WEG S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
  4,8 de 5
Ticker WEGE3
Fundador Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus
Presidente da empresa Harry Schmelzer Jr.
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A WEG distribuí dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Fornecedora do Ano pela ABREME / 229 empresas brasileiras avaliadas pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2019 / Anuário Época NEGÓCIOS 360º
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1961
Ano do IPO 1971
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos WEG
Principais produtos

Os produtos oferecidos pela empresa são:

  1. Motores Elétricos;
  2. Motorredutores;
  3. Materiais de Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica;
  4. Automação e Controle Industrial;
  5. Building & Infrastructure (tomadas e interruptores residenciais, plugues e tomadas industriais, proteção de circuitos elétricos entre outros);
  6. Critical Power (Estabilizadores e Nobreaks, estações de recarga para veículos elétricos, Sistemas hospitalares);
  7. Segurança de Máquinas e Sensores Industriais;
  8. Painéis Elétricos;
  9. Tintas e Vernizes (Tintas líquidas, pó, repintura automotiva e frota e diluentes);
  10. Partes e Peças.

Prestação de serviços de:

  • Automação;
  • Manutenção de motores e geradores;
  • Reforma e repotenciação de transformadores.

O que a empresa faz?

A WEG trabalha no fornecimento de produtos e serviços no segmento de materiais básicos para o mercado GTD (Geração, Transmissão, Distribuição) de energia elétrica. Sua receita vem da comercialização e manutenção de seus produtos, além de prestação de serviços.

A empresa desenvolve operações industriais em 12 países, além de possuir presença comercial em mais de 135 países. Ao todo, são 31 mil colaboradores distribuídos pelo mundo.

WEG S.A. - WEGE3

Os seguimentos da Companhia são divididos em quatro áreas de atuação, principalmente, no setor de bens de capital com soluções em automação e tintas e máquinas elétricas.

Além disso, inclui setores, como:

  • Siderúrgica;
  • Infraestrutura;
  • Papel e celulose;
  • Petróleo e gás;
  • Mineração;
  • Entre outros.  

Modelo de negócios

WEG S.A. - WEGE3

De forma geral, a WEG trabalha em quatro segmentos, disponibilizando serviços com equipamentos eletroeletrônicos; geração, transmissão e distribuição de energia; motores para uso doméstico, bem como tintas e vernizes.

Dentro da área de equipamentos eletroeletrônicos industriais está incluso itens como:

  • Motores elétricos;
  • Drives e equipamentos;
  • Serviços de automação industrial;
  • Serviços de manutenção.

Já a área de geração, transmissão e distribuição de energia (GTD), inclui os seguintes produtos e serviços:

  • Geradores elétricos para usinas hidráulicas e térmicas (biomassa);
  • Turbinas hidráulicas (PCH e CGH);
  • Aerogeradores;
  • Transformadores;
  • Subestações;
  • Painéis de controle;
  • Serviços de integração de sistemas.

A empresa também fornece serviços na área de motores para uso doméstico. Neste caso, o foco principal é o mercado de motores monofásicos, utilizados geralmente em lavouras de roupas, bombas de água, bem como em aparelhos de ar condicionado, dentre outras funções.

Já no segmento de tintas e vernizes, a empresa possui foco tanto no mercado brasileiro quanto em aplicações industriais. Além disso, oferece produtos, como tintas em pó e os vernizes eletro-isolantes, com abrangência na América Latina e outras regiões.

Áreas de atuação

WEG S.A. - WEGE3

Em termos de fabricação de motoros elétricos, a WEG é considerada uma das maiores fabricantes do mundo. Isso porque, a empresa oferece soluções que abrangem aplicações comerciais, residenciais e industriais.

Além disso, a empresa é líder no mercado nacional na fabricação de Inversores de Frequência, Soft-Starters e CCMs. Também no âmbito nacional, a WEG é destaque na fabricação de eletrocentros, principalmente nas áreas de:

  • Sistemas de Automação;
  • Drives & Controls;
  • Segurança de Máquinas;
  • Critical Power;
  • Building & Infrastructure.

Em relação à fabricação de tintas, a WEG está entre os maiores fabricantes da América Latina. No Brasil, por exemplo, a empresa é a maior fabricante de tintas em pó. Além disso, possui destaque, também, no mercado de tintas marítimas e anticorrosivas.


Breve história da empresa

Origem

A história da WEG teve início, naquela época, na pequena cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. A principio, um time composto por três integrantes nada homogêneos (um eletricista, um administrador e um mecânico), começou os primeiros passos da empresa no ano de 1961.

WEG S.A. - WEGE3

Fundada sob o nome Eletromotores Jaraguá (extremamente original não?!) a empresa inicialmente tinha como produto principal motores elétricos. O dia fatídico, que a própria empresa nos conta, é o 16 de setembro de 1961, quando Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus fundaram a atual WEG, com o capital social de apenas 3.600 cruzeiros.

Crescimento

A empresa começou a tomar forma em 1964 com a compra de um terreno. Assim, foi iniciada a construção do Parque Fabril I, onde a fábrica deu o start para as primeiras funções empresariais.

WEG S.A. - WEGE3

Uma vez denominada WEG Motores Elétricos e Moto-Bombas, o grupo – desde o princípio – se preocupava com inovação e conhecimento. Prova disso foi a  criação do  CENTROWEG, um centro de treinamento técnico, em 1968.

