Ursula von der Leyen: saiba mais sobre a vida e carreira

12 de dezembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 41 seg


Ursula von der Leyen foi eleita a mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes em 2022. Ela é a atual presidente da Comissão Europeia.

Um dos principais motivos para Ursula von der Leyen ocupar a primeira posição da lista de 100 mulheres mais poderosas do mundo foi a sua liderança durante a pandemia da covid-19.

Quem é Ursula von der Leyen?

Ursula von der Leyen nasceu na Bélgica em 1958, porém ela tem nacionalidade alemã. O seu primeiro emprego foi como médica em uma clínica para mulheres na Alemanha.

Mãe de sete filhos, Ursula von der Leyen entrou para a política apenas aos 40 anos de idade.

em 2005, ela foi empossada como ministra federal da Família, Idosos, Mulheres e Juventude da Alemanha pela chanceler da época, Angela Merkel.

Entre 2013 a 2019, ela foi a 1ª mulher a exercer o cargo de ministra da Defesa da Alemanha. 

Posteriormente, em julho de 2019, ela foi eleita para o cargo de presidente da Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia. Inclusive, ela foi a 1ª mulher a ocupar este cargo.

Sendo que Von der Leyen guiou a Europa através da pandemia. Além disso, com a invasão russa, ela tem sido uma das mais fortes apoiadoras da Ucrânia.

Top 10 das mulheres mais poderosas de 2022

As mulheres mais poderosas do mundo de acordo com a Forbes foram:

1- Ursula von der Leyen

Ursula von der Leyen é presidente da Comissão Europeia.

Sendo que, de 2005 até 2019, ela foi membra do gabinete de Angela Merkel, e durante seis desses anos, ela foi ministra da defesa da Alemanha.

2- Christine Lagarde

Em segundo lugar na lista de mulheres mais poderosas do mundo, temos Christine Lagarde. Em 2019 ela se tornou a 1ª mulher a comandar o Banco Central Europeu.

Além disso, de 2011 a 2019, Lagarde liderou o Fundo Monetário Internacional, que tem como foco a proteção da estabilidade do sistema financeiro internacional.

Sendo que ela também foi a 1ª mulher a ocupar este cargo.

3- Mulheres mais poderosas do mundo: Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Kamala Harris é a vice-presidente dos EUA. Em resumo, ela é a 1ª mulher e pessoa sul-asiática e negra a ser eleita para vice-presidente dos Estados Unidos.

Além disso, em 2010, Harris foi a 1ª mulher e pessoa negra a ser procuradora-geral da Califórnia.

Posteriormente, em 2016, Harris foi a 1ª mulher de ascendência indígena a ser eleita para o Senado norte-americano.

4- Mary Barra

Em 4ª lugar na lista de mulheres mais poderosas do mundo, temos Mary Barra, presidente da General Motors.

Sendo que ela é a 1ª mulher a liderar uma das três maiores montadoras de veículos dos EUA.

Uma curiosidade é que, durante a pandemia, Barra mudou a linha de produção da sua empresa para auxiliar na produção de ventiladores pela Ventec Life Systems. 

5- Abigail Johnson

Abigail Johnson é presidente e CEO da Fidelity Investments.

Em síntese, a Fidelity Investments é uma das principais empresas de investimentos do mundo e que administra mais de US$ 2 trilhões em ativos.

6- Mulheres mais poderosas do mundo: Melinda Gates

Melinda Gates é co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates. Sendo assim, ela atua como filantropa.

Inclusive, ela continuou no cargo de co-presidente da Fundação mesmo depois de anunciar o divórcio de Bill Gates em 2021.

7- Giorgia Meloni

Giorgia Meloni se tornou a primeira ministra da Itália, em 2022. Sendo que ela foi a primeira mulher a ocupar esse cargo.

Além disso, desde 2014, ela é presidente do partido italiano de direita Fraterna Itália.

8- Karen Lynch

Karen S. Lynch é uma empresária norte-americana e presidente e diretora executiva da CVS Health. Sendo que ela atua no conselho de administração da AHIP, CVS Health e U.S. Bancorp.

9- Mulheres mais poderosas do mundo: Julie Sweet

Julie Sweet é CEO da Accenture, empresa de serviços globais, desde 2019. Mas antes de assumir este cargo, ela atuou como consultora jurídica geral da empresa e head da América do Norte.

10- Jane Fraser, CEO do Citigroup

Por fim, temos Jane Fraser, que é CEO do Citigroup desde 2021.

Em resumo, Fraser é não apenas a primeira mulher a ocupar esse cargo no Citigroup, mas também é a primeira mulher na história a comandar um grande banco de Wall Street.

Fontes: G1, Exame, Suno, e Forbes.