Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,2 de 5
Gestão:
  4,7 de 5
Ticker WIZS3
Fundador Empreendedores Caixa
Presidente da empresa Heverton Pessoa de Melo Peixoto
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Wiz distribui dividendos consecutivamente desde 2015. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Pêmio melhores empresas para trabalhar (Great Place to Work) 2015/2017 / 17º Prêmio Broadcast Empresas
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1971
Ano do IPO 2015
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Wiz Soluções
Principais produtos

Em resumo, por se tratar de uma corretora de seguros, a empresa presta serviços de corretagem nos segmentos:

  1. Seguros;
  2. Previdências;
  3. Capitalização;
  4. Consórcio.

No ramo dos seguros:

  • Riscos Especiais;
  • Vida;
  • Habitacional;
  • Prestamista;
  • Patrimonial.

O que a empresa faz?

A Wiz Soluções, como o próprio sugere, é uma corretora de soluções no ramo de seguros. A companhia não é a responsável pelo bem segurado, funcionando apenas como intermediária na corretagem dos contratos de securitização.

Além disso, oferece serviços financeiros e de seguros por meio de uma plataforma multicanal. Sendo assim, a companhia transforma os dados que são cadastrados nas plataformas em soluções práticas e viáveis.

Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. - WIZS3

Com mais de 40 anos de experiência no mercado, a Wiz oferta serviços através de plataformas que são integradas, criando relacionamento com os produtos ofertados e garantindo agilidade e presença em todo o território nacional.

O modo de fazer negócios

Dentre os serviços que a empresa oferece, estão:

  • Corretora de seguros da Caixa Seguradora;
  • Comercialização de Seguros;
  • Previdência;
  • Capitalização e Consórcios.

Uma das vantagens em relação à Wiz é o modelo de trabalho pautado na baixa necessidade de ativos. Sendo assim, a empresa demanda, também, baixos níveis de investimentos em capital fixo, o que garante maior evolução sem custos elevados.

Dessa forma, a Wiz Soluções conta com um canal de distribuição formado, principalmente pela Rede CAIXA, por:

  • 415 agências;
  • 286 correspondentes bancários;
  • 017 correspondentes lotéricos.

Pilares de funcionamento

Além disso, a Wiz Solução se baseia em três pilares quando o assunto é promover experiências. O primeiro deles é o foco nas pessoas, ou seja, a empresa valoriza a inovação por meio da tecnologia e oferece caminhos mais viáveis e consistentes.

O segundo pilar em que a companhia se sustenta é o da tecnologia. Sendo assim, a empresa acredita no poder tecnológico para transformar informações em soluções.

Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. - WIZS3

Assim, a Wiz guarda as soluções em nuvem para que os serviços prestados possam ser visualizados e desenvolvidos em diferentes plataformas.

Por último, e não menos importante, a Wiz garante a estrutura corporativa da empresa através da governança, que conta com Conselho de Administração, Diretoria Executiva e comitês especiais.


Breve história da empresa

A história da Wiz Soluções começou em 1973, quando a empresa ainda se chamava FENAE Corretora de Seguros e Administração de Bens S.A.

A princípio, a Companhia era gerida por uma sociedade 100% investida pela FENAE, na qual contava com a participação de Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF’s e entidades representativas dos funcionários da Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, a empresa permaneceu como FENAE Corretora de Seguros por 30 anos, atuando no Rio de Janeiro. Na época, a Companhia desenvolvia atividades no segmento de corretagem, intermediação de negócios, bem como na administração de serviços que a Caixa Econômica Federal, ou as parcerias, oferecia.

Novo nome, novos rumos

Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. - WIZS3

Após 30 anos instalada no Rio de Janeiro, a sede da empresa foi transferida para a Brasília, no Distrito Federal. Na capital do país, a empresa continuou com os serviços principais, como as atividades de corretagem, intermediação de negócios e administração de bens.

Em 2010, como forma de potencializar a atuação no segmento de corretagem de seguros, a empresa muda a razão social para Par Corretora de Seguros S.A.  Porém, o nome permanece somente até março de 2010, quando a razão social é novamente modificada, agora para FPC Par Corretora de Seguros S.A.

