via Varejo. Apesar desta fatia da população já possuir celular e consumir produtos digitais, o uso de serviços financeiros por canais digitais ainda é baixo e a Companhia vai justamente explorar esse quesito na sua expansão.


Composição acionária

VVAR3 Acionista Percentual
1 Goldentree Fundo de Investimento em Ações 9,57%
2 TWINSF 9,24%
3 EK-VV Limited 6,30%
4 Michael Klein 2,38%
5 Ações em Tesouraria 0,02%
6 Free Float 72,48%