YDUQS

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  2,5 de 5
Gestão:
  2,5 de 5
Ticker YDUQ3
Fundador João Uchôa Cavalcanti Netto
Presidente da empresa Eduardo Parente Menezes
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa paga dividendos consecutivamente desde o ano de 2007. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1970
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos YDUQS
Principais produtos

A Yduqs é  o nome por trás da Universidade Estácio, conhecida por oferecer serviços no segmento de educação superior.

Dentre os produtos oferecidos pela empresa podemos citar :

  • Ensino Superior;
  • Ensino Superior à Distância (EAD).

O que a empresa faz?

A YDUQS é a Holding formada por intuições e marcas voltadas para o ensino superior. Basicamente, a empresa é uma rede de ensino brasileira, formada como sociedade anônima de capital aberto. Na B3, a empresa é negociada sob o código YDUQ3.

YDUQS - YDUQ3

Criada em 1970, na cidade do Rio de Janeiro, a YDUQS Participações (ex-Estácio Participações) é, atualmente, um dos maiores grupos focados no ensino superior do Brasil. Além disso, a empresa está presente em todas as regiões do país, onde possui 90 unidades, bem como atuação no segmento de Ensino à Distância (EAD).

Com 576 mil alunos, contabilizados só em 2019, a Estácio se tornou a segunda maior rede de ensino do Brasil. Os números foram significativos porque, em 2018, a empresa também abriu espaço para atividades ligadas ao ensino médio.

Em relação ao EAD, a YDUQS Participações conta com 674 polos, oferecendo cursos em diversas áreas, como Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, além de graduação tradicional e tecnológica (destinada ao ensino médio).

Principais produtos e serviços

Como atividade principal, a YDUQS desenvolve serviços relacionados ao ensino superior, onde conta com mais de 500 mil alunos e 90 unidades.

YDUQS - YDUQ3

Além do ensino superior, a instituição também é conhecida pelo EAD, onde possui mais de 600 polos. Em 2018, a YDUQS também começou a atuar no setor de ensino médio, com cursos tecnológicos.

Sendo assim, dentre os produtos oferecidos pela empresa podemos citar:

  • Ensino Superior;
  • Ensino Superior à Distância (EAD).

YDUQS - YDUQ3


Breve história da empresa

A história da YDUQS Participações (ex-Estácio Participações), teve início em 1970, quando a Faculdade de Direito Estácio de Sá foi fundada, no Rio de Janeiro. O status de faculdade foi alterado em 1988, quando a instituição se tornou Universidade. Logo mais, em 1992, a instituição deu início ao processo de expansão, após inaugurar um novo campus.

YDUQS - YDUQ3

Já em 1998, como parte do processo de expansão, a YDUQS começou a abrir unidades em todos os estados brasileiros. Em 2005, a empresa deu início ao processo de transformar as subsidiárias em sociedades civis sem fins lucrativos. Além disso, em 2006, a empresa começou a criar importantes vínculos no mercado com parcerias da área educacional.

Em 2008, após adquirir 20% da companhia, a GP – empresa de private equity – se tornou parte dos acionistas da instituição. No ano seguinte, em 2009, a YDUQS deu início aos serviços de Educação à Distância (EAD).

Em 2011, a empresa realizou mais aquisições de instituições de ensino, dessa vez nas regiões Norte e Nordeste. No mesmo ano, adquiriu também a Academia de Concurso. Ao longo da caminhada, a empresa adquiriu ainda, entre 2014 e 2016, mais seis faculdades, além da Sociedade de Ensino Superior Toledo, localizada em São Paulo.

YDUQS - YDUQ3


Diretoria

Eduardo Parente Menezes (Diretor Presidente)

Eduardo Haiama (Vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores)

Adriano Pistore (Vice-presidente de Ensino)

José Aroldo Alves Júnior (Vice-presidente de Mercado)

Cláudia Romano (Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade)

Alexandre Aguieiras (Diretor de Ensino a Distância)

Rossano Marques (Vice-presidente de Operações Corporativas)

Felipe Araújo (Diretor de Gente e Gestão)


Conselho administrativo

Juan Pablo Zucchini (Presidente do conselho)

Maurício Luís Luchetti

Jackson Medeiros de Farias Schneider

Luiz Roberto Liza Curi

Osvaldo Burgos Schirmer

Brenno Raiko de Souza

Igor Xavier Correia Lima

Flavio Benício Jansen Ferreira

Claudia Sender Ramirez

Acesse para conferir o Conselho Administrativo da empresa.


Principais concorrentes

Ânima Educação (ANIM3)

Bahema Educação S.A (BAHI3)

Cogna Educação (COGN3)

Ser Educacional (SEER3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a YDUQS Participações é um dos maiores grupos de educação superior do Brasil quando se fala em número de alunos. A principal atividade do grupo é a educação superior e EAD, mas a instituição também desenvolve atividades para o ensino médio, com cursos tecnológicos.

Ao longo da história da YDUQS, a empresa realizou inúmeras aquisições, o que contribui para o crescimento e desenvolvimento do grupo. Além disso, a YDUQS é líder no segmento em que atua, sendo uma forte opção para o setor de educação.

Sendo assim, sua projeção futura deve incluir investimentos em aquisições, além de investimentos em otimizar os serviços para os mais de 700 mil alunos. Além disso, o grupo deve incluir expansão dos serviços para áreas dos estados brasileiros, bem como ampliar de forma mais diversa os perfis dos alunos. 


Composição acionária

YDUQ3 Acionista Percentual
1 Administradores e Conselheiros 0,15%
2 Ações em Tesouraria 2,71%
3 Free Float 97,14%