21 de julho de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Não falo muito sobre esse assunto, mas achei importante trazer ele aqui, porque não tem nada parecido com isso. As pessoas que estão falando sobre organização financeira, normalmente já ganham bem e estão descoladas dessa realidade. Por isso hoje quero trazer algumas dicas para você se organizar mesmo com baixa renda.
Se você ganha um salário mínimo ou algo perto disso, já sabe: o dinheiro mal dá pra sobreviver. Em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, só o aluguel consome mais da metade da renda.
A conta não fecha. Supermercado, energia, transporte, gás, tudo subiu. Infelizmente, a inflação bate primeiro no bolso de quem ganha menos. Não é desorganização, é a realidade. Quando o salário mal cobre o básico, não tem mágica que dê conta.
Vale a pena viver em grandes centros urbanos?
Durante décadas venderam o sonho de que a cidade grande era o lugar das oportunidades. E, de fato, muita gente migrou do Norte, Nordeste e interior em busca de emprego. Só que, de lá pra cá, o Brasil mudou e as grandes cidades também.
Hoje, muitas empresas estão saindo dos grandes centros devido aos altos custos. O setor de serviços e de varejo em áreas centrais, como o Centro de São Paulo, está esvaziado. Vários imóveis estão vazios, sem ninguém para alugar. E os empregos industriais também estão migrando para regiões como o Centro-Oeste e o Sul do Brasil, onde os estados oferecem mais incentivos fiscais.
Cidades com menos de 50 mil habitantes, em muitos casos, estão carentes de tudo, faltam profissionais. E isso pode significar menos concorrência, mais demanda e veja só: mais dinheiro no seu bolso.
Ao sair de uma metrópole, onde todo mundo faz o que você faz, você passa a ser valorizado. Ganha menos? Talvez. Mas gasta menos também e o tempo que você passa no trânsito pode virar tempo para estudar, descansar, empreender.
Mude de cidade
Quem ganha pouco não costuma pensar em “estratégia de carreira”, mas deveria.
Profissionais de alta renda mudam de cidade, de estado e até de país quando aparece uma boa oportunidade. Por que você, que rala tanto, não pode fazer o mesmo? Não é sobre sorte. É sobre se valorizar.
A maior barreira para essa mudança não é o dinheiro, é o medo. Medo de sair da zona de conforto, de deixar a família, de começar do zero. Mas a verdade é que ficar onde está também pode te manter preso num ciclo de estagnação eterna.
Não é egoísmo querer uma vida melhor. Não é irresponsabilidade mudar de cidade em busca de mais dignidade. É estratégia de sobrevivência. E, quem sabe, de crescimento.
Saia das dívidas: divida os gastos
Infelizmente, eu não tenho um prognóstico positivo sobre isso. Gostaria de ter, mas não tem. E acho que uma alternativa para melhorar as coisas seria dividir os custos com alguém. Não é vergonha nenhuma, é isso que os brasileiros que vão para o exterior fazem quando estão com dificuldades.
Então, se você tem um amigo que também está passando por dificuldades, propõe dividir o carro. Vocês podem se juntar e comprar um veículo mais velho. Dividir o aluguel, morar com um amigo e coisas do tipo.
Isso se mudar realmente não for uma opção.
É possível economizar com baixa renda?
Como disse, não tenho muitas dicas para que vocês economizem, porque a realidade realmente é complicada. No entanto, se tem uma dica que eu posso dar é para vocês não fazerem da exceção a regra. Muita gente quando recebe o 13° sai gastando, comprando presente, na época em que as coisas estão mais caras. Então, evitem comprar em datas comemorativas. Não caia nesse byte, é tudo golpe!
Você trabalha muito para perder seu dinheiro assim. Se você quer presentear seu filho no Natal, compra o presente ali em setembro ou outubro. É difícil falar isso, mas infelizmente, é a única coisa que pode ajudar. Porque o varejo tem essa tendência de aumentar os preços justamente nessas épocas.
E sempre, sempre, lembrem-se da regra de viver um degrau abaixo do que sua renda permite. E, assim que possível, compre sua casa financiada mesmo. Porque todo o sistema de financiamento do Brasil está bem mais complexo e está cada dia mais difícil financiar.
Quer entender melhor sobre isso e sobre como se organizar com baixa renda? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir, mas não sabe por onde começar, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.
- Leia também: Consigo aposentar aos 50 anos? Faça o cálculo agora