WLM Industria e Comercio S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker WLMM3, WlMM4
Fundador Scania Latin America Ltda.
Presidente da empresa Eugênio Ricardo Araújo Costa
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A WLM Participações distribui dividendos consecutivamente desde 2004. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1946
Ano do IPO 1971
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos WLM Indústria e Comércio
Principais produtos
  • Comercialização e a prestação de serviços de manutenção para veículos da marca Scania
  • Criação e comercialização de bovinos de corte
  • Cultivo e comercialização de grãos por meio das marcas controladas

Além da representação da Scania a companhia possui empresas controladas, dentre elas:

  • Fartura
  • São Sebastião
  • Itapura

O que a empresa faz?

A WLM Industria e Comercio atua tanto no segmento automotivo, como no setor do agronegócio.

No segmento automotivo, a empresa atua por meio de uma rede de vinte estabelecimento localizados em vários estados do Brasil, tais como Rio de Janeiro (WLM Equipo), São Paulo (WLM Quinta Roda), Minas Gerais (WLM Itaipu) e Pará (WLM Itaipu Norte).

Sendo que ela comercializa produtos e serviços da marca Scania como caminhões pesados e extrapesados, chassis de ônibus rodoviários e urbanos e faz ainda a venda de peças de reposição.

WLM Industria e Comercio S.A - WLMM3, WlMM4

Além disso, realiza a prestação de serviços de manutenção corretiva e preventiva e assistência técnica especializada. Vale destacar que todas as unidades da empresa possuem certificação mundial D.O.S (Dealer Operating Standard).

Por outro lado, a WLM Industria e Comercio atua no segmento agropecuário por meio das controladas Fartura Agropecuária S.A e Itapura Agropecuária Ltda.

Em resumo, a empresa atua na produção, criação e comercialização de bovinos de corte e também realiza o cultivo e comercialização de grãos.


Breve história da empresa

A história da WLM Industria e Comercio teve início em 1946 com a fundação da Companhia Nacional de Gás Esso, que atuava na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Alguns anos depois, em 1952, a empresa mudou o seu nome para Companhia Brasileira de Gás – Gasbras. Já em 1955, foi constituída a Companhia Supergaz Engarrafadora e Distribuidora de gás, com sede em Campinas em São Paulo.

Posteriormente, em 1968 ocorreu a associação da Supergaz à Gasbras, no Rio de Janeiro. Com isso, foi criada a Supergasbras Distribuidora de Gás Indústria e Comércio S.A.

WLM Industria e Comercio S.A - WLMM3, WlMM4

Como a empresa tinha uma frota significativa de caminhões pesados focados no transporte de gás a granel, com o tempo, a companhia passou a atuar nos setores de transporte e comercialização de veículos pesados – caminhões e ônibus da marca Scania.

Desse modo, a empresa acabou por comprar a Equipo, a primeira Concessionária Scania, com o intuito de maximizar a eficiência das operações com a distribuição de gás.

Além disso, ela fundou a Quinta Rosa e a Itaipu. Em 1975, houve a fundação da concessionária do Rio de Janeiro filial Barra Mansa, da Equipo e em 1976 foi fundada a concessionária de Minas Gerais, filial Matias Barbosa, da Itaipu.

Anos depois, em 1996 ocorreu a fundação da concessionária de São Paulo, filial Porto Ferreira, da Quinta Roda e em 1998 foi fundada a concessionária de Minas Gerais, filial Patos de Minas, da Itaipu.

No ano 2000, ocorreu a aquisição de concessionárias em Bauru e Araçatuba e incorporação à Quinta Roda, o que deu uma maior penetração no interior de São Paulo.

Já em 2004, a companhia vendeu os seus ativos e encerrou as operações no segmento de gás. No ano seguinte, a empresa mudou a sua razão social para WLM Indústria e Comércio S.A. com atuação no segmento automotivo e agropecuário.

Em 2006, a empresa adquiriu a concessionária do Pará e fundou a Itaipu Norte, dando início a participação estratégica da WLM.