Na época, mais precisamente em 2012, a FPC Par Corretora de Seguros S.A. possuía apenas uma acionista, a FENAE. Sendo assim, a empresa admitiu a Boxe Participações Ltda. e Caixa Seguros Holding S.A. como as novas acionistas da Companhia.

Ao mesmo tempo, a empresa celebrou o Acordo de Acionistas, que visava à regulamentação dos mecanismos de governança dentro da Companhia. Além disso, o acordo tinha o propósito de regular a circulação de ações entre os acionistas.

Reestruturação Societária

Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. - WIZS3

Em 2013, a empresa mudou os rumos com a nova gestão e a nova estrutura societária, com entrada da Caixa Seguradora e GP Investimentos como acionistas da Companhia.

Em 2015, a Wiz abriu capital e fortaleceu o compromisso com melhores resultados, passando a investir pesado em tecnologia. No ano seguinte, em 2016, o Call Center foi internalizado na empresa, com a presença de consultores especializados na venda e na renovação de seguros.

Em 2017, o que antes era Par Corretora, se tornou Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. focada em identificar oportunidades e implementar soluções precisas, proporcionando o serviço certo da melhor forma possível.

A missão da empresa, desde então, é ser a maior marca de seguros que melhor conecta as necessidades tanto dos clientes, quanto dos parceiros.


Diretoria

Heverton Pessoa de Melo Peixoto (Diretor Presidente e de Relações com Investidores)

Marcus Vinícius de Oliveira (Diretor Financeiro)


Conselho administrativo

Fernando Carlos Borges de Melo Filho (Presidente)

Gabriela Susana Ortiz de Rosas

David João Almeida dos Reis Borges

Camilo Godoy

Luis Carlos Martins Alves Júnior

Miguel Ângelo Junger de Simas

Elício Lima


Perspectiva para o futuro

O futuro da Wiz soluções é sinônimo de expansão. Com base em estimativas o Brasil ainda possui pouca penetração de seguros como tratamos ao abordar o Banco do Brasil Seguridades (BBSE3).

Outro dado importante é que, em termos de seguro no Brasil, apenas 15% da população tem seguro de vida. Em países como Estados Unidos da América e Japão este número passa da casa dos 60%, sendo 70% nos EUA e 90% no Japão.

Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. - WIZS3

Outro ponto relativo ao futuro da empresa é a renovação ou não do contrato de exclusividade com a Caixa Econômica e Caixa Seguridade. No pior dos cenários, ou seja, nenhuma renovação, o fato de não existir uma exclusividade com a Caixa, não quer dizer que não exista mais negócios com a Caixa.

Outro ponto é que, os seguros que a Wiz já comercializou, ou seja, contratos com 17 anos ainda de vigência em casos de financiamento imobiliário entre outros, a empresa vai continuar recebendo por eles. No R.I da Wiz, você consegue ver receitas oriundas dos contratos passados e dos recentes.

Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. - WIZS3

Ao final do último vencimento do contrato, em fevereiro de 2021, será estabelecido por um processo competitivo público, onde quem der a melhor proposta ganha. A Wiz, certamente, é um grande player no assunto, conhecendo a fundo toda a estrutura das instalações e possuindo uma extrema sinergia garantida por anos de atuação em conjunto.

A empresa tem uma estrutura extremamente eficiente e ainda vê mercado para atuar junto a vários outros bancos que queiram usar essa estrutura e expertise em vez de investir nisso. Segundo declarações, a Wiz prevê que a maioria dos bancos não otimiza e rentabiliza de maneira eficaz suas carteiras e oportunidades de seguros.

Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. - WIZS3

O CEO da empres, Heverton Peixoto, já deixou bem claro o assunto em várias entrevistas, e mostrou em números a complexidade de qualquer outra empresa em conseguir chegar nesse nível para concorrer de frente com a Wiz em qualquer cenário.


Composição acionária

WIZS3 Acionista Percentual
1 Integra Participações S.A 26,94%
2 Itaú Unibanco S.A 6,94%
3 Caixa Seguradora Holding S.A 25,00%
4 Free Float 41,12%