Vulcabras Azaleia

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3 de 5
Gestão:
  3 de 5
Ticker VULC3
Fundador Milton Cardoso dos Santos Filho, Pedro Grendene Bartelle e Alexandre Grendene Bartelle
Presidente da empresa Pedro Bartelle
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Vulcabras Azaleia distribuiu dividendos de 2007 a 2011. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Kaizen Brasil 2018 / Marketing Advertising and Marketing Effectiveness (AME)- New York Festivals
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1952
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Vulcabras Azaleia
Principais produtos

A Vulcabras Azaleia atua no fornecimento de produtos no varejo de calçados.

A empresa é dona de marcas calçadistas como:

  • Olympikus
  • Azaleia
  • Dijean
  • Botas Vulcabras

Além disso, a companhia passou a ser a licenciada exclusiva da Under Armour no Brasil.

O que a empresa faz?

A Vulcabras Azaleia é uma empresa brasileira que atua no setor calçadista. A companhia atua há mais de seis décadas no setor calçadista e se consolidou como a maior indústria do setor de calçados esportivos do Brasil. Sendo que ela é gestora de marcas líderes como: 

Olympikus: É a campeã nacional campeã na venda de tênis. Fundada em 1975, a Olympikus está presente em toda a América do Sul e em mais de 12 mil pontos de venda no Brasil. 

Vulcabras Azaleia - VULC3

Under Armour: É a terceira maior marca de artigos esportivos do mundo. Fundada em 1996, a marca é líder em inovação e criação de vestuário, acessórios e calçados, todos voltados para o mundo do esporte.

Mizuno: a Mizuno é uma multinacional japonesa que conta com 114 anos de atuação no mercado. A marca é focada na categoria de running performance e desenvolveu tecnologias exclusivas como a placa Wave e o U4ic.

Botas Vulcabras: Essa marca possui botas de segurança destinadas a trabalhadores de hospitais, siderúrgicas, construção civil, mineradoras, agronegócio, dentre outros.

As botas são feitas com PVC e EVA com alta durabilidade e são resistentes a produtos químicos. Elas também são antiderrapantes e respeitam as normas internacionais de qualidade.

Os calçados da Vulcabras podem ser encontrados em todo o país. No total, a sua equipe comercial atende mais de 10 mil clientes em todo o Brasil e em mais de 20 países, principalmente na América do Sul.

Sendo que os produtos da empresa podem ser encontrados tanto em lojas físicas, quanto em canais online. A empresa faz parte de todas as etapas do processo produtivo, desde a pesquisa e desenvolvimento até a produção e marketing.

Vulcabras Azaleia - VULC3

Os modelos de calçados da Vulcabras são planejados e desenvolvidos em um dos maiores centros de tecnologia e desenvolvimento de calçados da América Latina, em Parobé (RS).

Já a confecção dos produtos ocorre em duas fábricas no Nordeste, em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA). Os centros administrativos da empresa estão localizados em Jundiaí (SP) e em São Paulo (SP).


Breve história da empresa

A história da Vulcabras começa em 1952 quando foi fundada a Companhia Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A. A empresa produzia calçados de couro com a sola de borracha vulcanizada.

Nessa época foi lançado o Vulcabras 752 um sapato que virou ícone nacional entre os calçados masculinos. Depois de um tempo desde a fundação da empresa na cidade de São Paulo capital, ela foi transferida para a cidade de Jundiaí (SP).

Vulcabras Azaleia - VULC3

Com isso, foram adicionados outros itens na linha de produção da companhia como, por exemplo, botas de borracha, calçados sintéticos de PVC e botas de borracha. Já em 1958 foi criada a Calçados Azaleia, focada na produção de calçados femininos.

Em 1973 a empresa ingressou no segmento de marcas esportivas internacionais. Desse modo, nos anos seguintes ela se tornou licenciada para a produção e comercialização exclusiva no Brasil de várias marcas internacionais como Adidas, Lotto e Puma.

Em 1975 a Calçados Azaleia, que antes era focada na fabricação de calçados femininos, entrou no segmento de calçados esportivos através do lançamento da marca Olympikus.

Durante os anos 80, a Vulcabras cresceu através da aquisição de várias empresas de calçados. Sendo que em 1988 os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartele adquiriram o controle da Vulcabras S.A.

