🚨 Donald Trump arregaçou o Brasil com essa nova medida

Donald Trump afirmou que irá taxar o Brasil e todos os outros países que taxam os EUA. Quer entender como isso irá nos afetar? Confira!

21 de março de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Já tinha falado para vocês que nós não iríamos escapar dos EUA e isso se confirmou. O Donald Trump falou que vai taxar não só o Brasil, mas vários outros países que imputam tarifas aos Estados Unidos. Essa tarifas vão passar a valer a partir do dia 2 de abril, mas o Brasil ainda não respondeu formalmente sobre essa fala de Trump.

Nossa diplomacia é muito inteligente e normalmente, eles nunca respondem, o que acho uma decisão muito acertada. A estratégia é ficar quieto e esperar para ver se isso realmente vai acontecer, mas acredito que nesse caso, mesmo assim não vamos nos livrar.

Brasil mais próximo da China?

E isso é assunto bem sério, pois no Brasil ainda temos uma grande importação de produtos e ferramentas tecnológicas dos EUA. E eu também não acho que o Brasil vai ficar de braços cruzados e não vai fazer nada a respeito.

Por isso, acredito que ficaremos cada vez mais próximos da China. E isso não vai deixar a indústria americana mais eficiente, muito pelo contrário. Afinal, os EUA não produz a quantidade de material que precisa. Então, ao fazer isso, o Trump está diminuindo a competitividade dos EUA para exportar. Por isso, penso que isso pode ser uma estratégia de “agressivar” para tentar conseguir uma redução de impostos do outro lado.

Reação internacional

Em resposta a isso, países como Canadá, China e Méximo anunciaram novas taxas a produtos americanos. Mas, em resumo, isso prejudica todo o mundo. O Brasil, porque nós somos um país com uma economia pequena, teremos que estreitar nossos laços com a China. Então, definitivamente, não consigo ver o ganho que os EUA vai ter com isso.

Acredito que quanto mais isso durar, o Donald Trump vai perceber que essa não é uma boa ideia. Se a China ia passar os EUA em x anos, ele está diminuindo isso consideravelmente com essas atitudes. Ele está sendo o melhor amigo da China, sinceramente.

Se você quer entender melhor sobre tudo isso, todo esse cenário global, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a investir no Brasil e no mundo, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Leia também: Os EUA e a China vão entrar em guerra? Como lucrar com esse cenário

Ações baratas que podem valorizar 3x nos próximos anos

Taxação de dividendos: Agora o Brasil já era de vez?

Inflação sobe 1% em apenas um mês e agora?

O IPCA é uma fraude e todos estamos ficando pobres?