Wetzel

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker MWET4
Fundador Vigano Schmidt, Arnoldo Wetzel e Ervino Wetzel
Presidente da empresa André Luis Wetzel da Silva
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Prêmios Abilux Design de Luminárias LED 2018
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1935
Ano do IPO 1984
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Wetzel
Principais produtos
  • Componentes Elétricos
  • Iluminação

O que a empresa faz?

A Wetzel é uma empresa que atua nos segmentos automotivo, agronegócio, eletroferragem e instalações elétricas. As suas atividades são divididas nas unidades de:

  1. Componentes Elétricos e Iluminação: Essa unidade é focada no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos voltados para os segmentos de instalação elétrica e iluminação comercial e industrial.
  2. Componentes Automotivos: É responsável pelo desenvolvimento, produção e comercialização de componentes de peças fundidas em ferro e alumínio, voltadas para o segmento automotivo.

Wetzel - MWET4

A Wetzel está presente no Mercosul, nos Estados Unidos e na Europa. Com um portfólio diversificado, a Wetzel busca trabalhar em parceria com os consumidores. Dessa forma, a empresa consegue desenvolver produtos inovadores que atendam às necessidades de cada cliente.


Breve história da empresa

A história da Wetzel começa em 1932, quando a Schmidt, Wetzel & Cia é fundada. A empresa foi fundada entre os primos Vigano Schmidt, Arnoldo Wetzel e Ervino Wetzel.

Na época em que foi criada, a companhia era focada na fundição sob pressão e se destacou na produção de torneiras e registros.

Em 1938 teve início a operação da primeira injetora de latão, uma máquina produzida na oficina com a orientação de Vigano e Ervino. Sendo que essa era uma tecnologia pioneira no Brasil.

Wetzel - MWET4

Posteriormente, em 1952 a razão social da empresa mudou para Wetzel & Cia Ltda. Em 1960 a empresa agregou novos produtos como eletroferragens em alumínio, conectores para transmissão de energia elétrica e grampos de suspensão.

Já em 1966 ocorreram novas mudanças na empresa: ela foi constituída como Sociedade Anônima de Capital Fechado e passou a se chamar Metalúrgica Wetzel S.A.

Em 1971 foi criada a unidade de fundição de ferro, que tem como foco a produção de componentes de eletroferragens. Em 1981 a companhia passou a exportar seus produtos para os Estados Unidos e para países na América Latina.

A abertura de capital e consequente negociação das ações na Bolsa de Valores de São Paulo ocorreu em 1984. No ano de 1998 a empresa adquiriu o controle acionário da Metalúrgica Douat e Douat Tecnomecânica.

No ano seguinte, a empresa alterou a sua razão social para Wetzel Fundição de Ferros S.A e Wetzel Tecnomecânica S.A. Já em 1998 ocorreu a incorporação da Wetzel Fundição de Ferro com a Metalúrgica Wetzel S.A e foi adotada a razão social de Wetzel S.A.

No ano de 2006 foi instalada a subestação de energia elétrica na Divisão Ferro e iniciadas as obras de edificação do novo parque fabril da Divisão Alumínio no Condomínio Industrial Perini Business Park.

Wetzel - MWET4

Em 2007 a Divisão Alumínio começou a operar totalmente com novas instalações e em 2011 foi concluída a instalação e transferência da nova fábrica da Divisão Eletrotécnica para o Perini Business Park.

Desde 2016 a Wetzel está em recuperação judicial. Um dos motivos que levaram a Wetzel a ter dificuldades e, consequentemente, entrar com o pedido de recuperação judicial foi a retração generalizada em 2015 dos setores que ela atua.

Desse modo, a dívida sujeita à recuperação judicial era de R$ 101,1 milhões, sendo aproximadamente 60 milhões devidos aos bancos e R$ 2 milhões de compromissos trabalhistas.


Diretoria

André Luis Wetzel da Silva (Presidente)

Márcia Hermann (Diretora Legal e de Relações com Investidores)

Fernando Cesar Moreira (Diretor Administrativo Financeiro)


Conselho administrativo

André Luis Wetzel da Silva (Presidente)

Susanna Bender (Vice-Presidente)

Eloi Jensen


Principais concorrentes

Condumax

Retha Componentes

Eletrica Central


Perspectiva para o futuro

Podemos considerar incertas as perspectivas para o futuro da Wetzel, já que está em recuperação judicial de 2016. 

Wetzel - MWET4

É claro que não são todas as empresas que entram em recuperação judicial que vão à falência. Algumas de fato conseguem se reerguer. Mas é bom ficar alerta com empresas nessa situação, já que a maioria acaba quebrando.

Se você quer investir ou já tem ações da Wetzel, a dica é ficar de olho se a empresa está conseguindo seguir o plano de recuperação e se ela apresenta sinais de que irá dar a volta por cima.


Composição acionária

MWET3 Acionista Percentual
1 Cws Participações S/a 97,22%
2 Ações Tesouraria 0,02%
3 Free Float 2,76%
MWET4 Acionista Percentual
1 Cws Participações S/a 19,81%
2 Brde Banco Regional de Desenvolvimento Do Extremo Sul 21,68%
3 Clube de Investimentos Sol 17,41%
4 Eloi Jensen 7,94%
5 Free Float 33,15%
6 Ações Tesouraria 0,02%