WLM Industria e Comercio S.A - WLMM3, WlMM4

No ano de 2013 foi fundada a concessionária no Amapá, filial Macapá, da Itaipu Norte e em 2014 ocorreu a fundação da concessionária de Minas Gerais, filial Perdões, da Itaipu.

Já em 2017, a empresa mudou a sua denominação para WLM Participações e Comércio de Máquinas e Veículos S.A. O objetivo com a mudança de nome foi adequar a empresa a sua principal atividade, que é a comercialização de veículos e peças da marca Scania.

Com isso, as ações da empresa passaram a ser negociadas com os códigos WLMM3 e WLMM4. Por fim, em 2019 a empresa passou por uma reorganização societária.

Dessa maneira, em uma Assembléia Geral Extraordinária do dia 1º de julho de 2019, ela consolidou a incorporação das sociedades limitadas controladas do segmento automotivo: Equipo Máquinas e Veículos Ltda e Quinta Roda Máquinas e Veículos Ltda. O intuito com a incorporação foi: 

Sinergia: Com a incorporação a sinergia entre os negócios proporciona um melhor aproveitamento e eficiência de toda estrutura administrativa da sede da WLM.

Benefícios fiscais: Diminuição da carga tributária, como resultado da agregação dos direitos, créditos e débitos de natureza tributária.

WLM Industria e Comercio S.A - WLMM3, WlMM4

Vantagens estratégicas: Diminuição das atividades de participações societárias da WLM, sendo que a atividade principal tornou-se o setor automotivo, o que permitiu uma benéfica agregação das receitas e despesas da WLM.

Custos: Por fim, a incorporação nos moldes realizados foi de baixo custo e processada sem o aumento do capital social da WLM. 


Diretoria

Eugênio Ricardo Araújo Costa (Diretor Presidente)

Leandro Cardoso Massa (Diretor)

Alvaro Véras do Carmo (Diretor de Relações com Investidores)

Anderson Wagner da Silva (Diretor Operacional das filiais no Estado de Minas Gerais)

Jayme Abby (Diretor Operacional das filiais no Estado do Rio de Janeiro)

Francisco Roberto Carvalho Mota (Diretor Operacional das filiais no Estado de São Paulo)

Glaycon Xavier Dias (Diretor Operacional das filiais nos Estados do Pará e Amapá)


Conselho administrativo

Don David Lemos de Moraes Magalhães Leite Jayanetti (Presidente)

Felipe Lemos de Moraes (Vice-Presidente)

Celso Hiroo Ienaga

Fernando Magalhães Portella

Luis Octávio da Motta Veiga


Principais concorrentes

  • Minas Maquinas (Mercedes Benz)
  • Savana Concessionarias
  • De Nigris
  • Rodobens

Perspectiva para o futuro

Com mais de 70 anos de história, a WLM é, desde 2005, uma das líderes nacionais na venda de veículos pesados Scania e ocupa o primeiro lugar na comercialização de peças da marca no Brasil, por meio da rede de vinte estabelecimentos localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Amapá.

WLM Industria e Comercio S.A - WLMM3, WlMM4

Além de ser líder no seu mercado de atuação, alguns outros fatores contribuem para uma perspectiva futura positiva da empresa. Por exemplo, a empresa apresentou um crescimento sólido nos últimos anos, tem um bom ROE e possui uma margem baixa de dívida.


Composição acionária

WLMM3 Acionista Percentual
1 Controladores 1,03%
2 Sajuthá-rio Participações S.A. 94,08%
3 Free Float 4,89%
WLMM4 Acionista Percentual
1 Espolio de Wilson Lemos de Moraes 0,02%
2 Espolio de Maria de Lourdes Teieira de Moraes 0,01%
3 Maria Isbela Lemos de Moraes 0,17%
4 Sajuthá-rio Participações S.A. 73,59%
5 Rogerio Leopoldo Magalhães Leite Jayanetti 2,60%
6 Free Float 23,64%