Japão tenta driblar a alta de juros e Itaú cria fundo de REITs

28 de março de 2022, por Evelyn

Tempo de leitura médio: 5 min, 27 seg


Bom dia, Investidor Sardinha. Este é o Soco Matinal, as principais notícias do dia no mercado financeiro, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo.

Em primeiro lugar, no pregão de sexta-feira, (25/3/2022) o IBOVESPA (índice da nossa bolsa de valores) subiu de novo, 0,02%, fechando em  119.081 pontos.

De antemão, do lado das maiores altas tivemos empresas como:

  • Cogna Educação: +19,48% 
  • YDUQS Participações: +9,05%
  • Azul: +6,82%

Por outro lado, dentro do índice as maiores quedas foram registradas pelas empresas:

  • Klabin: -6,13%
  • Suzano Papel: -6%
  • JBS: -3,72%

Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional.

Morning call de Índices Internacionais

iStock

Atualmente, no cenário internacional as bolsas mundiais fecharam positivas.

Antes de tudo, o dólar está cotado a R$ 4,74.

Nos Estados Unidos as bolsas performaram na seguinte linha:

  • Dow Jones: +0,44%
  • S&P 500: +0,51%
  • Nasdaq: -0,16%

Já nas bolsas europeias os resultados foram os seguintes:

  • DAX (Alemanha): +1,72%
  • FTSE 100 (Inglaterra): +0,53%
  • CAC 40 (França): +1,54%
  • FTSE MIB (Itália): +1,90%

Por fim, nas bolsas asiáticas:

  • Nikkei (Japão): -0,73%
  • Shangai (China): +0,07%
  • IDX Composite (Indonésia): +0,67%

Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h:

  • Bitcoin: +6,20%
  • Ethereum: +6,47%
  • Tether: -0,01%
  • Binance Coin: +4,99%
  • USD Coin: 0

Ainda, nas commodities:

  • Ouro: -1,18%
  • Petróleo Brent: -4,38%
  • Gás Natural: -0,86%
  • Minério de Ferro (Futuros): +0,16%

Morning call de ações

Seja Trainee

Isa CTEEP e as baterias de energia

Cada vez mais é possível observar o caminho das empresas de energia estão fazendo para implementar tecnologias de armazenamento. No caso, a empresa em questão já fechou contrato para instalação de sistemas de armazenamento assim como infraestrutura para execução das obras do local onde haverá a estrutura para colocação das baterias.

Entre os pontos de destaque estão a escolha do local e aprovação do projeto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E em andamento já estão a fabricação e o encaminhamento das baterias ao Brasil, assim como a construção dos painéis de proteção e controle na cidade de Curitiba.

Por fim, a própria empresa poderá desenvolver projetos relacionados a criação das baterias, pois é necessário que sejam criadas soluções para garantir regularidade, qualidade, e dar previsibilidade.

Ralph Lauren e o novo marketing para captar clientes

A Ralph Lauren é uma marca consolidada, porém a empresa percebeu que precisava fazer algo novo para captar os clientes que ainda não eram expressivos na sua base de consumidores: os jovens.

Mesmo com a cotação das ações da empresa tendo se valorizado 57% nos últimos cinco anos, as ações desse tipo de empresa têm ficado para trás com as dificuldades do setor que impedem adaptações às mudanças na tendência de mercado. Nisto, está em jogo até mesmo a colocação de peças da marca em lojas que fazem a venda com preços menores, também o fato de que os modelos apresentados não estão focados no consumidor mais jovem.

O que se destaca é que apesar da marca vender em outlets, uma elevação da marca é algo que se busca. Por isso o foco no público jovem que inclusive tolera mais a questão de promoção das peças e aprecia os modelos que estão sendo propostos nas novas coleções.

Agora vamos às notícias do mercado interno e mundial:

Resumo de notícias do Brasil e exterior

Hospedario

Banco Central divulga repescagem para resgate de valores esquecidos

A partir de hoje e até o dia 16 de abril haverá possibilidade de saque para quem não retirou valores os quais tem direito. O cronograma terá agendamento de saques baseado no ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Para poder agendar o saque o usuário deverá ter uma conta nível prata ou ouro no portal do governo, com identificação segura para acessar serviços públicos digitais através de login.

Embora algumas pessoas detenham valores com saldos pequenos, é importante que seja feita a verificação. https://valoresareceber.bcb.gov.br

Japão tenta driblar a alta de juros

Conforme informações, o Banco Central do Japão ofereceu compra de volume ilimitado de títulos do governo durante esta semana, com limite de rendimento de 0,25%, a defesa do banco em sua política ultrafrouxa levou iene à mínima de seis anos.

Por último, o Banco Central disse que não haverá repetição desta oferta nos próximos dias, mas economistas acreditam que o controle da curva de rendimento operacionalizada pelo Banco Central do Japão corre risco de cair.

*Os títulos do governo têm como prazo vencimentos de mais de 5 e até 10 anos.

Agora, as notícias sobre Fundos Imobiliários:

Morning Call de Fundos Imobiliários

Bem na FIIta

Inicialmente, o IFIX fechou a sexta-feira ‌(25)‌ aos 2.748 pontos, com valorização de 0,57%,‌ com isto o acumulado do ano é de -2,46% e no mês de março é +0,26%.

Agora olha que interessante, o Itaú resolveu criar um fundo com produtos de exposição ao mercado imobiliário nos EUA, como já sabemos os REITs. Segundo o banco, o valor mínimo de investimento é R$ 1 e a taxa de anime extração 0,80%, sem taxa de performance. Entretanto, o produto estará ao alcance apenas do investidor qualificado.

Enfim, para você que já é investidor sardinha existe alguma vantagem nesse tipo de produto ou prefere investir diretamente lá fora sem intermediadores?

Agora, vamos ao mundo cripto:

Morning call de Criptoativos

Portal do Bitcoin

Coinbase quer atender regulamentos sobre identidade de usuários em transações

Nos últimos dias a empresa enviou um e-mail para clientes que estão localizados no Canadá, Singapura e Japão para informar que a partir do mês de abril os destinatários de criptomoedas deverão ser identificados com o nome e endereço.

No Canadá, a obrigação será imposta para destinatários que receberão valores superiores a $1000 canadenses em criptomoedas para saques. Por fim, em Singapura será necessário informar o nome e o país do destinatário para todos os saques, sem um limite de valor.

Do mesmo modo, será que o Brasil aplicará regras nesse sentido daqui um tempo?

Assim termina este morning call. Bons investimentos e boa semana.

Por último, o prazo final para entrega da Declaração do Imposto de Renda é 29 de abril.