As 6 regras para SOBREVIVER na Bolsa de Valores!

Sobreviver na Bolsa de Valores pode ser mais complicado do que parece. Mas, seguindo essas dicas, você será um sobrevivente!

6 de dezembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Hoje vamos falar sobre as seis regras essenciais para você sobreviver no mercado de ações, mais especificamente na bolsa de valores. Se você conseguir sobreviver por tempo suficiente, o ganho no longo prazo é quase garantido. No entanto, o grande desafio do mercado de investimentos, especialmente de ações, é saber lidar com as perdas sem desanimar.

Então, confira as regras que você precisa seguir, para sobreviver e garantir bons ganhos no futuro!

1. Não acompanhe a cotação das ações diariamente

Por mais estranho que possa parecer essa regra, ela é fundamental. Não olhe a cotação das ações todos os dias. Quando você investe em uma empresa com base em uma análise fundamentada, a cotação no curto prazo não deve e nem pode influenciar suas decisões.

Por isso, evite o vício de ficar olhando os preços diariamente. O valor das ações pode variar de um dia para o outro de maneira imprevisível e isso pode te levar a tomar decisões impulsivas, como vender ou comprar sem necessidade. A chave é ser disciplinado e focar no longo prazo.

2. Não invista com base em vídeos

Evite tomar decisões de investimento com base no que você vê em vídeos da internet ou casas de análise.

Essas recomendações normalmente são baseadas em estratégias pessoais que não se aplicam à sua situação pessoal. Quando você segue o conselho de alguém, sem entender o contexto por trás, pode acabar tomando decisões precipitadas e arriscadas.

Por isso, o melhor é ouvir e aprender. Mas, sempre filtrar as informações e aplicá-las de forma que façam sentido para a sua própria estratégia e carteira. Conhecimento nunca é demais. No entanto, nunca tome decisões com base apenas nisso.

3. Observe apenas os balanços anuais

No mercado financeiro, não existe espaço para previsões e especulações.

No entanto, o que mais tem na internet, são pessoas especulando e criando diversas teorias, com base nas vozes da cabeça. Obviamente, na maioria dos casos, nada acontece e quem se lasca é só quem caiu na história criada.

Em vez de seguir opiniões sobre o que pode acontecer, foque nos fundamentos da empresa. Os balanços anuais são uma das principais ferramentas para avaliar o estado real de uma empresa. Esse é o único documento que pode ser usado para tomar decisões sobre seus investimento.

Por isso, não se deixe levar por previsões políticas ou especulativas a respeito de uma empresa.

4. Cuidado com o FOMO (Fear of Missing Out)

Esse comportamento é perigoso e pode levá-lo a comprar ações e ativos em momentos de alta, o que pode resultar em prejuízos. Isso ocorre muito com o bitcoin. Muitas pessoas acabam adquirindo a moeda em alta, no pior período para fazer isso.

Então, lembre-se sempre de que as decisões baseadas na emoção, nunca são boas para o investidor de longo prazo.

Se você fizer isso, de só analisar um ativo depois que muitas pessoas estão ganhando dinheiro com ele, pode ter certeza que vai perder dinheiro.

5. Nunca compre ações baseado em achismo

Não invista em ações com base em teorias ou suposições.

Todo dia surge alguma nova teoria e a galera se esforça, cria toda uma história explicando sobre o porquê de investir em uma x empresa. No entanto, novamente, não existia nada factível. Mas, a teoria não se concretiza e o que acontece? Você fica no prejuízo.

Por isso, cada ativo que você escolhe deve ser analisado profundamente, com base em dados concretos e em uma análise fundamentada. Se alguém criar uma teoria sobre uma fusão ou um movimento no mercado, saiba que isso provavelmente já está precificado no preço da ação. Seguir achismos e teorias não fundamentadas geralmente leva a perdas financeiras.

6. Cuidado com os day traders

Investir em day trade é altamente arriscado! Então, se você começar a ouvir conselhos de day traders ou pessoas envolvidas nesse tipo de operação, pode se dar muito mal!

Eles podem te convencer a tomar decisões impulsivas. Day trading é um jogo de curto prazo e muito arriscado e você não deve se envolver nesse tipo de especulação se deseja sobreviver no mercado de ações. Então, realmente, evite pessoas que fazem isso, de verdade. Enfim, com essas são as regras cruciais para sobreviver na bolsa de valores. Se você seguir atentamente, com certeza, terá bons resultados no futuro!

Quer conferir uma explicação mais detalhada sobre essas regras? Então, assista ao vídeo completo!

E se você já segue as regras, mas que aprender a investir melhor, te convido a conhecer aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

FIIs em queda: Lascou tudo? Vou comprar agora?

Lula está destruindo a economia brasileira? O que fazer agora?

SELIC a 12,25%! E agora, o que vai acontecer?

Lula faz novo procedimento e a bolsa SOBE