O processo de internacionalização da empresa veio em 2003 quando a Vulcabras comprou a VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A, na Argentina.

No ano seguinte, a empresa começou a produção de confecções esportivas no segmento esportivo, o que serviu para completar a linha de calçados e diversificar a produção da empresa.

Vulcabras Azaleia - VULC3

Em 2005 por meio da marca Reebok passou a patrocinar o São Paulo Futebol Clube. Nos anos seguintes a empresa passou a patrocinar muitos outros times e se tornou reconhecida como uma empresa que investe bastante no esporte.

Já em 2007 a Vulcabras comprou a Calçados Azaleia S.A. que era dona das marcas Azaleia, Olympikus, Opanka e Dijen. Com isso, nasceu a Vulcabras / Azaleia S.A, considerada a maior indústria de calçados esportivos da América Latina.

Ainda em 2007 a empresa comprou a Indular Manufacturas S.A, o que possibilitou a produção direta na Argentina.

O nome Vulcabras Azaleia S.A passou a ser usado oficialmente em 2010 e entre 2011 e 2012 a empresa passou por profundas reestruturações. Com essas reestruturações, em 2015 foram criadas 3 divisões: 

  • Calçados Femininos: Composto por marcas como Azaleia, Opanka e Dijean.
  • Calçados e Confecções Esportivas: Com marcas como Olympikus e OLK.
  • Divisão de Operações no Mercado Externo.

Já em 2018 a Vulcabras Azaleia S.A firmou contratos de distribuição e licenciamento exclusivos no Brasil da marca Under Armour, por 10 anos.

Sendo que os contratos incluem tanto a fabricação, quanto a comercialização dos produtos Under Armour, como calçados, acessórios e confecções.

Em 2019 a empresa levou para a gestão própria os sites de comércio eletrônico de suas marcas Azaleia.com.br, Lumpikus.com.br e Underarmour.com.

Vulcabras Azaleia - VULC3

Já em 2020 um importante passo foi dado pela empresa: para focar suas operações exclusivamente na gestão das marcas de esporte, a Azaleia foi licenciada para o Grupo Grendene.

Por fim, em 2021 a Vulcabras Azaleia S.A passou a se chamar Vulcabras S.A e passou a operar e produzir a marca Mizuno no Brasil.


Diretoria

Pedro Bartelle (Vice Pres. C.A. e Diretor Presidente)

Wagner Dantas da Silva (Diretor de Relações com Investidores)

Rafael Carqueijo Gouveia (Diretor Superintendente)

Evandro Saluar Kollet (Diretor Corporativo de Desenvolvimento de Produto e Tecnologia)

Flavio de Carvalho Bento (Diretor Industrial)

Rodrigo Miceli Piazer (Diretor de Compras)

Márcio Kremer Callage (Diretor de Marketing)


Conselho administrativo

Pedro Grendene Bartelle (Presidente)

Pedro Bartelle (2° Vice-Presidente do C.A. e Diretor Presidente)

Roberto Faldini (Conselheiro Independente)

Hector Nuñez (Conselheiro Independente)

André de Camargo Bartelle (1º Vice-Presidente do conselho de Administração)


Principais concorrentes

Alpargatas (ALPA3, ALPA4)

Grendene (GRND3)

Cambuci S.A. (CAMB3)


Perspectiva para o futuro

Em 2020 a Vulcabras tomou a decisão de licenciar a marca de calçados femininos Azaleia para o Grupo Grendene. Com isso, ela passou a focar exclusivamente nas marcas de esporte.

Vulcabras Azaleia - VULC3

Inclusive, a empresa passou a adotar a assinatura “Vivemos para o esporte”, o que salienta o seu objetivo de focar no crescimento dentro do segmento esportivo. Ou seja, isso indica que no futuro a empresa pretende crescer ainda mais a sua atuação em calçados e artigos esportivos.


Composição acionária

VULC3 Acionista Percentual
1 Gianpega Negócios e Participações S.A. 31,83%
2 Gold Negócios e Participações S.A. 15,24%
3 Maria Cristina Nunes de Camargo 5,89%
4 Fundo de investimento de ações no exterior PGB 4,95%
5 Pedro Bartelle 4,02%
6 Free Float 38,07%