Whirlpool S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker WHRL3, WHRL4
Fundador Fusão entre a Multibrás e a Embraco ocorrida em 2006
Presidente da empresa Andrea Salgueiro Cruz Lima
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de distribuição de dividendos.

Prêmios 17ª Perfect 100 no índice de igualdade corporativa
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2006
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Whirlpool S.A.
Principais produtos

O Grupo Whirlpool Latin America no Brasil representa as marcas

  • Brastemp
  • Consul
  • KitchenAid

Os produtos da empresa são:

  • Eletrodomésticos
  • Eletroeletrônicos de uso doméstico
  • Equipamentos de uso doméstico
  • Utilidades domésticas

O que a empresa faz?

A Whirlpool é líder em eletrodomésticos para cozinha e lavanderia. Sendo assim, os produtos da empresa são: eletrodomésticos, eletrônicos de uso doméstico, utilidades domésticas e equipamentos de uso doméstico.

A empresa está presente em todo o Brasil através das marcas Brastemp, Consul, KitchenAid, Compra Certa e B.blend. Nos demais mercados da América Latina, ela é representada pelas marcas Consul, Jenn-Air, KitchenAid, Eslabón de Lujo, Whirlpool e Maytag.

Whirpool S.A. - WHRL3, WHRL4

No Brasil a Whirlpool possui um centro administrativo em São Paulo capital e três fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo). Além disso, a empresa conta com quatro Centros de Tecnologia, três Centros de Distribuição, 23 Laboratórios e cerca de 11 mil colaboradores. 

Vale destacar que a América Latina é um dos principais mercados consumidores da Whirlpool no mundo. No Brasil, as marcas Brastemp e Consul são as líderes de preferência no país e juntas possuem quase metade do mercado.


Breve história da empresa

A história da Whirlpool começou em novembro de 1911, quando os irmãos Louis e Frederick Upton se uniram ao seu primo Emory para fundar a empresa Upton Machine Company.

A empresa foi a responsável por fabricar as primeiras máquinas de lavar com motor elétrico. Sendo que essas máquinas eram feitas de madeira e tinham a função de lavar e torcer roupas.

Whirpool S.A. - WHRL3, WHRL4

A primeira encomenda da empresa foi feita pela Federal Eletric que encomendou 100 máquinas de lavar. No entanto, todas as máquinas apresentaram defeitos de funcionamento.

Logo, para que a reputação da companhia não fosse manchada, os fundadores da empresa consertaram todas as máquinas sem cobrar nada. Impressionada com a ética da empresa, a Federal Electric dobrou o pedido.

Cinco anos depois, a Upton Machine Company recebeu outro importante pedido: 100 máquinas de lavar para a Sears Roebuck & CO uma famosa loja de departamento. O intuito era que as máquinas fossem vendidas pela loja com a marca Kennmore.

O resultado da parceria foi muito positivo e depois de alguns meses a demanda superou a produção. Posteriormente, em 1929 a empresa se fundiu com a Nineteen Hundred Washer Company (empresa fabricante de lavadoras) e formou a Nineteen Hundred Corporation.

Já em 1938 a empresa lançou a primeira lavadora com agitação motorizada e em 1948 foram introduzidas as primeiras lavadoras automáticas com a marca Whirlpool no mercado.

Whirpool S.A. - WHRL3, WHRL4

Sendo que o nome Whirlpool foi usado pela primeira vez pela Horton Manufacturing Company, em 1906 como marca das suas máquinas de lavar, que foi adquirida pela Nineteen Hundred Washer Co em 1922.

No decorrer dos anos, a Nineteen Hundred Corporation foi incorporando novos produtos em seu portfólio como, por exemplo, ferros de passar. Em 1950 a empresa passou oficialmente a se chamar Whirlpool Corporation.

No mesmo ano, ela lançou as primeiras secadoras automáticas e a partir de 1955 vários novos produtos foram acrescentados na linha da empresa, como refrigeradores e fogões.

