16 de janeiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
O earnings yield é um indicador que mede a relação entre o lucro gerado por uma ação e seu preço no mercado. O cálculo é feito assim:
Earnings Yield = (Lucro por Ação – EPS) / Preço da Ação × 100
O resultado final é apresentado em porcentagem e mostra quanto de lucro está embutido no preço da ação que você está adquirindo.
Por exemplo, imagine que você compra uma ação por R$10 e ela gera um lucro de R$2 por ação. Nesse caso, o earnings yield será de 20%. Isso significa que o lucro da ação equivale a 20% do valor que você pagou por ela.
No mercado, esse indicador é visto como um dos mais eficientes para análise de investimentos, já que revela a capacidade da ação de “se pagar” ao longo do tempo, um aspecto muito relevante para quem busca retornos consistentes.
Entendendo melhor o indicador
Sinceramente, não sou um grande entusiasta do earnings yield como principal indicador. Existem dois tipos de investidores: aqueles extremamente conservadores, que preferem investir apenas em ativos que gerem retorno imediato, e aqueles que acreditam no potencial de evolução das empresas, como startups ou negócios em fase de crescimento.
Ao analisar minha carteira, percebo que me identifico muito mais com o segundo perfil. Gosto de apostar em promessas ou em empresas com grande potencial de crescimento, ao invés de investir em projetos já consolidados. No entanto, como mais de 80% da minha carteira está exposta a riscos de mercado, preciso equilibrar isso. É aí que o earnings yield se torna útil, pois me ajuda a manter os pés no chão.
O que devemos buscar, em essência, ao usar esse indicador? Quanto mais alto for o earnings yield, mais barata está a empresa em relação ao seu lucro, o que pode indicar uma boa oportunidade de compra. Por outro lado, um earnings yield baixo mostra que os lucros não são tão expressivos em relação ao preço da ação.
Não invista com base em apenas um indicador
Apesar do earnings yield ser um ótimo indicador, não pode ser o único que você deve levar em consideração. Além dele, você deve analisar outros indicadores importantes como o P/L, o tag along, o segmento, a dívida líquida. Enfim, as demais informações que você sabe que precisa analisar antes de investir!
Ficou com dúvida sobre o que é o earnings yield e como ele funciona? Então, assista ao video em que explico melhor sobre!
E se você gostou do assunto e quer se aprofundar mais, quer aprender a investir de verdade, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
- Leia também: Como ficar RICO do ZERO? – O método mais rentável