WEG S.A. - WEGE3

O principal motivo da criação de um centro de especialização foi a qualificação de mão de obra. A região onde estava localizada a companhia não contava com este tipo de centro, o que levou a necessidade da criação do CENTROWEG. Com a criação do centro de capacitação, a companhia começou a acelerar o processo de crescimento, otimizando o funcionamento.

Futuro

Nos anos seguintes, a WEG embarcou num processo de alavancagem que resultou, em 1970, no início da globalização da empresa através das importações para países da América Latina. No ano seguinte, em 1971, a Companhia ingressou na Bolsa de Valores.

WEG S.A. - WEGE3

Três anos após o início das exportações e dois anos após a abertura de seu capital, a WEG já exportava motores para 20 países. Além disso, o processo de globalização da empresa se expandiu com a abertura em um escritório na Alemanha e a inauguração de mais dois parques industriais.

A partir disso, a Companhia começou a crescer de maneira estrondosa, constituindo o tamanho que hoje conhecemos. E não parou por ai! Além disso, nos anos seguintes, a WEG cresceu no setor doméstico com aquisições de indústrias de componentes plásticos.

WEG S.A. - WEGE3

Com isso, a empresa começou a comercializar interruptores, tomadas e plugues para aplicações domésticas, comerciais e prediais. Dessa forma, o processo aumentou a abrangência dos produtos fornecidos pela WEG, contribuiu vertiginosamente para a expansão da empresa.

Além disso, a empresa deu início ao fornecimento de tinturas especiais de repintura automotiva através da aquisição da Stardur Tintas Especiais Ltda. Dessa forma, os produtos oferecidos pela empresa foram incrementados com a nova área de atuação.

WEG S.A. - WEGE3

Para saber mais sobre essa incrível história:


Diretoria

Harry Schmelzer Jr. (Diretor Presidente)

André Luís Rodrigues (Diretor Superintendente Administrativo Financeiro)

Paulo Geraldo Polezi (Diretor de Finanças e de R.I.)

Alberto Yoshikazu Kuba (Diretor)

Carlos Diether Prinz (Diretor)

Daniel Marteleto Godinho (Diretor)

Eduardo de Nóbrega (Diretor WEG China)

Hilton Jose da Veiga Faria (Diretor de Recursos Humanos)

João Paulo Gualberto da Silva (Diretor)

Julio Cesar Ramires (Diretor Superintendente)

Luis Gustavo Lopes Iensen (Diretor)

Manfred Peter Johann (Diretor)

Reinaldo Richter (Diretor Superintendente)

Wilson José Watzko (Diretor)


Conselho administrativo

Décio da Silva (Presidente)

Nildemar Secches (Vice-Presidente)

Martin Werninghaus

Sérgio Luiz Silva Schwartz

Miguel Normando Abdalla Saad

Dan Ioschpe

Umberto Gobbato


Perspectiva para o futuro

Como visto, a WEG S.A. possui uma operação diversificada no fornecimento de materiais básicos para o mercado GTD (Geração, Transmissão, Distribuição) de energia elétrica, incluindo serviços de comercialização e manutenção dos produtos, além da prestação de serviços no âmbito nacional e internacional.

WEG S.A. - WEGE3

Os serviços oferecidos pela empresa seguem o caminho que abrange atendimento personalizado, visando às demandas sociais, ambientais e econômicas. Um ponto de destaque é o investimento em tecnologia para otimizar a geração, transmissão e distribuição dos mais diversos tipos de energia.

O que podemos esperar, de certa forma, é o crescimento da empresa que baseia as ações internas em processos produtivos focados na flexibilização e agilidade no atendimento, principalmente, em relação aos clientes.

Além disso, a empresa fortalece os serviços prestados liderando as fabricações de motores elétricos no âmbito mundial. No cenário nacional, o crescimento da WEG é notável, principalmente, fabricação de Inversores de Frequência, Soft-Starters e CCMs.

WEG S.A. - WEGE3

Nesse sentido, as perspectivas para o futuro devem incluir o desenvolvimento tecnológico – já realizado pela empresa – além da otimização dos serviços prestados, a fim de permanecer em posição de liderança, tanto nacional quanto internacional.


Composição acionária

WEGE3 Acionista Percentual
1 Wpa Participações E Serviços S.A. 50,09%
2 Luisa Werninghaus Bernoldi 0,29%
3 Cladis Voigt Trejes Administradora Ltda 0,34%
4 Miriam Voigt Schwartz Administradora Ltda 0,34%
5 Valsi Voigt Administradora Ltda 0,34%
6 Diether Werninghaus 0,49%
7 Swj Participações Lt2da 0,93%
8 Ventura Participações Ltda 0,47%
9 Si Voigt Administradora Ltda 1,64%
10 Clica Voigt Administradora Ltda 1,67%
11 Eggon João Da Silva Administradora Ltda 0,99%
12 05 de Maio Participações Ltda 1,79%
13 Analeca Participações Ltda 0,96%
14 Pender Participações Ltda 0,98%
15 Wernin Administradora Ltda 0,67%
16 Zzs Administradora Ltda 0,94%
17 Ações Tesouraria 0,07%
18 Demais acionistas e membros do conselho 1,59%
19 Free Float 35,41%