Em 1958 a Whirlpool realizou os primeiros investimentos na Brasmotor e entrou no mercado brasileiro de eletrodomésticos. Sendo que essa foi a sua primeira tentativa de atuar no mercado estrangeiro. Em 1960 a Whirlpool conseguiu um contrato com a NASA para desenvolver e construir a primeira cozinha espacial experimental.

Esse projeto foi muito importante para a empresa, já que por meio dele, a Whirlpool fez a sua primeira tentativa de trabalhar com o problema da gravidade zero e muitas das soluções criadas foram usadas em produtos no futuro.

Em 1967 a Whirlpool foi pioneira ao introduzir uma linha de atendimento 24 horas por dia ao consumidor. Já em 1969 a empresa fez o lançamento de mais um novo produto: o compactador de lixo doméstico e em 1977 a empresa relançou o forno micro-ondas.

Whirpool S.A. - WHRL3, WHRL4

Na década de 1980 a Whirlpool se expandiu para diversos países, dentre eles: Argentina, México, China e Canadá. Em 1986 a Whirlpool comprou a famosa marca KitchenAid, que fabrica eletrodomésticos premium desde 1919.

Em 1998 a Whirlpool lançou uma lavadora com economia de água e energia e em 2001 introduziu no mercado a primeira linha completa de eletrodomésticos com o selo Energy Star, que indica que os produtos consomem menos energia do que os outros da mesma categoria.

Em 2006 a Whirlpool comprou a Maytag e se tornou a maior fabricante de eletrodomésticos em todo o mundo.

Whirlpool no Brasil

A Whirlpool assumiu parte do controle acionário da Multibrás S/A Eletrodomésticos em 1997. Sendo que a Multibrás era a responsável pela fabricação de eletrodomésticos das marcas Consul, Semer e Brastemp.

Whirpool S.A. - WHRL3, WHRL4

Nos próximos anos, a Whirlpool comprou aproximadamente 98% das ações da Multibrás e se tornou acionista majoritária. Em 2006 a Whirlpool decidiu fazer uma reorganização no quadro acionário e por meio da fusão das empresas Multibrás e Embraco, fundou a Whirlpool S.A.

No decorrer dos anos, a Whirlpool realizou diversas inovações no Brasil. Por exemplo, ela lançou o primeiro refrigerador frost-free de uma porta do mundo e o primeiro fogão a gás com opção de forno a vapor.


Diretoria

Andrea Salgueiro Cruz Lima (Diretora Presidente)

Adolpho C. Nunes de Souza Neto (Diretor Financeiro)

Andrea Clemente (Diretora de Recursos Humanos e Comunicação

Paulo Miri (Diretor)


Conselho administrativo

João Carlos Costa Brega (Presidente)

Bernardo Ribeiro Dos Santos Gallina

Antonio Mendes

Andrea Neves Clemente Hand

Luciana de Castro Mares Torre


Principais concorrentes

Magazine Luiza (MGLU3)

Via Varejo (VVAR3)

Lojas Americanas (LAME3)


Perspectiva para o futuro

A história da Whirlpool é marcada por inovações e lançamento de novos produtos no mercado. Certamente o futuro da empresa terá diversos outros lançamentos de produtos inovadores.

Whirpool S.A. - WHRL3, WHRL4

Para você ter uma ideia, a Whirlpool é a única empresa de eletrodomésticos do Brasil a possuir o selo de alto renome do INPI para as marcas Brastemp e Consul. Sendo que de 2013 a 2016 a Whirlpool foi a empresa que mais depositou patentes no Brasil. Somente em 2017, a empresa realizou o lançamento de mais de 200 produtos.


Composição acionária

WHRL3 Acionista Quantidade Percentual
1 Whirlpool do brasil Ltda 546.249.053 53,10%
2 Brasmotor S.A 454.958.734 44,22%
3 Whirlpool Csa Holdings S.à.r.l 19.295.872 1,88%
4 Free Float 8.197.232 0,80%
WHRL4 Acionista Quantidade Percentual
1 Whirlpool do brasil Ltda 241.464.551 50,94%
2 Brasmotor S.A 212.116.767 44,74%
3 Free Float 20.503.195 4,32%