6 de dezembro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Durante uma passagem por São Paulo, tive a honra de falar com o Luiz Cezar, um dos fundadores do Banco Garantia e criador do que viria a se tornar o BTG Pactual. Ele tem uma trajetória inspiradora e que vale a pena conhecer.
E, não teria como começar nossa conversa de outra forma, com outra pergunta: como um office boy do Bradesco, aos 14 anos, se torna banqueiro?
Ele contou que ainda adolescente, via um diretor do banco visitar a agência e pensava: “Um dia quero ser diretor de banco.” A partir daí, seguiu estudando, trabalhando 13 a 14 horas por dia e aprendendo tudo o que podia sobre o funcionamento interno de uma agência.
Em meio a decisões rápidas, sorte e oportunidades inesperadas, ele acabou participando da fundação do Banco Garantia em 1971, justamente no período considerado “o maior crash da história do mercado brasileiro”.
Veja também: Henrique Meirelles: conheça a vida e a carreira do banqueiro
Oportunidade de ouro
Mas não foi apenas a determinação que fez com Luiz Cezar virasse um fundador de banco. E bom, foi isso que questionei para ele, como ele chegou até esse lugar, na prática.
Ele trabalhava como office boy, mas como explica, cada filial precisava fazer tudo que a matriz fazia. Em uma determinada situação, conversando com o gerente administrativo da agência, Luiz se colocou à disposição para aprender tudo que era preciso. E isso, com apenas 14 anos de idade. E foi assim que aprendeu sobre todos os processos da empresa: contabilidade, livros fiscais, trabalhistas e etc.
O que ocorreu foi que o gerente acabou sendo desligado e a única pessoa que sabia fazer esses processos era o Luiz, que então pegou a responsabilidade por essa demanda e foi assim que tudo começou.
E esse é apenas o começo da história e eu te convido agora a acompanhar na íntegra toda a minha conversa com o Luiz Cezar no vídeo abaixo, é uma verdadeira aula, vale cada minuto!
E se você quer aprender a investir, para ser tão bem sucedido quanto o Luiz Cezar, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: 15 conselhos que eu gostaria de ter recebido antes dos 30 anos