Como vender: método com 4 passos simples de Neil Rackham

Vender é uma das formas que já citei para sair da classe média. Se você está começando, confira esses métodos que podem ajudar!

4 de novembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Já mencionei algumas vezes a importância de saber vender. Essa habilidade é fundamental e pode transformar a vida de muitas pessoas. No entanto, nem todos possuem essa capacidade, por isso preparei este conteúdo com quatro dicas para você que deseja aprimorar suas técnicas de venda.

As estratégias que vou compartilhar são baseadas no livro Spin Selling, de Neil Rackham. Se você estiver interessado em se aprofundar ainda mais no assunto, recomendo fortemente a leitura desse livro!

1. Entenda as necessidades do cliente

Quando iniciamos uma venda, tendemos a nos concentrar muito mais no que vamos dizer. No entanto, o foco deve estar no que o cliente está falando. Por isso, é fundamental fazer boas perguntas e tentar compreender o que levou o cliente até você.

Busque entender qual é o problema dele, o que o motivou a procurar ajuda e quais são suas expectativas em relação ao que você pode oferecer.

2. Mude completamente de assunto

Muitas vezes, ao tentar vender, podemos nos apegar demais ao produto ou serviço, concentrando-nos apenas em falar sobre ele. No entanto, o ideal é focar na vida do cliente e na maneira como ele se conecta ao que você está oferecendo.

Procure entender as dores e necessidades do cliente e seja sincero sobre como seu produto pode ajudá-lo. Essa abordagem não só ajuda a criar um vínculo mais forte com o cliente, mas também facilita todo o processo de venda.

3. Personalize a abordagem

Algumas pessoas são mais práticas, enquanto outras precisam de mais tempo para conversar, entender a situação, seu produto e suas funcionalidades. Por isso, é fundamental personalizar o atendimento.

Se você perceber que a pessoa é direta e objetiva, tente adotar uma abordagem semelhante. Vá direto ao ponto e ofereça a melhor solução para o problema dela, sem rodeios.

Por outro lado, se notar que a pessoa gosta de uma conversa mais longa, esteja disposto a oferecer um atendimento mais detalhado. Responda a todas as perguntas e dúvidas do cliente.

Outra técnica que pode ser muito eficaz é o rapport, que consiste em imitar os gestos e a maneira de agir do cliente. Essa abordagem ajuda a gerar empatia e confiança, facilitando, assim, o fechamento da venda!

4. Crie valor antes de definir o preço

Logo de cara, o cliente vai querer entender o que você está vendendo. No entanto, antes de apresentar o produto, é fundamental que o cliente tenha consciência do valor que ele oferece. Assim que a pessoa conhece o preço, ela tende a adotar uma abordagem mais racional, o que aumenta as chances de que ela diga não.

Esses quatro métodos podem ser bastante úteis para você que está começando no mundo das vendas e ainda não sabe exatamente como proceder. Ficou com dúvidas sobre algum ponto que mencionei? Então, assista ao vídeo completo!

E se além de aprender a vender, você também quer aprender a investir, recomendo que conheça a AUVP, nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

GDR: o que são e como funcionam os Global Depositary Receipts?

Sociedade de Crédito Direto (SCD): o que é e como funciona?

IPI: o que é, como funciona e quando este imposto é cobrado?

Método de equivalência patrimonial: o que é e como funciona?