3 investimentos para começar com pouco sendo iniciante

Quer investir, mas não sabe como começar? Vou compartilhar algumas opções de investimentos para comecar com pouco que são perfeitas para os iniciantes!

25 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


O conteúdo de hoje é perfeito pra você que quer começar a investir, mas não tem muito dinheiro ainda. Separei 3 investimentos para começar com pouco, para quem é iniciante.

Tesouro direto

Uma das opções mais seguras e ideais para quem quer começar a investir com pouco é o Tesouro Direto, que oferece diversas alternativas. O Tesouro Selic, por exemplo, é a opção mais básica e permite que você invista e retire o dinheiro quando quiser.

Contudo, é importante lembrar que os resgates seguem a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Se você investir hoje e retirar amanhã, não terá praticamente nenhum rendimento. Retiradas em curto prazo impactam diretamente a rentabilidade, e quanto mais tempo você deixar o dinheiro aplicado, menor será o imposto pago sobre o ganho. Vale destacar que não há perda do valor investido; o imposto incide apenas sobre o lucro.

Além disso, quanto maior o prazo do Tesouro escolhido, maior será a rentabilidade oferecida por ele.

Tesouro Prefixado

Outra modalidade de investimento no Tesouro Direto é o Tesouro Prefixado. Diferente do Tesouro Selic, neste caso, você não pode retirar o valor a qualquer momento. O ideal é investir apenas o montante que você não precisará até a data de vencimento. Apesar disso, essa opção geralmente oferece uma rentabilidade superior à da conta poupança ou de outras contas em bancos digitais.

Tesouro IPCA + Juros semestrais

Outra alternativa é o Tesouro IPCA + Juros Semestrais. Com esse título, você não só obtém rendimento, mas também se beneficia da correção pela inflação do período. No entanto, se você está na fase de acumulação de renda, essa opção pode não ser a mais adequada, uma vez que, a cada recebimento, você terá que pagar a taxa de Imposto de Renda (IR) sobre os ganhos.

LCI e LCA

Para quem busca um investimento com prazo mais curto e isento de Imposto de Renda (IR), o LCI (Letra de Crédito Imobiliário) ou a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) podem ser excelentes alternativas. Ao contrário de outros investimentos, essas opções são isentas de imposto e possuem prazos mais curtos, o que garante uma rentabilidade líquida mais atrativa.

Esses investimentos são ideais para iniciantes que desejam ver o retorno mais rapidamente e ter o dinheiro disponível em mãos o quanto antes.

Espero que essas sugestões de investimentos para começar com pouco te ajudem a iniciar sua carteira. Se quiser entender mais detalhadamente sobre cada um deles, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender mais sobre o assunto e investir com segurança, precisa conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Leia também: 20 erros mais comuns cometidos por investidores iniciantes

Investi R$ 952.517 no Tesouro Direto: Quanto rendeu na prática?

Como os ricos realmente pensam? Esqueça a autoajuda!

Recessão Técnica: o que está acontecendo?

6 segredos sobre dinheiro que eu aprendi lendo mais de 200 livros